Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

Entrevistas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

WITCHING ALTAR



Na ativa desde 2011, a Witching Altar surgiu com o propósito de ser uma banda, mas devido a alguns empecilhos, os músicos T. Witchlover (vocal, baixo) e Peter Vitus (guitarra) optaram por ser um projeto. Até mesmo em razão da mudança de cidade de T. Witchlover, já que atualmente reside na capital brasileira. Mas isso não foi motivo para que as coisas ficassem estagnadas. O projeto está bastante ativo, lançando diversos materiais e até mesmo cogitando em fazer alguns shows, com alguns convidados. Sobre isso e muito mais saberemos a seguir, na elucidavita entrevista respondida por T. Witchlover.

Recife Metal Law – Formada em 2011 pelos primos T. Witchlover (vocal, baixo) e Peter Vitus (guitarra), a Witching Altar surgiu com o objetivo de ser uma banda ou simplesmente um projeto para que ambos os músicos fizessem suas viagens alucinógenas?
T. Witchlover –
A ideia inicial de formar o Witching Altar já havia surgido alguns anos antes, por volta de 2009, mas na época não tínhamos tempo livre para nos dedicar 100% ao projeto. Em 2011 conseguimos finalmente nos organizar e colocar a coisa em movimento. A princípio estávamos abertos à possibilidade de formarmos uma banda; por isso, enquanto começávamos a escrever as músicas que viriam compor o nosso primeiro full-length, também procuramos por outros músicos a fim de fechar um ‘line up’. Infelizmente, ou felizmente, nossa busca foi infrutífera e não encontramos ninguém interessante ou interessado em nos acompanhar. Decidimos então que poderíamos fazer a coisa toda funcionar sendo apenas uma dupla. Esse súbito “reinteresse” pelo Doom Metal ainda não era muito forte no Brasil na época, apesar de algumas outras bandas localizadas no Nordeste já estarem produzindo material mais ou menos nesse mesmo período.

Recife Metal Law – Desde 2013 a banda/projeto vem numa sequência de vários lançamentos, entre singles, EPs, Split, full lenght. Mas vale salientar que, atualmente, os dois membros da banda residem em cidades distintas. Então como é trabalhar na composição das músicas para o Witching Altar?
T. Witchlover –
Desde que eu me mudei para Brasília/DF em 2014 começamos a enfrentar o desafio de manter o projeto funcionando à distância. Preciso confessar que a coisa se mostrou mais difícil do que esperávamos, e desde então encaramos inúmeras dificuldades para manter a engrenagem ativa. Muito disso se deve à distância física, claro, mas as atribulações da vida mundana também exercem considerável fator negativo nessa equação. O ano de 2015 foi exclusivamente dedicado aos lançamentos e distribuição dos materiais (nosso primeiro full-length, o split com a banda alagoana Necro, entre outros), mas em 2016 já deveríamos ter iniciado a produção do que virá a ser nosso segundo álbum. Infelizmente as coisas não saíram como esperávamos e acabamos nos atrasando no processo. Entretanto, após algumas conversas entre eu e Vitus, decidimos que em 2017 correremos atrás do tempo perdido para que esse álbum possa surgir com todo vigor. O processo de composição seguirá como de costume: eu componho algumas ideias, Vitus faz o mesmo e depois juntamos tudo para formar os esqueletos das músicas. A única diferença é que agora essa colaboração terá de ser feita a distância, sem as sessões chapadas que costumávamos realizar no nosso covil.

