Formada em 1989, a banda R.I.V (Rhythms in Violence) sofreu um hiato que durou mais de 20 anos, até o recomeço de uma trajetória bem-sucedida e pioneira no Metal nacional.
Criadores de um estilo universal dentro da música pesada, a banda fundiu o estilo Metalcore com Progressivo, isso em meados dos anos 80, algo, até então, jamais feito por qualquer outro grupo, chamando a atenção de grandes nomes do cenário à sua época, inclusive possibilitando a banda de se apresentar ao lado de grandes nomes emergentes como o Sepultura.
Em 2016 os músicos Helbert Sá (voz/guitarra) e Ricardo Bicalho (bateria) deram início ao processo de composições, reativando oficialmente a banda. No mesmo ano o grupo libera o EP “Welcome To Prog-Core”, que recebeu críticas positivas da imprensa brasileira, destacando a sonoridade criada pelo grupo como algo diferenciado no Metal mundial.
Atualmente a banda almeja grandes novidades para o ano de 2018, entre elas um novo álbum, vídeo clipe, tour nacional e um trabalho diferenciado de mídias sociais. Em meio a isso tudo o grupo anuncia a ingressão da nova baixista, Ana Lima, que possui 21 anos e é considerada um prodígio em seu instrumento. A musicista toca baixo desde os 11 anos de idade, aprimorando sua técnica e estilo com o passar dos anos.
Helbert Sá, vocalista e fundador da R.I.V, comentou como Ana Lima se encaixou muito bem na banda: “Ana foi um achado único. Além de tocar muito, deu muita opinião construtiva nas gravações em estúdio”.
Ana Lima já está à frente de toda a criação e construção harmônica do novo disco. O grupo informou que muito em breve algumas informações relativas ao novo trabalho serão reveladas gradativamente nas redes sociais do grupo e também na grande imprensa brasileira.