Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

News

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

Demophobia: capa de EP é uma releitura de obra de pintor francês


 
O EP “Moinhos de Gastar Gente” da banda Demophobia, do ABC Paulista, retrata o grito de revolta de quem vive em um país que nunca abandonou a sua principal instituição, a escravidão.

Envolto em uma sonoridade agressiva, que engloba as muitas influências de Rafael Vieira (vocal), Paulo Vitor (guitarra), João Medeiros (baixo) e Arthur Henrique (bateria), é através de letras de contestação que o grupo vem adquirindo uma cara própria, já presente neste EP de estreia, lançado em abril do ano passado.

De lá para cá, após vários shows, o quarteto segue trabalhando em novas músicas, sendo que o single “Modus Operandi” já está presente nas plataformas digitais. Sobre a capa, o autor João Medeiros, que além de baixista da banda é designer gráfico, explica que “através de colagem digital, ilustração, e manipulação de imagem, o conceito mostra a podridão de uma justiça seletiva que opera o sistema com favorecimentos e interesses antidemocráticos”.
 
Ouça “Moinhos de Gastar Gente” no Youtube.
 
João Medeiros, que também é responsável por todas as artes do Demophobia, explicou como surgiu seu interesse pelas artes gráficas: “Posso dizer que meu interesse tem total relação com a música. Foi através dela que ingressei na área em que atuo até hoje. Quando comecei, e ainda era adolescente, fui atrás de estudos que me ensinassem a trabalhar com ilustração digital, pois eu era fascinado pelas artes e capas de discos das bandas, principalmente do Heavy Metal. Era isso que eu queria fazer da vida, porém através dos estudos em design e publicidade, acabei indo por um caminho um pouco diferente do planejado. É por isso que no momento, acredito que estar no Demophobia, além de ter a curtição de tocar e compor, tem me proporcionado a realização de fazer parte de algo que sempre me identifiquei e nunca tinha tido a chance de trabalhar, que é a arte gráfica voltada para música”. Entretanto, apesar de cuidar das artes do Demophobia, João não trabalha para outras bandas, mas mostra-se disposto a colaborar, como explicou: “estou disposto também a trabalhar para outras bandas, se estiver de acordo com as propostas delas. O meu método de trabalho é um pouco diferente do convencional, pois não desenho mais tanto quando fazia no passado. Atualmente, trabalho diretamente com colagens e manipulações de imagem, isso tem se tornado uma marca na identidade do Demophobia”.
 
Confira o EP “Moinhos de Gastar Gente” no Spotify.
 
A capa do EP “Moinhos de Gastar Gente” é uma releitura da pintura “Engenho Manual que Faz Caldo de Cana”, de Jean-Baptiste Debret, de 1822. Debret foi um pintor, desenhista e professor francês que integrou a Missão Artística France em 1817, fundando, no Rio de Janeiro, o que viria a se tornar a Academia Imperial de Belas Artes, onde chegou a lecionar. Já de volta à França, publicou o livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, onde documentou diversos aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileiro no início do século XIX. O baixista/designer comentou como foi trabalhar nesta releitura da obra de Debret: “Quando comecei a trabalhar, eu não tinha essa ideia em mente ainda. Eu estava pesquisando algumas referências em imagens relacionadas à escravidão e também algo que simbolizasse moinhos antigos, para fazer ligação com o nome do álbum. Eu já conhecia esta obra do Debret e não lembrava dela, mas quando por acaso cheguei a essa imagem, imediatamente já percebi que poderia fazer algo bem interessante, até porque é uma referência direta ao Brasil colonial, e estava tudo relacionado ao que estávamos escrevendo. Utilizando a obra como base, eu fui desenhando os corpos e utilizando recursos de colagem digital, pois queria deixar com um aspecto mais punk e na máxima ausência de cores que conseguisse. Acho que no final, consegui chegar bem perto do resultado que estava buscando. Com relação a outras obras do Debret, eu não sou um profundo conhecedor, mas posso dizer que é uma boa referência artística para quem deseja trabalhar com o tema da escravidão”.
 
Contatos:
www.facebook.com/demophobia.band
www.instagram.com/demophobiaband
www.wargodspress.com.br
 
 
Busca no site
 
Veja tambm