Recife Metal Law – A musicalidade da banda tem suas raízes fincadas na música feita nos anos 70, mais precisamente no Occult Rock, Stoner, Doom Metal, além de passagens psicodélicas. Como surgiu o gosto de ambos os membros por esse tipo de sonoridade?
T. Witchlover –
Particularmente não me sinto atraído pelo termo “Stoner”. Creio que seja um rótulo confuso, indefinido e que, para mim, denota características artísticas/sonoras que não enxergo na nossa música. O “Occult Rock” também acabou se tornando um termo com utilização bastante dúbia nos tempos atuais. Witching Altar toca apenas Doom Metal tradicional, nada a mais, nada a menos. Obviamente temos inúmeras influências de grupos de Rock Psicodélico dos anos 70, Acid Rock e Heavy tradicional, mesmo assim o amálgama principal vem da mistura soporífica de peso, lentidão, negatividade, melancolia e narcose característica das bandas de Doom Metal ‘oitentistas’. De onde surgiu o gosto por essa sonoridade? Creio que do único lugar possível: Black Sabbath clássico. Um caminho sem volta.

Recife Metal Law – Witching Altar, T. Witchlover, Peter Vitus, a parte lírica, parte gráfica… Tudo que envolve esse projeto tem por finalidade reverenciar os ícones que influenciam sua musicalidade?
T. Witchlover –
É uma característica estética comum ao Doom Metal tradicional prestar homenagens aos ícones responsáveis por erguer os alicerces do gênero, sobretudo durante a chamada “quarta onda” do Doom Metal. Sendo assim, pagar tributo aos grandes nomes do passado, bem como trilhar os caminhos por eles abertos, certamente representa boa parte da nossa obra, mas prefiro pensar que vamos além disso. Há outros elementos ligados ao Rock e Heavy clássico no nosso som, sem falar na parte lírica, que de maneira extremamente pessoal traz muito das minhas próprias experiências com pessoas, substâncias, situações e problemas de ordem psicológica/sentimental. Sonoramente falando, não temos pretensão alguma de fugir de nossas influências naturais. Você não verá o Witching Altar enfiando elementos que fujam da proposta enérgica do Heavy/Doom/Rock ‘n’ Roll de maneira aleatória apenas para (supostamente) soar “diferente” ou “original”. Não queremos reinventar a roda.

Recife Metal Law – O primeiro álbum veio após quatro anos de formação do Witching Altar. Lançado em 2015, “Ride With the Devil” recebeu o suporte de alguns selos para o seu lançamento. Como surgiu a oportunidade de ter o trabalho de estreia lançado por esses selos e como vocês avaliam todo o trabalho de divulgação feito pelos envolvidos?
T. Witchlover –
Pelo que me recordo, o lançamento nacional de “Ride With the Devil” surgiu a partir de algumas conversas entre eu e Bruno da Soul Erazer Records (SP). Já tínhamos contato por conta do Beast Conjurator (banda de Death Metal recifense que integrei entre 2009 e 2014) e em algum momento passamos a discutir a possibilidade de lançar o full-length do Witching Altar em CD nacional. Bruno fez alguns contatos e pouco tempo depois tínhamos um grupo de selos empenhados em fazer esse lançamento acontecer. Seremos eternamente agradecidos pelo apoio desses camaradas (além de Bruno, Fábio Shammash do Mythological Cold Towers e Nuktemeron Prods.; Adauto e Odicelaf; Jaime e TheMetalVox). A divulgação do CD nacional foi ótima. Inclusive até hoje recebo mensagens de pessoas interessadas em adquiri-lo e sempre ouço de camaradas de selos/distros que o material vendeu muito bem. Acho muito importante que uma banda de Doom Metal tradicional, um estilo pouco difundido no Underground nacional, ainda por cima brasileira, atinja um número considerável de bangers. Alguns meses depois do lançamento nacional nós fomos procurados pelo selo norte-americano Divebomb Records para uma versão importada do CD. O material acabou saindo com um layout um pouco diferente, trazendo um encarte mais caprichado e uma faixa bônus a mais. Ainda falta sair dois lançamentos de “Ride With the Devil”, a versão em tape, pelo selo potiguar Catamaran Discos, e uma versão em LP pelo selo norte-americano No Slip Records. Por motivos diversos ambos lançamentos estão atrasados. Espero que possam sair ainda nesse semestre.

