O mundo fotográfico, assim como o musical, é cheio de detalhes e adversidades, e até mesmo para o profissional mais dedicado a melhora constante é necessária, como é o caso da fotógrafa Cerise Gomes, que explica: “Da mesma forma que em qualquer profissão, a fotografia exige dedicação, estudos permanentes, uma prática constante e, na medida do possível, sempre inovar a fim de realizar algo diferenciado. Dessa forma, aos poucos, você vai imprimindo seu estilo e conquistando aqueles que se identificam com o seu trabalho”.
O aprendizado constante pode levar um profissional a quase perfeição ou há alguns ajustes necessários, e no ramo fotográfico a atenção e olhar clinico é essencial: “Sempre que posso procuro olhar muitas fotografias de profissionais consagrados, famosos e fotógrafos menos conhecidos também, com a intenção de aprender e desenvolver esse tal olhar fotográfico. Nesse exercício vejo que uma fotografia bem sucedida apresenta, principalmente, uma sutileza na apreensão do alvo fotografado. Além desse elemento a inovação, a criatividade, também contribuem para uma diferenciação do trabalho realizado”.
O compartilhamento de informações é sempre importante, e Cerise fala de algumas dicas para quem está iniciando na área: “Para quem pretende iniciar ou já se encontra nesse caminho recomendo muito estudo sobre técnicas, equipamentos, os elementos da fotografia e uma prática constante, bem como observar sempre que possível os trabalhos de profissionais da área com o intuito de ir formando uma ideia própria sobre o ato fotográfico e o que desejamos como resultado”.