Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

Entrevistas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

ENFORCER



Algumas bandas soam como uma mera cópia, quando se propõe a fazer um estilo de Heavy Metal ‘old school’, já outras, mesmo mostrando sua influência, soam totalmente honestas. O Enforcer, banda advinda da Suécia, é uma dessas. A influência dos seus três discos lançados (“Into the Night” – 2008; “Diamonds” – 2010 e “Death by Fire” – 2013) é notoriamente o álbum “Killers” do Iron Maiden, mas mesmo trazendo essa influência latente, a banda consegue recriar algo empolgante e cheio de feeling. Seu Heavy/Speed Metal empolga, da primeira a última nota e atualmente a banda está fazendo uma turnê no Brasil, e Pernambuco será um dos Estados visitados pelo Enforcer. A entrevista a seguir foi respondida pelo atencioso vocalista/guitarrista Olof Wikstrand. Confiram!


Recife Metal Law – Eu poderia começar essa entrevista com o Enforcer de várias maneiras, mas a que mais se encaixa é: maldição, o Enforcer é puro Heavy Metal! Bandas como o Enforcer me fazem acreditar que o Heavy Metal nunca morrerá!
Olof Wikstrand –
Obrigado, cara! Essa é a ideia com a banda.

Recife Metal Law – A banda surgiu como um projeto “one-man-band” de Olof Wikstrand (guitarrista/vocalista). Quando você teve a ideia de transformar o projeto em uma banda e como você chegou aos demais músicos?
Olof –
Correto! A banda e o conceito foram desenvolvidos como “one-man-band” no final de 2005, com um par de gravações, que mais tarde acabou sendo a Demo “Evil Attacker”, juntamente com a criação do conceito, o logotipo e algumas fotos, mas ainda não era o Enforcer. Então foram oferecidos alguns shows, que eu fiz juntamente com Adam e Jonas, e aí que a banda foi realmente foi criada, cerca de um ano mais tarde, no outono de 2006. Depois as coisas começaram a andar muito rapidamente. Tanto Jonas (Wikstrand, baterista), como Adam (Zaars, ex-guitarrista), tinha tocado comigo em bandas diferentes antes, então foi uma coisa muito natural começar a banda com eles. Após algumas mudanças na formação, acabou como a banda que somos hoje.

Recife Metal Law – Enforcer é Heavy/Speed Metal até o osso! Como é fazer um estilo musical em um país nórdico? Existe uma grande leva de fãs do estilo em seu país?
Olof –
A Suécia é um lar de muitos estilos diferentes de música e temos uma grande tradição de bandas de Metal extremo. Eu realmente digo que existe uma grande quantidade de fãs para o nosso tipo de música na Suécia. Certamente parece ter mais fãs mais ao sul do nosso país.

Recife Metal Law – Enforcer é um nome bem comum no meio Heavy Metal. Por que nomear a banda como Enforcer? Isso se deu em razão de tal nome soar totalmente Heavy Metal?
Olof –
Desde que a banda era mais ou menos um conceito, e através da minha recente descoberta da NWOBHM e da cena Metal europeia dos anos 80, que o nome Enforcer surgiu, vindo a partir da música de mesmo nome do Avenger (NDE.: Ele se refere à música “Enforcer” da banda inglesa Avenger, constante do álbum “Blood Sports”, lançado em 1984). Queria algo que fosse uma única palavra e que representasse o som intransigente, cruel e imagem de uma banda. Como um soco na cara!

Recife Metal Law – A banda é jovem (surgiu em 2004), assim como os seus músicos. Então como é fazer um estilo totalmente ‘old school’ numa banda formada por jovens? Como fazer música para que não soe apenas como uma cópia ou algo forçado?
Olof –
A melhor resposta para isso é que eu acho que o Enforcer está além de muitas outras novas bandas, tocando com outros olhos um estilo muito antigo. Eu acho que nós temos uma ideia muito mais clara e visão sobre a banda. Nós criamos algo novo em vez de copiar outras bandas. E então não importa se você tem fontes de inspiração, principalmente mais velhas ou mais recentes. As bandas que criam algo único são sempre a verdade, enquanto os seguidores cegos sempre serão os falsos.

Recife Metal Law – Todos os discos lançados pela banda saíram na Europa e EUA, mas parece que a divulgação em outros países os fãs não podem contar com esses lançamentos e têm que correr atrás de versões importadas. Existe a possibilidade de todos os discos serem lançados em outros continentes?
Olof –
Eu não tenho nenhuma ideia se os discos serão lançados aqui no Brasil, mas eu tenho certeza que pelo menos o nosso novo álbum sairá no país de vocês.

Recife Metal Law – Acho que as músicas dos dois primeiros álbuns é uma mescla entre o Speed Metal e o Heavy Metal contido em “Killers” do Iron Maiden. Muitas músicas têm uma pegada que lembram tal disco. O quanto esse disco do Iron Maiden influencia a sonoridade do Enforcer?
Olof –
É claro que esse é um álbum ouvimos um monte de vezes ao longo dos anos. É realmente uma influência e completamente inovador quando ele foi lançado. Ele não só nos influenciou diretamente, mas também muitas outras bandas que também nos inspiraram. Eu acho que é muito original a forma como os instrumentos são tocados, especialmente baixo e bateria, sabiamente definindo um novo padrão de como o Heavy Metal deve ser tocado.

Recife Metal Law – Este ano o Enforcer lançou seu mais recente álbum, “Death by Fire” pela Nuclear Blast. Cada disco foi lançado por um selo diferente, mas como vocês chegaram até a Nuclear Blast, que é uma gravadora de grandes proporções no meio Heavy Metal?
Olof –
Temos estado em contato com eles por muito tempo e, finalmente, agora, depois de lançar dois álbuns estávamos livres de agentes, por isso foi muito natural nós assinamos com eles.

Recife Metal Law – Mesmo com a mudança de gravadora, o estilo da banda continuou intacto. Houve alguma pressão da nova gravadora para que a sonoridade do Enforcer soasse mais “atual” ou que a banda optasse por gravar em sistema digital, para deixar sua música mais contemporânea?
Olof –
Tenho certeza de que a Nuclear Blast assinou conosco por aquilo que fazemos e não o que eles querem que façamos. Nós sempre tivemos uma enorme integridade com a música e nunca iríamos fazer algo que não estávamos completamente satisfeitos com nós mesmos. “Death By Fire” é 100% autoproduzido, então o que você ouve é apenas um resultado de nossos próprios pensamentos e ideias, nada mais.

Recife Metal Law – Agora no mês de abril a banda estará tocando pela primeira vez no Brasil, e Pernambuco será um dos Estados visitado. O que os admiradores da música do Enforcer podem esperar desses shows no Brasil?
Olof –
Podem esperar os shows mais intensos que vocês já testemunharam. O Inferno na Terra!

Recife Metal Law – Muitas bandas passam por aqui, mas não trazem seu merchandising oficial. O Enforcer trará algum material para venda?
Olof –
Infelizmente é difícil para nós trazermos tanto quanto nós queremos quando estamos atravessando o Oceano Atlântico, mas fizemos o nosso melhor para trazer o máximo que pudemos. Camisas, adesivos, discos e cartazes, entre outros.

Site: http://enforcer.se

Entrevista por Valterlir Mendes
Fotos: Kristian Ekeblom, Gustav Öhman Spjuth e Florian Stangl

 
 
Busca no site
 
Veja tambm