Motörhead: falece o líder e fundador Lemmy Kilmister

Ian Fraser Kilmister, o lendário e eterno líder do não menos lendário Motörhead, mais conhecido como Lemmy Kilmister, morreu vítima de câncer ontem, segunda-feira (28/12) em sua casa, aos 70 anos de idade.
A notícia foi dada através de uma publicação na página oficial do grupo no Facebook. O vocalista e baixista descobriu no último sábado (26/12) que sofria de uma forma “extremamente agressiva” da doença.
“Não há maneira fácil de dizer isso... Nosso poderoso e nobre amigo Lemmy morreu hoje após uma curta batalha contra um tipo extremamente agressivo de câncer”, afirma a publicação. “Ele estava em sua casa, sentado em frente ao seu videogame favorito com sua família”.
Lemmy havia completado 70 anos na última quinta-feira (24). E era o único membro da formação original do Motörhead, formado 40 anos atrás.
A notícia da morte repercutiu em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde as grandes redes de TV noticiaram a morte de Lemmy. Além, claro, da comoção no meio Rock e Heavy Metal, com muitas publicações dos fãs em redes sociais.
O baterista Mikkey Dee declarou, hoje, ao jornal sueco Expressen, que a morte de Lemmy também significa o fim do Motörhead. “Acabou, é claro. Lemmy era o Motörhead. Mas a banda seguirá viva na memória de muitas pessoas. Não faremos mais turnês, nem haverá mais discos. Mas nossa marca sobrevive e Lemmy vive nos corações de todos”, afirmou o baterista.
Dee também exaltou a coragem do amigo: “Ele esgotava toda a sua energia no palco e, depois, ficava muito cansado. É incrível como conseguia se apresentar”.
O último lançamento do Motörhead foi o disco “Bad Magic”, lançado em agosto deste ano.
O Motörhead chegou a se apresentar em Pernambuco uma única vez, em abril de 2009, no tradicional festival Abril Pro Rock.