A banda pernambucana de Death/Thrash Metal Vocífera, formada exclusivamente por mulheres, soltou um comunicado para dirimir dúvidas surgidas após a declaração de uma de suas integrantes, e que vem criando bastante discussão nas redes sociais. Confiram:
"Estão correndo na internet comentários que visam criar uma imagem distorcida da Vocífera. Pessoas que desconhecemos (e que não conhecem a banda) estão espalhando para todos, que somos uma banda de White Metal. Isso não procede, é uma inverdade e nunca nos posicionamos como sendo de tal gênero, bem como nossas letras não transitam nesse segmento.
Tais comentários sugiram depois que nossa guitarra, Lidiane, em seu perfil pessoal, resolveu deixar claro que não deve existir julgamento quanto ao estilo musical das pessoas e que ouvia vários gêneros musicais. Somos uma banda de Death/Thrash com foco na música. Não somos um partido político para estar associada a correntes ideológicas, dizendo o que deve ou não ser feito. Contudo, em momento algum nós concordaremos com violência verbal, física, apologia ao ódio, nem discriminação em qualquer esfera das nossas vidas.
O que ela escreveu diz respeito a sua individualidade e não expressa o trabalho nem identidade da banda Vocífera. É preciso saber separar o pessoal do profissional. Ela apenas expressou sua opinião. Jamais vamos admitir a invasão na individualidade de cada uma de nós. O Slayer, por exemplo, aborda temas contra Igreja e religião em suas músicas e, sabe-se, Tom Araya é católico assumido. Isso por acaso tira o mérito do Slayer como banda? Dave Mustaine tocou no Recife com o Megadeth há alguns anos e milhares de pessoas foram ver o show, inclusive os que se dizem “radicais” estavam lá. Rob Halford é homossexual e vocalista do Judas Priest, e daí? O que isso faz diferença na música deles?
Esperamos o que o assunto se dê por encerrado e que essa situação não volte a acontecer, muito menos com qualquer outra banda. Estamos aqui pela música e, acima de tudo, respeitamos as várias vertentes do metal, bem como as pessoas que suam para fazer da cena um lugar sem rivalidade e focada em música. Quem se identifica com o som da Vocífera, continue com a gente. Caso não, procure outra banda para ouvir".