Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

Entrevistas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

FATHER\'S FACE



Não é mais novidade alguma falar sobre as dificuldades que uma banda brasileira tem, seja para gravar um álbum ou até mesmo divulgá-lo. Mesmo com todos os fatos negativos e o pouco apoio (ainda mais em tempos de downloads ilegais), o Brasil a cada ano revela grandes nomes. A banda gaúcha Father’s Face é um exemplo de qualidade musical, e por isso vem recebendo tanto elogios da mídia especializada. Recentemente a banda lançou seu primeiro álbum, um trabalho conceitual baseado no livro “Frankenstein”, intitulado “Soundtrack For a Closing Light”. Esse material mostra toda a qualidade da banda e, mesmo tendo sido lançado de forma independente, tem tudo para colocar o nome da banda ainda mais em evidência. A banda atualmente é formada por Lucas Guimarães (vocal), Alessandro Marques e Cristóvão A. Viero (guitarras), Luciano Oliveira (baixo) e
Daniel Seimetz (bateria).


Recife Metal Law – A Father’s Face, desde que surgiu, teve como ideia inicial fazer um trabalho conceitual, baseado no livro “Frankenstein” da escritora Mary Shelley. Então isso significa que a banda tomou forma em razão desse livro?
Alessandro Marques –
Eu estava estudando, pois sabia que precisava melhorar meus conhecimentos e habilidades se quisesse continuar fazendo Heavy Metal. A banda surgiu escorada na ideia do Frankenstein sim, mas foi um acaso. Se a história não tivesse surgido no meio do caminho, teria mesmo assim, após a faculdade, montado uma banda de Heavy Metal.

Recife Metal Law – Com relação à parte instrumental, como foram trabalhadas as influências de cada músico para que a sonoridade da banda tivesse um aspecto singular?
Alessandro –
Acho que isso tudo veio naturalmente, após as composições feitas. Devolver as influências que recebemos é como reorganizar palavras que já existem: as palavras estão ali e sempre estiveram, mas a forma como você as usa para se expressar é ímpar.

Recife Metal Law – Musicalmente falando, quais seriam as principais influências da Father’s Face?
Alessandro –
Da minha parte, Richard Wagner, Hector Berlioz, Iron Maiden, Sepultura, Helloween, Deep Purple, Heitor Villa Lobos, Tom Jobin, Ivan Lins, Chico Buarque, Steve Vai, Symphony X, Rush e Dream Theater (são os que me vem na cabeça agora, mas ouço muitas outras bandas e compositores).

Recife Metal Law – Antes do álbum, veio uma Demo, que teve grande projeção, tanto aqui no Brasil como na Europa, isso em 2009. A Demo contou com três músicas, as quais, inclusive, estão no álbum de estreia. Nessa época a banda já estava com todas as músicas prontas para o álbum, ou o trabalho para as composições surgiram a partir da boa aceitação da Demo?
Alessandro –
Estavam todas com o contorno inicial pronto, menos a “One In The Many”, que substituiu outra música que não tinha o impacto que precisa para ser a terceira do álbum.

Recife Metal Law – O álbum “Soundtrack For a Closing Light” foi lançado no ano passado, de forma independente. Mesmo com a grande aceitação, tanto de público como de mídia, esse trabalho não teve um suporte de uma gravadora para o seu lançamento. A que se deve isso?
Alessandro –
Acreditamos que, se fizéssemos tudo nós mesmos, o custo do CD cairia bastante e poderíamos repassá-lo ao público com um valor interessante. O fato de termos o domínio sobre todas as nossas atitudes contou muito também. A propósito: você tem visto alguma banda nova ser lançada por alguma grande gravadora? Veja o Symphony X, por exemplo, o último disco deles foi lançado pela Nuclear Blast, mas os outros, que também são obras primas, foram lançados por selos pequenos, de forma independente. Parece que as gravadoras não querem a mão-de-obra de fazer o pão, querem o pão pronto e embalado. Este é o meu ponto de vista particular, não a opinião da Father’s Face.

