Iron Maiden: divulgada capa e detalhes do novo álbum
O site oficial do Iron Maiden confirmou o novo álbum da banda. “The Book of Souls” será lançado mundialmente no dia 04 de setembro pela Parlophone Records (Sanctuary Copyrights/BMG nos EUA).
O álbum foi gravado em Paris com o produtor de longa data Kevin “Caveman” Shirley, no final de 2014, com os toques finais adicionados no início deste ano. No entanto, a banda decidiu adiar o seu lançamento para que o vocalista Bruce Dickinson, que recentemente foi diagnosticado com um tumor na língua, tivesse tempo para se recuperar suficientemente para participar dos preparativos para o lançamento do álbum.
A arte da capa foi criada por Mark Wilkinson, que já trabalhou com a banda anteriormente, e por ser um álbum de 11 faixas tem um tempo total de 92 minutos. É o primeiro álbum de estúdio duplo do Iron Maiden. Há uma divisão mais ampla sobre a composição em comparação com registros anteriores do Iron Maiden, com o baixista e membro fundador Steve Harris contribuindo para sete das faixas, seis delas com os guitarristas do Maiden e uma composição única. Essa é, também, a primeira vez, desde 1984, quando foi feito com “Powerslave”, que apresenta duas faixas escritas exclusivamente por Bruce Dickinson, uma das quais é a canção mais longa que a ‘donzela’ já gravou! E também duas colaborações de Dickinson/Smith.
Comentários de Steve: “Abordamos o álbum de uma maneira diferente de como nós registramos anteriormente. Muitas das canções foram escritas enquanto estávamos lá no estúdio e nós ensaiamos e gravamos imediatamente, enquanto elas ainda estavam frescas, e eu acho que realmente esse imediatismo se mostra nas canções. Elas têm quase uma sensação ao vivo, eu acho. Estou muito orgulhoso de ‘The Book of Souls’, tudo o que somos, e mal podemos esperar para que os nossos fãs o escute e, principalmente, para o levarmos para a estrada no próximo ano!”. Bruce continua: “Estamos realmente animados com o ‘The Book of Souls’. Tivemos um grande tempo para criá-lo. Começamos a trabalhar no álbum no final do verão de 2014, e gravamos no Guillame Diga Studios, em Paris, onde tínhamos feito o álbum ‘Brave New World’ na minha volta, em 2000, de modo que o estúdio detém memórias especiais para todos nós. Tivemos o prazer de descobrir a mesma vibração mágica! Então, nós imediatamente nos sentimos em casa e as ideias começaram a fluir. Pelo tempo que tínhamos todos nós concordamos que cada faixa era uma parte integrante de todo o corpo de trabalho que se precisava para ser um álbum duplo. Então ele será duplo!”.
O ‘track list’ é o seguinte:
Disc 1
1. If Eternity Should Fail (Dickinson) 8:28
2. Speed Of Light (Smith/ Dickinson) 5:01
3. The Great Unknown (Smith/ Harris) 6:37
4. The Red And The Black (Harris) 13:33
5. When The River Runs Deep (Smith/ Harris) 5:52
6. The Book Of Souls (Gers/ Harris) 10:27
Disc 2
7. Death Or Glory (Smith/ Dickinson) 5:13
8. Shadows Of The Valley (Gers/ Harris) 7:32
9. Tears Of A Clown (Smith/ Harris) 4:59
10. The Man Of Sorrows (Murray/ Harris) 6:28
11. Empire Of The Clouds (Dickinson) 18:01
Formatos:
HeadBook edição limitada deluxe 2CD
Standard Edition 2CD
Triplo Black Vinil
Áudio de alta resolução (24-bit masterizado para ITunes e "não-masterizada" para iTunes)
Resolução de áudio padrão (16 bits / 44,1 kHz)
Devido à doença de Bruce a banda teve que adiar planos de turnê, mas prometem ir para estrada novamente no início do próximo ano, dando tempo para Bruce ter uma recuperação física completa e estar pronto para os rigores das performances da ‘Donzela’ ao vivo.