The Host: disponível o novo single, “Lords of Chaos”
“Lords of Chaos” é o novo single da banda The Host, mergulhando em um dos capítulos mais sombrios da traiçoeira história do Cristianismo: a perseguição aos Cavaleiros Templários no século XIV. A música é narrada da perspectiva de um cavaleiro templário, cuja fé “inabalável” na Igreja e na Cristandade desmorona ao se deparar com a traição do Rei Filipe IV da França, apoiado pelo Papa Clemente V. Com o tempo, à medida que sua lealdade é corrompida por manipulação política e religiosa, o personagem começa a questionar a própria existência de um Deus que, em sua visão, deveria tê-lo protegido por estar cumprindo sua “missão divina”.
A letra de “Lords of Chaos” explora a perda de fé e a crescente descrença do personagem, enquanto ele vê sua vida e seus ideais se desintegrarem diante da traição daqueles que jurou servir. O título “Lords of Chaos” refere-se diretamente aos verdadeiros senhores do caos da Idade Média: a realeza e o clero, que, movidos por seus próprios interesses, mergulhavam sociedades inteiras em subserviência e escravidão mental para consolidar seu poder.
Além disso, o título da música faz alusão e presta homenagem ao livro Lords of Chaos (1998), de Michael Moynihan e Didrik Søderlind, que traça a evolução do Rock em suas formas mais sombrias, culminando especialmente na ascensão do Black Metal na Noruega nos anos 1990 e nos eventos controversos que cercam o gênero. É importante enfatizar que a letra ou o título não tem intenção de fazer referência ao filme homônimo de 2018, que é uma versão ficcional, caricata e sensacionalista dos acontecimentos.
Musicalmente, a faixa é uma explosão de riffs cortantes e ‘blast beats’ intensos, refletindo a revolta e a dor do personagem. “Lords of Chaos” é mais do que uma narrativa histórica: é uma reflexão sobre a deslealdade, a manipulação e os devastadores efeitos de viver sob o controle de sistemas de poder e religiosos, que exploram a fé dos incautos e dos cegos pelo fanatismo religioso para seus próprios benefícios.