Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

Entrevistas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

SACRARIO

 

Surgida em 1991, a Sacrario, banda gaúcha oriunda da capital, já lançou algumas Demos, e participou de algumas coletâneas. O nome pode levar a crer que se trata de uma banda de White Metal, porém a temática lírica apresentada, envolta num Thrash Metal bastante influenciado pelo velho Sepultura desfaz essa primeira impressão. Depois de ter gravado seu primeiro álbum, no final de 1998, e que foi recentemente lançado, a banda chegou a findar suas atividades, só retornando após sete anos de silêncio. Atualmente formada por Fabbio Weber (guitarra e vocal), Ricardo Tasch Lemos (guitarra), Gustavo Stuepp (baixo) e Éverson Krentz (bateria) a Sacrario vem trabalhando duro na divulgação de seu ‘debut’ e já planeja um novo lançamento para breve. Saibamos mais nas palavras de Fabbio.

 

Recife Metal Law – A Sacrario surgiu em 1991, porém com o nome de Morbid. Qual a razão para a mudança de nome? O nome Sacrario já chegou a confundir a banda como adepta do White Metal?

Fabbio Webber – Resolvemos mudar para Sacrario por haver, na época, muitas bandas com o nome Morbid. Achamos que dificilmente encontraríamos em outra banda o nome Sacrario, e também por ensaiarmos, na época, no porão de uma igreja, casualmente bem abaixo do altar, mais especificamente do Sacrário. Então optamos por ele. Quanto a White Metal, já nos perguntaram algumas vezes a respeito disso, mas quando o pessoal vê os títulos das músicas percebe que não somos nem um pouco White Metal.

 

Recife Metal Law – Antes do lançamento do primeiro álbum foram lançadas três Demos, e vocês chegaram a participar de algumas coletâneas. Como foi a divulgação e receptividade desses lançamentos?

Fabbio – Apesar de naqueles tempos não haver internet ainda, nosso trabalho foi bem divulgado, via troca de Demo Tapes, em fanzines e revistas especializadas. A receptividade e a aceitação da banda foi muito boa; ficamos bem conhecidos no meio Underground, o que nos rendeu alguns shows, inclusive.

 

Recife Metal Law – No ano de 2000, após os términos das gravações do ‘debut’ álbum, a Sacrario decidiu por encerrar suas atividades. Até hoje não se sabe, ao certo, o que de fato aconteceu para que a banda findasse suas atividades. Poderia nos esclarecer o que realmente aconteceu na época, e os reais fatos que levaram a banda a ficar inativa por sete anos?

Fabbio – Nosso antigo baixista (Fabian Nery) acabou saindo no início de 1999, inclusive fizemos alguns shows como um trio, sem baixista mesmo, e desde então fizemos testes com outros músicos, mas não conseguíamos achar um substituto que fosse encarar a banda com seriedade, responsabilidade e compromisso. Este foi o fator inicial que começou a nos desmotivar, somado a baixa do estilo Thrash na época, e mais ainda, ficamos os três desempregados por um bom tempo, sem dinheiro pra poder investir na banda. Então resolvemos dar um tempo. Na verdade optamos por deixar o Sacrario em Stand by e assim que a situação melhorasse, quando fosse o momento certo, voltaríamos. E, após sete anos, estamos aqui de volta!

 

Recife Metal Law – Após esse hiato, em 2007, vocês retornam as atividades. Depois do encerramento e alguns anos inativos, o que os levou a retornar com os trabalhos no Sacrario?

Fabbio – Eu e o Éverson sempre mantivemos contato, e nesse tempo que a banda esteve parada testamos músicos para que a banda pudesse retornar com força total, mais forte ainda! E o fator principal para o nosso retorno foi o amor que temos pelo Sacrário; pelo nosso trabalho; pela nossa música; pelo Metal e pelo grande respeito que temos ao nosso público. Achamos que não deveríamos simplesmente colocar no lixo anos de trabalho e dedicação. Demos um tempo apenas pelas circunstâncias na época, fora isso nunca iríamos parar com certeza. SACRARIO FOREVER!!! (risos)

 

Recife Metal Law – No início desse ano a Kill Again Records lançou no mercado o poderoso álbum “Catastrophic Eyes”. Um álbum que agradará em cheio aos fãs do velho e poderoso Thrash Metal. De que forma está sendo feita a divulgação desse álbum?

Fabbio – O Rolldão da Kill Again Rec. está fazendo um belo trabalho de divulgação do álbum, praticamente em toda a mídia especializada e internet em geral, e nós também estamos divulgando bastante em meio a lojas e via internet. Está sendo bem positiva a reação do público ao nosso retorno e ao nosso trabalho, temos recebidos muitos elogios por muitas pessoas que ainda não conheciam nosso trabalho; muitos contatos surgindo; shows... Na verdade não esperávamos tanto, mas estamos aí, mais fortes ainda!

 

Recife Metal Law – Esse álbum, de cara, nos remete aos álbuns “Beneath the Remains” e “Arise” do Sepultura. A influência dos mineiros é latente na sonoridade de vocês. Isso foi algo intencional?

