Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

Entrevistas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

HAVOK



A banda de Brutal Death Metal Havok surgiu no ano de 2004, na cidade de Salto/SP, e desde o seu início nunca contou com mudanças em sua formação, que traz apenas dois integrantes: André Brutaller (vocal, guitarra e baixo) e Felipe Wrecker (bateria). Desde a sua formação, a banda lançou uma Demo e um full lenght, e vem divulgando no meio Underground seu trabalho, de forma honesta e sem fugir de seus ideais iniciais. Na entrevista a seguir André Brutaller fala, de forma sucinta, mais sobre a banda, seus lançamentos, entre outros tópicos...

Recife Metal Law – O primeiro trabalho do Havok foi a Demo “The Ostentation of the Eternal Chaos”, lançada em 2007. Esse trabalho serviu para apresentar o Havok ao Underground. Passados seis anos, como vocês analisam a importância desse trabalho para a carreira da banda?
André Brutaller –
Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo espaço cedido ao Havok. Esse trabalho foi muito importante para banda e bem aceito pelo Underground. Até hoje recebemos elogios, sem contar que ganhamos muita experiência.

Recife Metal Law – Inclusive, essa Demo foi lançada no formato K-7 pela Herege Warfare Prod. Como surgiu essa oportunidade?
André –
Isso foi decorrente da ampla divulgação que fizemos e assim despertando interesse da Herege Warfare Prod., a qual nos brindou com essa versão em K-7.

Recife Metal Law – A banda surgiu em 2004 e desde o seu início é formada pela dupla André Brutaller (guitarra, vocal e baixo) e Felipe Wrecker (bateria). Quais são as principais dificuldades e facilidades em se trabalhar a dois? 
André –
Sinceramente, a única dificuldade que temos é em relação à grana para gravações, confecções de camisas, etc. Sobre as facilidades que temos são pelo fato de curtirmos o mesmo estilo musical, as ideias realmente ‘batem’. Isso facilita muito nas composições.

Recife Metal Law – No estúdio, as linhas de baixo são executadas por André, porém ao vivo a figura do baixo desaparece. Isso não deixa lacunas na música e aquela impressão de que algo está faltando?
André –
Realmente isso era algo que nos preocupava, mas fomos com a cara e a coragem para mostrar nosso trabalho e para nossa surpresa foi muito bem aceito. Essa falta do baixo ao vivo não ficou tão em evidência pelos comentários dos bangers. Assim seguimos...

Recife Metal Law – O primeiro álbum recebe o título de “Blessing the Flames With Sacrosanct Blood”, e foi lançado em 2011. O álbum traz nove músicas, todas inéditas. Vocês chegaram a cogitar a regravação de alguma música da Demo para inserir nesse disco de estreia?
André –
Não, pois quisemos realmente fazer um trabalho com músicas inéditas e também ficamos satisfeitos com a produção da Demo. Sendo assim, não achamos viável regravar músicas do mesmo.

Recife Metal Law – E como foi todo o processo criativo desse material? Houve uma espécie de estudo antecipado de como cada música deveria soar e qual temática lírica a seguir?
André –
Tudo surgiu naturalmente. Não fizemos nenhum tipo de estudo para realizarmos esse trabalho; não ficamos presos a nada e simplesmente deixamos as ideias fluírem.

Recife Metal Law – Sobre a temática lírica contida no álbum, ela mostra todo desprezo da banda pelo cristianismo e religiões, porém feitas de uma forma que não se limita a ataques gratuitos. Qual a importância das letras desse álbum para o Havok?
André –
As letras são de muita importância, pois nelas conseguimos expressar todo nosso ódio em relação ao cristianismo e todas essas idiotices que os cerca.

Recife Metal Law – Devo salientar que me impressionei com a qualidade sonora da banda, que mostrou uma grande evolução, fazendo um Death Metal bruto e pesado, porém atrativo e sem cair na mesmice. Quais os cuidados que a banda tomou para não cair no lugar comum do estilo?
André –
Desde o início o Havok sempre teve essa proposta de fazer um trabalho que não caísse, como você diz, “no lugar comum do estilo”. Procuramos trabalhar bem nossas músicas e isso está sendo muito bem aceito na cena. Procuramos sempre deixar algo marcante em cada música.

Recife Metal Law – O álbum traz músicas bem cativantes, a exemplo de “Seeds of Hate” e “Perfidiously a God”. Se fosse definir o que é o som do Havok com apenas uma música desse disco, qual seria a escolhida?
André –
(Risos) Pra gente é muito complicado responder isso, pois é a mesma coisa de perguntar para um pai qual filho ele gosta mais. (risos) Mas digamos que seja a música “Blessing the Flames With Sacrosanct Blood,” tanto que nos levou a escolher como nome do álbum.

Recife Metal Law – O ‘debut’ foi lançado de forma independente, porém conta com parcerias para sua distribuição. Como funciona essa parceria? 
André –
Essa parceria foi uma coisa que criamos, no qual todo o custo do material gráfico foi dividido entre os selos em troca de uma quantidade de CDs. Achamos que toda banda deveria fazer isso e não ficar esperando a vontade de alguma gravadora, pois sabemos como é aqui no Brasil. Essa parceria realmente mostra a verdadeira união Underground.

Recife Metal Law – A banda sempre fez bastantes shows em sua região, mas já existe a possibilidade de tocar em outros estados ou até mesmo fora do país? Afinal existe a facilidade de se trabalhar com a banda, uma vez que a mesma conta com apenas dois integrantes...
André –
Sim, já tocamos em alguns outros Estados, como Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e tivemos propostas de tocarmos na Bolívia, mas infelizmente tivemos problemas com relação à ‘trampos’ paralelos. Esperamos que na próxima oportunidade possamos concretizar esse grande passo para a banda.

Recife Metal Law – Voltando a falar sobre o álbum, ele tem duas “Intros”, uma que abre o CD e outra, a sétima faixa, que recebe o título de “Clemency on the Cross”, contando com cantos gregorianos. Qual a razão para uma segunda “Intro” no disco?
André –
Quisemos criar uma intro para a música que leva o nome do álbum. Achamos que assim daria um clima a mais.

Recife Metal Law – A capa, assim como na Demo, ficou a cargo do designer Alcides Burn. Ele apenas recebeu a temática do álbum, vocês chegaram a enviar o seu título ou deram ideias para que ele fizesse a arte da forma que saiu?
André –
Passamos toda a ideia para o Alcides e ele nos brindou mais uma vez com esse grande trabalho. Apenas fizemos algumas alterações no trabalho mostrado primeiramente e logo em seguida batemos o martelo.

Recife Metal Law – Por fim, o que se esperar do Havok de agora em diante? 
André –
O ano de 2012 foi ótimo, pois com a divulgação do CD surgiu propostas de abrir shows de bandas como Immolation, Incantation e ter tocado em Teresina/PI, no “II Deathrash Assault”, em novembro. Aproveitamos para dizer que foi a realização de um sonho ter tocado em terras nordestinas, pois sempre tivemos um enorme apoio.

Site: www.myspace.com/havokdeathbr
E-mail: andre.brutaller@hotmail.com / felipe_havok@hotmail.com

Entrevista por Valterlir Mendes
Fotos: Divulgação

 
 
Busca no site
 
Veja tambm