A banda carioca de Thrash Metal Dorsal Atlântica retorna em 2014 com um novo trabalho sobre a história do Brasil, relações humanas e política.
Após a bem sucedida campanha de crowdfunding, que propiciou a volta do trio com o CD “2012”, a Dorsal é contratada pela gravadora carioca Heavy para lançar um novo trabalho.
Gravado no estúdio Superfuzz no Rio de Janeiro, com a formação original, os músicos Carlos Lopes (vocais e guitarras), Cláudio Lopes (baixo) e Hardcore (bateria), o CD “Imperium” contém 12 faixas em português e inglês.
O ‘track list’ é o seguinte:
1. Ave Imperium – Intro
2. Imperium
3. Amaldiçoados
4. Mestres Ficam Cegos, Surdos São Os Servos
5. Crise Anunciada Antes Da Verdade Revelada
6. Grotesca Essa Terra É
7. Centro, Direita, Esquerda
8. Deus Que Dança
9. Perfídia
10. Exilium
11. Vos Perdoo Me Perdoem
12. Ave Imperium (Grand Finale)
Com o CD “Imperium”, o lançamento do documentário Guerrilha, direção de Frederico Neto e codireção de Alexander Aguiar, e os relançamentos na China dos três primeiros álbuns da banda, a Dorsal Atlântica faz história.
Temática de “Imperium”
Primeira década do Século XXI:
Edgar Echt retorna ao Brasil, como o único herdeiro da mansão de seu tataravó Thomas Echt. Na casa, Edgar encontra um diário.
Final do Século XIX:
O republicano e abolicionista, Thomas Echt, casado com a jovem Rose, decide morar com a esposa em Victorópolis, cidade fundada pelo Imperador Victor II, que não se esforçava para abolir o trabalho escravo que sustentava a economia do país.
Victor e Thomas divergem sobre questões políticas. Mesmo assim, o recém chegado casal frequenta, a convite do Rei, os bailes da Família Imperial. Meses depois, Rose engravida. O bebê nasce, mas o pai sofre por causa dos boatos que acusam Rose de ser amante do Imperador. Ela nega a traição, mas apesar disso se enforca no quarto do casal. Thomas enlouquece e dá o bebê à adoção, terminando seus dias recluso. Paralelamente, o Imperador é deposto por uma junta militar que deporta a Família Real à Europa.
Histórico:
A Dorsal Atlântica é uma das primeiras bandas de Heavy Metal brasileiro e conhecida por ter unido o público de Metal e o de Hardcore/Punk. O trio foi fundado em 1981 e até hoje é uma das bandas de Metal brasileiras mais populares, mesmo tendo encerrado suas atividades em 2000. Durante a sua carreira, a Dorsal gravou sete álbuns de estúdio, o último na Inglaterra em 1996 com produção de Paul Johnston (Cathedral, Bolt Thrower, Benediction). A Dorsal se apresentou com várias bandas internacionais como Venom, Exciter, Nasty Savage, Testament, Motörhead, Cradle Of Filth e Anathema. No festival Monsters of Rock em 1998 em São Paulo, a Dorsal tocou com Manowar, Saxon, Glenn Hughes, Megadeth, Savatage, Slayer e Dream Theater. Carlos Lopes, fundador da banda, deu seu depoimento sobre o Metal brasileiro ao documentário canadense Global Metal de Sam Dunn e Scot McFadyen em 2007.