Recife Metal Law – Toda a produção sonora desse material ficou a cargo da própria banda, mais precisamente ao teu cargo, Alessandro. Houve a cogitação de se trabalhar com um produtor, para que houvesse opiniões diferentes dos músicos?
Alessandro –
Não que eu saiba. Eu cheguei a pensar em masterizar em outro lugar, mas acabei fazendo eu mesmo, com o apoio psicológico de toda a banda.

Recife Metal Law – As músicas desse álbum são bem fortes, e passeiam pelo Heavy Metal Tradicional, indo ao Progressivo e até mesmo algumas passagens que lembram o Melodic Death Metal. Essa alternância nos andamentos das músicas foi proposital para transformar o som do Father’s Face em algo bem singular?
Alessandro –
Todas as composições vieram de forma natural. Ouço todos os dias várias ‘canções’ em minha mente. Sinto que sou capaz de fazer um disco por mês, mas é claro que isso não é viável, pois não vivemos da banda, todos temos trabalhos paralelos. Nada em nossas composições foi forçado. Fizemos uma pré-produção onde gravamos tudo como se fosse para o disco e cada um imprimiu seu estilo, mesmo as composições já estando bem encaminhadas.

Recife Metal Law – Uma das músicas que tem alguns lançamentos que lembram o Melodic Death Metal, tanto em algumas passagens instrumentais, como na utilização de vocais mais agressivos, que ficaram ao teu cargo, é “Eden”. Digo que essa é uma de minhas músicas preferidas... Quais músicas estão tendo maior respaldo frente ao público e a mídia especializada?
Alessandro –
Acho que ao vivo são as músicas “...Or A Lonely Soul?” e “Eden”. Em estúdio a “Thy Touch” teve alguns comentários a mais, mas na verdade todos têm falado do disco como um todo.

Recife Metal Law – O álbum é conceitual, como já mencionado, então isso facilitou na hora da criação das letras?
Alessandro –
Na realidade o álbum ser conceitual, baseado em um livro de tamanha importância e a vontade que tínhamos de que as letras tivessem duplo sentido, dificultou o trabalho com as letras.

Recife Metal Law – Algo que senti falta na parte gráfica foram as fotos dos integrantes. Por que suprimir fotos dos integrantes da banda no encarte do álbum?
Alessandro –
Queríamos ser reconhecidos pelo nosso som. Hoje vemos uma enxurrada de bandas preocupadas com o visual e, às vezes, o som fica para trás. Não ter fotos de integrantes também gera certo mistério. Nós temos pouquíssimas fotos, e acho que continuaremos seguindo este padrão.

Recife Metal Law – E como vem sendo trabalhada a parte de shows? Existem contatos para que a banda faça uma tour de divulgação desse álbum, seja no Brasil ou fora dele?
Alessandro –
Fizemos nossos primeiros shows no fim do ano de 2010. Estávamos muito ansiosos, pois nunca tínhamos tocado juntos ao vivo. Foi muito legal ver a reação das pessoas com as nossas músicas! Estamos fazendo um mapeamento do Rio Grande do Sul e pretendemos tocar no máximo de lugares possível. A partir de março retomamos nossas atividades ao vivo. Esperamos convites para tocar e digo que é muito fácil levar a Father’s Face para a sua cidade. Basta entra no site www.fathersface.com.br e nos enviar um e-mail. E estaremos perto de todos!

Recife Metal Law – O que podemos esperar do Father’s Face, após o lançamento de um álbum que pode ser considerado um dos melhores de 2010, de agora em diante?
Alessandro –
Podem esperar shows com muita energia e surpresas em estúdio a qualquer hora! Muito obrigado pelo espaço! Vamos transformar o Brasil no celeiro do Heavy Metal Mundial!

Entrevista por Valterlir Mendes
Fotos: Divulgação
 
 
Busca no site
 
Veja tambm