Quando a banda Krow prometeu que seu novo lançamento seria diferente de tudo que o Death Metal vem fazendo atualmente, não estava de brincadeira. A começar pela temática que busca trazer diferentes facetas de uma mesma realidade histórica que se faz revoltantemente atual: o período da escravidão no Brasil, que, somado a versos de Edgar Allan Poe, guerras nos morros cariocas e o massacre da escola em Realengo, gera uma temática nunca antes abordada por uma banda.
E isso não fica apenas nas letras, as músicas também receberam essa influência ‘abrasileirada’ ao Death Metal caótico praticado pelo grupo. A ideia de revirar nossa cultura fez a banda encarar fatos abomináveis, conversar com estudiosos do assunto, frequentar centros Umbandistas, terreiros de Candomblé, ouvir cânticos em ioruba/nagô, ler muitos livros e assistir filmes e documentários sobre o assunto.
Podemos conferir um pouco do resultado de toda essa pesquisa no aspecto musical através do primeiro vídeo das gravações de “Traces Of The Trade” clicando aqui.
A gravação do álbum está sendo feita estúdio Rock Lab em Goiânia com a produção do Gustavo Vasquez e Luis Maldonalle. A masterização será feita por um velho conhecido dos fãs de "Before The Ashes": Alan Douches, no lendário West West Side Music em New Windsor, EUA. A arte da capa ficou à cargo do artista europeu Costin Chiorianu da Twilight 13 Media (Grave, Dark Throne, Demonical, Running Wild, Ava Inferi).