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Enslaved: já disponível, no Brasil o álbum “RiitiiR”


 
Duas décadas após o seu nascimento na Noruega, o décimo segundo álbum do Enslaved, intitulado “RiitiiR”, surpreendeu mais uma vez até mesmo aqueles que estavam familiarizados com aquele desenvolvimento não linear da banda. O seu som – desta vez traz até castanholas (!) - mais do que nunca pode ser chamado de próprio; os pensamentos subjacentes e os eventos que os influenciam estão mais profundamente envolvidos. “RiitiiR” incorpora muito mais do que veio a ser conhecido como Enslaved: indefinível e grandioso, honesto e sobrenatural, sombrio, áspero e belo.
 
Em “RiitiiR”, que foi lançado em 2012, muitos elementos do processo de gravação são semelhantes aos dos álbuns anteriores. Novamente, a maioria da equipe de produtores veio da própria banda: Ivar Bjørnson, Grutle Kjellson, Herbrand Larsen e desta vez foi completada por Iver Sandøy que também coproduziu “Axioma Ethica Odini” (de 2010) e os EP “Thorn” e “The Sleeping Gods”, ambos de 2011. Os produtores viajaram para Örebro, na Suécia, onde Jens Bogren mixou e Tony Lindgren masterizou o álbum nos Fascination Street Studios.
 
“Dessa vez, tudo se resumiu a expandir uma equipe vencedora em vez de mudá-la”, afirmou na época o guitarrista, compositor e membro fundador Ivar Bjørnson sobre o processo de criação do “RiitiiR”. “Tenho que admitir pessoalmente que expandir a equipe de produtores para incluir um membro de fora da banda foi um grande desafio para mim, mas o resultado foi, sem dúvida, melhor do que eu imaginava. Mais uma vez, aprendemos algo sobre como encontrar o processo de gravação ideal para o Enslaved e, por isso, sou eternamente grato a todas as partes envolvidas”.

O trabalho do artista norueguês Truls Espedal, amigo e colaborador de longa data da banda, pela sétima vez enfeita um álbum do Enslaved: “A música do Enslaved está em constante evolução e expansão”, ele compartilhou, “e desde cedo decidimos que a arte deveria refletir isso. Desde a minha primeira colaboração com a banda no Monumension [de 2001] e daí em diante, nós lentamente mesclamos diferentes aspectos no trabalho para expandir ainda mais e mudar um pouco as coisas sem perder a conexão com o trabalho anterior. Ele ainda tem um forte senso de simbolismo, composições simétricas e referências à arte nórdica. Mas há uma ênfase ainda maior no realismo em ‘RiitiiR’, o que, esperamos, acrescente essa atmosfera ao trabalho final”.
 
Falando sobre o produto pronto e finalizado, Bjørnson admitiu que é difícil descrevê-lo, embora a duração das músicas do álbum nunca tenha sido premeditada: “Soa como Enslaved, seja lá o que isso signifique. Há muitas camadas e diferentes pontos focais. Ele tem uma complexidade mais profunda do que nossos trabalhos anteriores, mas eu o considero mais cativante e comovente. Mas, novamente, sou o oposto de objetivo nisso, então, mais uma vez, deixarei que as pessoas de fora da banda decidam. Eu dediquei meu trabalho, meu esforço e minha inspiração a isso (em determinado momento, as guitarras estavam sendo escritas e gravadas no meu estúdio caseiro, enquanto eu esperava o telefonema do hospital onde a minha esposa estava internada para ter o nosso primogênito), e tenho a sensação de que ele tem o ‘mais’ de tudo: o belo é mais belo, enquanto o áspero é mais áspero. O fato de ser o álbum mais longo que fizemos até agora foi algo que descobrimos por acidente quando fizemos as primeiras mixagens brutas após as gravações. Esquecemos de pensar sobre a duração durante a produção e os ensaios do álbum antes de gravá-lo! Sentamos e pensamos sobre isso: será que isso significava que não tínhamos sido críticos o suficiente com relação ao tempo? Ao ouvir as gravações com a proverbial tesoura em mente, não conseguimos encontrar nada que não quiséssemos manter. Vou considerar isso como um bom sinal”.
 
O Enslaved é conhecido por ter conceitos que direcionam seus álbuns, mas qual direção toma “RiitiiR”? Bjørnson explicou: “O título é uma versão ‘nórdica’ criada por mim mesmo das palavras ‘Rites’ / ‘Rituals’. RIITIIR = ‘The Rites of Man’ [‘Os Ritos do Homem’ em português], para colocar de uma maneira fácil e estereotipada. Criamos estruturas que são independentes das letras [porque] nos sentimos mais confortáveis em deixar que o leitor explore, interprete ou simplesmente descarte. Seus significados dependem inteiramente deles”.
 
Quer você seja atraído pelo mito da gênese da faixa que abre o álbum, “Thoughts Like Hammers”, ou experimente a estratosfera com “Veilburner”, entre em algum bosque sagrado por meio de “Roots of the Mountain” ou deseje abandonar o seu corpo depois de ouvir “Death In The Eyes Of Dawn”, o Enslaved continua a explorar sua percepção do mundo natural e a desafiar os limites de seu próprio autoconhecimento, expandindo sempre a paisagem de sua ecologia musical. Como todos os álbuns anteriores, “RiitiiR” traz significado aos nossos mistérios, às nossas memórias, às nossas paisagens e às nossas vidas... se apenas permitirmos.
 
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia clicando aqui.
 
Fonte: Shinigami Records/Nuclear Blast Records
 
 
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