Recife Metal Law – O primeiro full lenght traz algumas músicas que se fizeram presentes em singles e na única Demo lançada pela banda. Como que essas músicas, anteriormente lançadas, foram trabalhadas para fazer parte do ‘debut’?
T. Witchlover –
Na realidade todas as músicas que saíram no full já estavam devidamente gravadas desde 2012. Como tivemos dificuldades em encontrar selos interessados em lançar um álbum logo de cara, decidimos fazer aquela Demo. Em “Vol.1 Goat” pusemos duas músicas que estariam no álbum e gravamos um cover (“Relentless” do Pentagram). O material acabou chamando a atenção do Gil da Cianeto Discos e esse contato rendeu nosso primeiro lançamento (fora as 66 cópias que havíamos feito por conta própria e esgotaram rapidamente através de trocas e vendas realizadas no Recife e estados vizinhos). A Demo saiu em Pro CD-R nacional pela Cianeto e pouco tempo depois em Pro Tape pelo selo irlandês Sarlacc Records (do lendário Máirtin “Fart” Cormaic). Essa Demo foi importantíssima como ponto de partida para divulgação da nossa música e futuras propostas para outros lançamentos. Tanto o CD quanto a tape são bem difíceis de encontrar atualmente.

Recife Metal Law – “Ride With the Devil” traz dois covers, sendo que “Cromwell” havia sido lançada no single “Ironsides” de 2014. Já “Living Backwards”, do Saint Vitus, veio exclusivamente para o primeiro álbum. Havia a necessidade de colocar tais versões nesse lançamento?
T. Witchlover –
Na verdade não. Os covers foram incluídos a pedido dos selos para figurarem como material bônus. A versão nacional traz os covers de “Cromwell” e “Living Backwards”, já a versão importada traz estes e mais “Relentless”, que havia saído na Demo. Os covers do Reverend Bizarre e Saint Vitus foram gravados em 2013 durante as sessões que renderiam o material utilizado no split com a banda alagoana Necro, lançado em CD e LP pelo selo norte-americano Hydro-Phonic Records. A ideia inicial era utilizar essas músicas em um EP, no entanto, após a proposta da Hydro-Phonic, acabamos lançando as músicas no split. Os covers foram fruto de horas extra que tivemos no estúdio, por isso ficaram “guardados”. “Cromwell” acabou sendo liberada, junto com uma das faixas autorais do split, no single digital “Ironsides”; um material lançado em nosso bandcamp como uma homenagem a uma das bandas mais importantes em nossas vidas miseráveis: Reverend Bizarre!

Recife Metal Law – A parte lírica é baseada em ocultismo, satanismo, drogas... Mas qual forma vocês utilizam para criar tal parte lírica?
T. Witchlover –
No que tange ao “Oculto”, parte das letras estão associadas às minhas visões espirituais pessoais, porém grande parte advém, também, da literatura/cinema de Horror, fatos históricos ligados ao imaginário cristão medieval e ao processo de demonização de pessoas e entidades ocorrido em séculos pretéritos (como os fenômenos de “witchfind”, “witch panic”, “witch trials”, etc.). Já as letras que versam sobre drogas (alucinógenos, sedativos, estimulantes, etc.) partem de experiências pessoais e servem como um lembrete da sua importância em diversos momentos, inclusive durante os processos de composição artística. A criação das letras, stricto sensu, geralmente envolve alguns minutos ou algumas horas tomando umas cervejas e rabiscando num bloco de notas amarrotado ou mesmo no computador. As inspirações podem surgir a qualquer momento, dos mais centrados aos mais triviais.

