Van Dorte: explicando o nascimento do álbum “Epilogue”

O primeiro registro oficial do grupo paulistano Van Dorte foi a faixa “So Weak". Ela é representada como um marco significativo na carreira da banda, primeiro por significar o início de uma saga que vem crescendo e angariando uma grande leva de fãs ao redor do mundo, segundo porque foi o primeiro contato dos músicos Feleex Duarte (vocal/piano) e Alexandre Carmo (guitarra) em um estúdio de grande porte da cidade de São Paulo para toda a captação, mixagem e masterização da música. Porém, quando entregue, a música não representava aquilo que a dupla almejava, desagradando os compositores e músicos da banda Van Dorte.
Passada a frustração inicial, os músicos continuaram procurando outros ambientes que fosse possível para gravar seu registro “Epilogue”. Novamente a banda obteve dificuldades em encontrar um lugar que os deixassem satisfeitos. Com isso uma mudança drástica e perspicaz foi gerenciada: ao invés de gastarem um grande montante com estúdios e produções, Feleex e Alexandre, investiram todos os recursos em
equipamentos e, assim, construíram o próprio home studio do Van Dorte.
Com mais tempo e menos gastos, a dupla foi criando os arranjos e idealizando cada nota e andamento do que viria a ser o disco “Epilogue”.
O vocalista Feleex ressalta que muito do piano no álbum é justamente por grande parte das músicas terem nascido por esse instrumento: “A estrutura das músicas foram aparecendo, a maioria tomou forma no timbre de piano, que acabou sendo a marca forte do álbum”.
Feleex ressalta também a importância de Alexandre nos arranjos das guitarras e como tudo foi ambientado: “Algumas músicas nasceram de combinações de notas que o Alexandre trazia na guitarra e eu formatava. As canções foram muito ambientadas no processo de gravação, criamos texturas sonoras, synths, strings e usamos os mais variados timbres. Nossa ideia era ter canções com uma sonoridade pesada e lúdica, queríamos algo atmosférico e com riqueza de background”.
No meio do processo um fato inusitado ocorreu com os músicos do Van Dorte: o renomado produtor musical Marcelo Oliveira, músico e compositor da banda Hydria, acabou conhecendo e escutando o que estava sendo feito pela banda, logo o convite foi feito e Marcelo se tornou o responsável pelas timbragens, mixagem e masterização final do álbum “Epilogue”, conforme Feleex relata: “Eu era muito fã do trabalho do Marcelo na banda Hydria; ouvia o álbum ‘Poison Paradise’ diariamente e, de repente, o cara estava trabalhando junto com a gente! Eu pirei! Ele pegou toda a nossa captação e transformou em algo homogêneo e orgânico, isso com uma generosidade e paciência que nos encantou. Ele é um gênio, mas é despido de egos e vaidades, colocando a arte na frente de tudo isso, o resultado foi bem melhor do que imaginávamos”.
O álbum já está disponível para audição nas principais plataformas de áudio do mundo, sendo, inclusive, um dos mais acessados do estilo “Dark Rock”.
‘Track list’:
01. Epilogue
02. The Blame
03. Claustrofobia
04. Breathe Now
05. Like Acid
06. Don’t Make Me Say Goodbye
07. Fragile Dreams
08. In The Dark
09. My Petty Prison
10. Your Frequency
11. Evil Side
Mais informações:
www.vandorte.com
www.facebook.com/VanDorte