O grupo português de Prog Metal/Ambient Sullen lançará o seu álbum de estreia “Post Human”, no dia 10 de Fevereiro, em formato físico (digipack) e digital. O álbum já pode ser pré-reservado no site da banda ou no Bandcamp.
“Post Human” foi produzido pelo próprio Sullen e mixado e masterizado pelo próprio guitarrista da banda, Pedro Mendes, nos Ultrasound Studios, em Braga.
Entretanto, os Sullen divulgaram a faixa “Redondo Vocábulo” exclusivamente no seu site. O tema é um tributo a Zeca Afonso, figura incontornável da música nacional portuguesa.
A mensagem
Todo o processo de composição partiu de princípios que refletem a percepção da banda sobre o mundo, a realidade, a matéria e o espírito. O sentido de ‘viagem musical’ é, assim, o elo de referência entre as canções, abrangendo diversas experiências e estados de espírito - de tensão e revolta, de purga e paz.
As origens
Vindos do Porto, os Sullen têm origem em 4/5 do Oblique Rain, cuja atividade cessou em 2012. A amizade de longa data e a cumplicidade musical entre César Teixeira, Marcelo Aires, Guilherme Lapa e André Ribeiro nunca se dissiparam e facilmente este novo projeto tomou forma. A busca por algo musicalmente refrescante e obscuro gerou a criação de algo novo e diferente de tudo o que estes músicos haviam feito. Desde o início persistiu uma intenção clara, um foco e uma direção coletiva.
Novas funções, novos membros
Enquanto davam os primeiros passos em direção àquilo que se tornaria “Post Human”, algumas vagas precisavam ser preenchidas. A primeira era voz, que César Teixeira abraçou. Pouco depois e assim que os temas começaram a tomar forma e a aventurarem-se por novos terrenos musicais, a necessidade de uma maior paleta sónica tornou-se evidente. Assim, João Pereira juntou-se ao grupo como teclista, trazendo consigo novos desenhos musicais e todas as possibilidades criativas de um sintetizador. As complexas e variadas camadas de guitarra e a necessidade de vozes secundárias levou a banda a procurar um último elemento. Pedro Mendes revelou-se o homem certo com os seus solos criativos e riffs poderosos, para além do seu profundo conhecimento dos objetivos da banda.
Sullen é:
André Ribeiro - guitarras
César Teixeira - guitarras/voz
Guilherme Lapa - baixo/voz secundária
João Pereira - teclados e sintetizadores/design sonoro
Marcelo Aires - bateria e percussão/voz secundária
Pedro Mendes - guitarra/segunda voz