Faltando pouco para o lançamento de seu álbum de estreia, o Hellmotz apresenta o título que a capa do material.
O nome escolhido para o primeiro álbum da banda foi “South Born”, e o vocalista Hélio Canto explica um pouco o motivo dessa escolha: “A escolha foi basicamente instintiva e espontânea. Digo, na minha concepção não tinha como ser outro título. É um disco que ‘nasceu’ de uma banda do Mato Grosso do Sul, que toca numa pegada com forte influência Southern… Logo South Born (que em português seria ‘nascido sulista’ ou ‘nascido no sul’) se tornou praticamente obrigatório”.
Sobre os questionamentos do uso do “Southern” em uma banda de Mato Grosso do Sul, o vocalista completa: “Mato Grosso está ao norte de nós, até no nome do nosso estado indica isso. Lembrando que o Texas, o estado mais referencial e mais recordado quando se trata de Southern, fica posicionado meio que a sudoeste dos Estados Unidos, então, se parar pra pensar talvez não estejamos tão errados assim”. E o vocalista completa: “Além de tudo isso, o conceito do álbum, que será tratado em um momento oportuno, também justifica bem o nome do mesmo!”.
A capa do álbum, ficou a cargo do tatuador Bismarck Baioni.
As gravações e produção estão sendo finalizadas no estúdio Anúbis Homestudio com o produtor Aldo Carmine, que também já produziu Rhevan, Shadows Legacy, entre outros.
Para quem ainda não conhece o Hellmotz, em seu som podemos sentir influências do Thrash e Death Metal, que se misturam com música sulista americana, Country e mesmo da cultura regional de seu estado, o Mato Grosso do Sul.