Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

News

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

Eloy Fritsch: supera tragédias climáticas e finaliza novo álbum


 
Com uma carreira sólida que atravessa quatro décadas, Eloy Fritsch é um dos nomes mais respeitados do Rock Progressivo no Brasil. Nascido em Caxias do Sul/RS e radicado em Porto Alegre, o tecladista ganhou reconhecimento nacional e internacional tanto por seu trabalho solo quanto como membro da banda Apocalypse, além de ser professor e pesquisador na área de música eletrônica na UFRGS, onde criou o Laboratório de Música Eletrônica (LME/MIDILab). Sua discografia solo reúne mais de 17 álbuns, transitando entre o Rock Sinfônico, música eletrônica e new age, com direito a premiações, como o Prêmio Açorianos de Música.
 
Agora, depois de enfrentar dois anos de adversidades climáticas históricas no Rio Grande do Sul, o músico anuncia a conclusão das gravações de seu novo álbum instrumental, com lançamento previsto para este ano (2025). O projeto reúne sete composições inéditas e marca uma virada emocional e estética na carreira de Fritsch. A produção do disco foi profundamente impactada por dois eventos extremos. 
 
Em 2023, o estúdio de Fritsch foi destruído durante um ciclone que atingiu a orla do Guaíba, na zona sul de Porto Alegre. No ano seguinte, a enchente histórica de 2024 voltou a interromper os trabalhos de gravação, como explicou o músico: “O que aconteceu nos últimos dois anos foi inacreditável! Sempre pensamos que nunca irá acontecer conosco. Mas um dia um ciclone passou e devastou meu estúdio. Ainda me lembro dos momentos que me arrisquei entrando debaixo de galhos e árvores que caíram sob os instrumentos para tentar salvar anos de investimento. Ainda bem que minha família não foi atingida. Para piorar ainda ocorreu a tragédia da enchente que afetou a todos que moravam perto de rios”.
 
Mesmo diante das dificuldades, o músico escolheu, na época, não divulgar publicamente o ocorrido, concentrando esforços em salvar o que era possível: “Tudo aconteceu tão rápido e precisei canalizar as energias para salvar os equipamentos, partituras e livros, muita coisa perdida em meio aos escombros do meu estúdio... depois a energia foi para trabalhar e reconstruir aos poucos...”.
 
O resultado dessa fase de superação se reflete diretamente nas novas músicas. Segundo Fritsch, o disco terá uma sonoridade mais sombria e uma estrutura mais compacta, comparada aos seus trabalhos anteriores: “Assim como foi no período sofrível da pandemia em que ficamos doentes, acredito que os acontecimentos ocorridos nesses últimos dois anos serviram para mudar um pouco a característica das músicas que vinha produzindo até então. A pandemia, o ciclone, a enchente, todos são fatos que somados interferem no meu ímpeto composicional. Tudo que aconteceu de certa maneira tornou o processo de criação diferente”.
 
O conceito gráfico do álbum também carrega essa carga simbólica. A capa trará a imagem de um dragão furioso enfrentado por um mago com uma espada: “De certa maneira o Dragão representa as dificuldades e os medos que precisamos enfrentar na vida para conseguir realizar os sonhos e nos mantermos vivos! Já o Mago é aquele que precisa de uma energia sobrenatural para conseguir enfrentar o Dragão e ainda tentar encantar a todos com seu talento”.
 
As novas composições seguem uma linha similar à suíte instrumental “High Places Part I”, faixa de destaque do álbum “Moment in Paradise” (2020), trabalho que rendeu ao músico o Prêmio Açorianos de Música como Melhor Instrumentista.
 
Saiba mais sobre sua premiação no Prêmio Açorianos de Música clicando aqui.
 
Ouça a música “High Places Part I” no Youtube.
 
Ouça o álbum “Moment in Paradise” no Spotify.

Créditos da foto: Deborah Fritsch
 
Contatos: 
www.ef.mus.br
www.facebook.com/eloy.fritsch
www.instagram.com/eloyfritsch_official
www.wargodspress.com.br
 
 
Busca no site
 
Veja tamb�m