Rattle: depoimento do vocalista sobre álbum de estreia
Val Oliveira, vocalista de Rattle, recentemente falou sobre o contexto do álbum de estreia da banda baiana de Thrash/Death Metal intitulado “Tales of the Dark Cult”.
Leia a seguir o seu depoimento: “A temática do CD é inspirada no universo do horror e da ficção científica, fazendo referencias aos universos literário, cinematográfico e da arte sequencial, e também aos horrores do mundo em que vivemos. Minhas inspirações, praticamente em tudo que faço, vêm desde os filmes, seriados que eu via, passando pelos quadrinhos e livros que eu devoro assiduamente”.
“Mas nem tudo é inspirado em fantasia: ‘Call of Duty’, por exemplo, foi inspirada pela obra do quadrinista e jornalista Joe Sacco, e em filmes e reportagens sobre a guerra da Bósnia. Já ‘Semper Fi’, lema dos fuzileiros estadunidenses (Semper Fidelis = sempre fiel) fala do prazer de matar e horrores da guerra, e ai tem uma referência ao filme de Kubrick, Full Metal Jacket. ‘The Embodiment of Evil’ é uma homenagem ao maior diretor do Brasil, o José Mojica Marins, e ao seu personagem maior, o coveiro Zé do Caixão. Faixas como ‘Pay To Enter, Pray to Exit’, ‘Operation: Exterminate!’, fazem referência direta a filmes do diretor Tobe Hooper e James Cameron, sendo que este último bebeu da fonte do roteirista de quadrinhos Len Wein. ‘Hell of the Living Dead’ já faz homenagem aos filmes de mortos-vivos feitos pelo mestre George Romero e pelos Lucio Fulci e Bruno Mattei. Faixas como ‘The End’ e ‘Whispers’, são contos de terror mesclados com elementos fantásticos. Elas têm um certo humor negro, uma dose sarcasmo. Já ‘Last Standing Man’ é inspirado livremente em obras de ficção dos anos 60 e 70. ‘Insomnia (The Sleep Of Reason Produces Monsters)’ é uma instrumental e seu título faz uma referência a obra do pintor espanhol Francisco Goya”.
“A faixa que encerra o CD, ‘The Dark Cult’, é inspirada vagamente na obra de Lovecraft. É um conto de terror, que se inspira também em filmes da produtora Hammer. Ela empresta seu nome ao CD, fazendo uma paródia com o titulo do filme ‘Contos do Além’ (Tales of the Crypt/1972), da produtora britânica Amicus, e que se inspirava nos quadrinhos dos anos 50 da E.C. Comics, e era uma coletânea de histórias de terror”.
“‘Tales Of The Dark Cult’ é um CD em quem cada faixa é uma pequena história, de horror ou de ficção, mas todas com elementos fantásticos. A arte interna reflete esse clima, tendo em cada página uma referência a uma das letras, e a capa faz referência direta a faixa ‘The Dark Cult’, com o sacrifício sendo oferecido aos Grandes Antigos, numa referência à obra de Lovecraft”.
“Tales of the Dark Cult”, que será lançado pela Shinigami Records, contou com as participações especiais de Anton Naberius (Eternal Sacrifice), Lord Vlad (Malefactor) e Julio Cesar (Metropolis/The Endless Fall).
A banda está formada, além de Oliveira, por Daniel Iannini (baixo), Henrique Coqueiro (guitarra) e Eric Dias (bateria). Assista aos vídeos que Rattle disponibilizou mostrando o processo de gravação do trabalho no canal oficial da banda no YouTube.