Stoneria: “Ela é uma crítica contra a cultura do estupro”

Irreverente, ousado e polêmico. Assim podemos definir o vocalista do Stoneria, Zen. Que sempre apresenta grande coerência em sua forma de se expressar, seja com as palavras ou com a música, onde traz de forma direta suas mensagens.
E como o palco é o mundo do Stoneria, Zen achou mais uma forma de expressar sua revolta e indignação por muitos problemas preconceituosos que assombram o mundo, a sua famosa fantasia de palhaço, que é um verdadeiro protesto a cultura do estupro, como o próprio vocalista explica: “A fantasia se chama fofão, utilizada pela cultura popular do Maranhão. Esta fantasia, que apresenta um palhaço assustador, é usada durante o carnaval, mas sua origem tem uma história interessante. Após o fim da escravidão as mulheres continuavam sendo violentadas pelos fazendeiros com estupros. O povo quando ia ao carnaval para criticar esta atitude, vestia esta fantasia que cobre todo o corpo”.
Trazendo à tona todo um sofrimento vivido em épocas distintas, mas que se entrelaçam com a nossa sociedade machista e intolerante. “Como os fazendeiros e senhores de engenho ficavam na sacada durante o desfile, eles viam no chão o pessoal com esta fantasia que com o nariz grande que tem na máscara parecendo o órgão genital masculino ereto. Quem via do alto não parecia um nariz, devido à localização deles. Esta fantasia foi proibida por um tempo após tomarem conhecimento disso, mas foi liberada depois. Ela é uma crítica contra a cultura do estupro”.
Links relacionados:
http://stoneria.com
www.facebook.com/stoneriarock