Recife Metal Law – A arte da capa é uma adaptação de “Inferno” do artista Johannes Sadeler, mas com algo psicodélico em volta da gravura, com o desenho formando, se olhando com atenção, o nome Witching Altar. Lançar um disco que sequer tem o nome da banda “na cara” não foi um grande risco?
T. Witchlover –
Todo o layout do CD, desde a capa, passando pelas gravuras que compõem o encarte, até alguns trechos de obras utilizados aqui e ali, serve a um propósito conceitual/estético bem definido. Nenhuma dessas artes foi selecionada aleatoriamente, existe um respeitoso tributo ao trabalho genial dos “engravers” europeus que ali figuram, tudo em consonância com a temática do disco. Em relação ao logotipo, a proposta é exatamente essa: não possuir um logotipo único ou definitivo. Se você perceber, todos os lançamentos do Witching Altar até o presente momento apresentam logos diferentes. Particularmente não vejo isso como algo “arriscado”. As pessoas deveriam se ater à música e ao conceito da obra como um todo, não apenas a elementos gráficos isolados. Sendo assim, é muito provável que os próximos lançamentos também tragam logotipos diferentes, ou até mesmo logotipo nenhum.

Recife Metal Law – Em estúdio vocês receberam o auxílio de alguns músicos, na bateria, percussão e teclados. Vocês não cogitaram de oficializar esses músicos no Witching Altar e seguir como uma banda, fazendo shows?
T. Witchlover –
Como nenhum de nós toca bateria ou teclado direito, a ideia desde o início era convidar músicos conhecidos para quebrar o galho em estúdio. Já trabalhamos com André Lira, Ricardo Necrogod (Hate Embrace) e Erick MadDög. Nos teclados tivemos a honra de receber apoio de grandes músicos como Ed Staudinger e André Sette (Anjo Gabriel). Apesar de em todas as ocasiões o trabalho em estúdio ter sido extremamente proveitoso com essa galera, pensar em formar um ‘line up’ com eles seria um pouco complicado. Primeiramente porque nós trabalhamos muito melhor como uma dupla, envolver outras pessoas significa envolver outros pensamentos, opiniões, correrias, dificuldades, etc. Fora isso, todos os músicos citados já estão bastante ocupados com seus próprios projetos e bandas. Caso ainda vivêssemos na mesma cidade, seria possível reunir um grupo para nos apoiar em shows ao vivo, infelizmente essa não é mais nossa realidade. Até chegamos a tentar isso a distância, mas acabou não dando certo. De qualquer modo, não desconsideramos a possibilidade de um dia montar um ‘line up’ que nos permita tocar ao vivo, depende apenas da ocasião.

Recife Metal Law – Após o álbum de estreia, vocês não perderam tempo e lançaram um EP, que na verdade foi lançado apenas digitalmente e, em seguida, o selo americano Hydro-Phonic Records fez a proposta que esse material fosse lançado num Split ao lado da Necro, tanto em CD como em vinil. Como surgiu o contato com esse selo americano? Vocês não cogitaram em fazer o lançamento apenas do Witching Altar? Apenas o EP?
T. Witchlover –
A ideia original seria lançar aquelas quatro faixas em um EP exclusivo intitulado “The Monolith”, no entanto, pouco após termos finalizado a masterização desse material, rolou o convite da Hydro-Phonic. A ideia de lançar um split com o Necro já era antiga, desde nossos primeiros contatos com Pedrinho Salvador, logo no início do Witching Altar. A Hydro-Phonic foi responsável por lançar os três primeiros registros do Necronomicon (agora Necro), por isso Pedrinho já tinha uma relação com Travis (dono do selo). Ele acabou me pondo em contato com Travis, que após algumas conversas e audições sugeriu que lançássemos as músicas num split LP com o Necro. Não pudemos recusar a oferta, que na verdade acabou realizando duas vontades nossas: o split com os camaradas alagoanos e o nosso primeiro lançamento em vinil.

Recife Metal Law – Atualmente, a Witching Altar vem trabalhando em algo para lançamento em breve?
T. Witchlover –
Planejamos compor e gravar o segundo full-length (provisoriamente intitulado “The Congregation Bizarre”) durante esse ano. Ainda não iniciamos os processos, mas prevejo que não demore muito. Espero que tudo possa ocorrer conforme o esperado.

Site: www.facebook.com/thewitchingaltar
E-mail: pecattorium@hotmail.com

Entrevista por Valterlir Mendes
Fotos: Divulgação

 
 
Busca no site
 
Veja tambm