Deventter: avaliação sobre a receptividade para “Lead... On”
Na estrada desde 2001, o Deventter é atualmente formado por Felipe Schäffer (vocal), André Marengo (guitarra), Danilo Pilla (guitarra), Leonardo Milani (baixo), Hugo Bertolaccini (teclados) e Caio Teixeira (bateria).
O primeiro lançamento da banda foi o álbum “The 7th Dimension” de 2007, que recebeu muitos elogios da imprensa e público, não só pela ‘capa da árvore’, como ficou conhecido, mas principalmente pela qualidade das composições da banda. Aliás, não foi a toa que Mike Portnoy convidou o Deventter para abrir o show do Dream Theater em Belo Horizonte em Março de 2008.
Com uma estreia em grande estilo, o Deventter tinha o compromisso de produzir um segundo álbum com qualidades suficientes para estabelecê-los na cena em definitivo. “Lead... On” não só garantiu isso com sobras, mas consolidou o Deventter como uma das mais criativas e talentosas bandas surgidas no Brasil nos últimos anos.
Oficialmente, “Lead... On” chegou às lojas em Dezembro de 2009. A data de lançamento não foi privilegiada para as listas de ‘Melhores do Ano’, mesmo assim, “Lead... On” alcançou as mais elevadas posições. O disco foi simplesmente eleito como ‘Melhor Álbum Nacional de 2009’ pelos editores e jornalistas do site Metal Clube! O álbum também aparece na votação dos leitores do mesmo site.
Não obstante, na eleição realizada entre os leitores da maior revista de Rock e Heavy Metal do Brasil, a Roadie Crew, o Deventter aparece em seis categorias: Melhor Vocalista, Melhor Baixista, Melhor Tecladista, Melhor Baterista, Melhor Capa e Melhor Álbum!
Em algumas resenhas e matérias publicadas sobre “Lead... On”, foram ditas coisas como “este álbum faz com que o bastão de melhor grupo nacional de metal progressivo pule para as mãos da Deventter” (Matheus Vieira - Site Novo Metal), ou “... o disco resgata o espírito de liberdade que nasceu com o Rock Progressivo” (Ricardo Seelig - Site Whiplash), ou ainda “O status de banda madura vem bem a calhar com os rapazes do Deventter: muita ousadia e criatividade aliadas a uma técnica de dar inveja no meio do Metal” (Bruno Thompis - Revista Six Seconds).
“O ano de 2009 foi providencial para o Deventter”, diz em tom urgente o guitarrista André Marengo. “Após termos lançado o nosso ‘debut’ (‘The 7th Dimension’) em fevereiro de 2007, que teve uma repercussão surpreendente mundo afora, participamos de grandes eventos e festivais, isso durante 2 anos e 9 meses, até que, em dezembro de 2009, lançamos o álbum ‘Lead...On’. A repercussão desse novo trabalho nos surpreendeu mais ainda, consolidando o Deventter como um expoente do Rock no Brasil e no mundo”.
O Deventter não é daqueles artistas que querem o sucesso a todo custo. Tudo é consequência. O amor pela música e pela arte está sempre em primeiro plano. “Antes de tudo, somos fãs de música e arte em geral”, continua Marengo. “O que mais queremos é dar continuidade a esse legado que as bandas que admiramos tanto nos deixaram, e quem sabe um dia, ser uma referência para outras bandas. Sabemos que é um longo caminho até o topo, e por isso temos o pé no chão e sabemos também que o sucesso não virá de um dia para o outro, mas sim com muito trabalho e dedicação”.
No momento o Deventter ensaia para um projeto de shows especiais como parte da divulgação de “Lead... On”. Mais detalhes serão revelados em breve.