Fabbio – Foi influência, na verdade, pois esses álbuns, assim como outros da mesma época, marcam uma das épocas mais fudidas do Metal, e somos altamente influenciados por essa época. Mas sempre procuramos por fazer um estilo bem próprio de compor. Tanto que nossas influências variam bastante, desde o tradicional Heavy Metal até o mais brutal Death Metal!

 

Recife Metal Law – A banda já chegou a ser chamada de “O Sepultura de Porto Alegre”. Tais comparações chegam a incomodar?

Fabbio – É legal ser comparado com bandas grandes e consagradas. Não nos incomodamos com isso, mas procuramos pelo nosso próprio estilo, tipo Sacrario Metal! (risos) E até porque se já existe um Sepultura, pra quê ter outro? (risos)

 

Recife Metal Law – Esse álbum, em minha opinião, pode ser considerado um dos melhores lançamentos de 2008. Um álbum repleto de músicas cativantes, do início ao fim. Pode não ser apresentado nada de inovador ao Thrash Metal, mas é isso que torna as músicas pérolas do estilo. Posso citar “Wise Words, “Drug Addiction” e a violenta “Spiritual Lobotomy” como destaques, mas, creio eu, que isso deva mudar de ouvinte para ouvinte. Quais músicas desse álbum estão tendo mais respaldo frente ao público? E quais as mais pedidas nos shows?

Fabbio – “Catastrophic Eyes”, “Drug Addiction” e “Wise Words” estão entre as músicas com maior respaldo perante o público, e juntamente com “Lethal Step” são as mais pedidas em shows. Na faixa-título, inclusive, e em “Drug Addiction”, o refrão geralmente tem sido cantado pelo público!

 

Recife Metal Law – Por falar em shows, existe a possibilidade de a Sacrario fazer uma turnê mais longa para divulgar esse álbum?

Fabbio – Com certeza! Já estamos negociando shows em outros estados do Brasil. Queremos muito divulgar e tocar nossa música pelo país, estamos muito ansiosos por isso. Esperamos muitos shows em 2009!

 

Recife Metal Law – A capa ficou simples, mostrando um desenho, tipo uma mascote, em meio a chamas de uma cidade devastada. Existe alguma espécie de ligação entre a capa e o título do álbum?

Fabbio – Sim, com certeza. Você captou muito bem espírito do álbum. É a visão que a mascote da banda tem do mundo, do nosso futuro próximo, de que tudo estará e está em ruínas, mas em uma visão geral de tudo, desde fisicamente falando até a parte comportamental e psicológica do ser humano. Adoramos escrever esses tipos de temas.

 

Recife Metal Law – A formação que gravou o álbum foi Fabbio Weber (guitarra e vocal), Anderson Bohnenberger (guitarra e backing vocals), Fabian Nery (baixo e backing vocals) e Éverson Krentz (bateria). Com o retorno Anderson e Fabian deram lugar a Ricardo Tasch Lemos (guitarra) e Gustavo Stuepp (baixo). Por que Anderson e Fabian não permaneceram na banda?

Fabbio – Fabian abandonou a música totalmente, pois resolveu se dedicar aos estudos e ser engenheiro. Quanto ao Anderson, tentamos um retorno, mas tem pouco tempo, cerca de alguns meses, que se recuperou de um gravíssimo acidente de moto, chegando a permanecer por cerca de um mês em coma. Enquanto fazíamos os testes para substitutos, ele tinha recuperado só parte dos movimentos que havia perdido, da mão direita, o que o impossibilitou de voltar a tocar! Então só nos restou procurar por um substituto!

 

Recife Metal Law – Éverson também faz parte da Distraught e Gustavo já tocou nessa banda. Além de integrante e ex-integrante há algum outro tipo de relação ou proximidade entre as bandas?

Fabbio – Somos amigos, até porque alguns de nós se conhecem desde a adolescência, quando tínhamos 15, 16 anos. Às vezes nos encontramos em shows ou em bares. Então nos damos muito bem!

 

Recife Metal Law – Sei que ainda é cedo, já que o álbum foi lançado esse ano, mas devido ao tempo de sua gravação, creio que já existam novas músicas compostas. Poderiam falar um pouco a respeito?

Fabbio – Já existem músicas novas prontas. Inclusive já tocamos uma delas – “Back For Blood”, em shows pra sentirmos como funcionaria, e a resposta do público não poderia ter sido melhor, pois a aceitação foi ótima! Acho que estamos no caminho certo!

 

Recife Metal Law – O que podemos esperar da Sacrario em 2009?

Fabbio – Estamos negociando shows em outros estados, assim esperamos detonar nossa música ao vivo em muitos shows em 2009 por todo o Brasil! E lançar o próximo álbum, que já está em andamento, pois ao mesmo tempo em que estamos fazendo shows, estamos em fase de composição do álbum que será o sucessor de “Catastrophic Eyes”. Queremos um álbum mais matador ainda!

 

E-mail: eversouza73@hotmail.com

Site: www.myspace.com/sacrariobr

 

Entrevista por Valterlir Mendes

Fotos: Divulgação

 
 
Busca no site
 
 Veja também