Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

Entrevistas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

LAND OF TEARS



Para iniciar minha contribuição ao Recife Metal Law, eu conversei com Robson Souto, vocalista/guitarrista da banda carioca Land of Tears, o qual expôs suas opiniões e me contou algumas novidades do grupo para o ano de 2010.


Recife Metal Law – Salve aliado! Vamos fazer esse bate papo de forma rápida, ok? Desde o começo da banda, em 2000, ocorreram algumas mudanças na formação e também no andamento das composições. Como você poderia definir a banda Land of Tears hoje? Apresente um pouco da trajetória do grupo aos leitores do Recife Metal Law.
Robson Souto –
Como uma criança que nasceu, cresceu e aprendeu com seus erros e acertos, e que está em constante evolução. Eu sempre quis fazer parte de algo importante nessa vida; o Land of Tears sempre foi como um filho pra mim; sempre me dediquei à banda com muito amor e empenho. Já são 10 anos de estrada! Eu poderia dizer que os últimos cinco anos foram muito agitados... Já participamos de várias coletâneas, lançamos duas Demos e um EP, por gravadora; já tocamos nos estados do PR, MG, SP e RJ, é claro! Sempre fazendo o que nós curtimos: tocar o bom e velho Death Metal. Nós já passamos por várias formações e isso sempre é ruim, mas faz parte do negócio. Continuamos na estrada sem desistir!

Recife Metal Law – Você como o líder do Land of Tears pode nos informar se já houve alguma atitude na banda que você ‘não’ fez e que deveria ter feito ao longo desse tempo?
Robson –
Sim! Às vezes esperar por demais para tomar certas decisões. Hoje essas decisões são tomadas ontem! (risos) Não podemos perder tempo com quem não está envolvido realmente com a banda. Estar no Land of Tears é ter compromisso! Eu sou ‘linha dura’ e cobro muito! Às vezes sou até mal interpretado, mas se você quer algo bem feito tem que arregaçar as mangas e fazer da melhor forma possível!

Recife Metal Law – Como você analisa musicalmente os primeiros trabalhos lançados? Acha que eles serviram de base para fazer o estilo mais tradicional do Death Metal feito hoje pela banda?
Robson –
Considero importantes, porque foram à iniciação do trabalho da banda, fazendo parte de nossa raiz criativa. Nosso som, posso dizer que é um pouco de cada fase nossa, seja lá atrás quando tocávamos Death/Doom Metal, quanto hoje mais voltado pro Death Metal, e às vezes Black Metal... O diferencial é saber equilibrar em doses certas.

Recife Metal Law – Depois de anos de luta o Land of Tears conseguiu lançar de forma independente (e profissional) o EP “World of Pain”, o qual, em minha opinião, foi um passo a frente em sua música. Quais foram às dificuldades para gravar e lançar? Atualmente vocês estão compondo algo novo?
Robson –
Como todo processo de gravação no Underground, buscar e encontrar um selo. É óbvio que pesa a grana e tempo investidos também, mas o resultado, antes de tudo, tem que satisfazer a banda, pois se o ‘trampo’ é real como conseqüência vai, mais na frente, agradar aos fãs. No momento estamos compondo um arsenal musical bem interessante.

Recife Metal Law – Vocês estão divulgando o EP... Como tem sido a receptividade dentro e fora do país?
Robson –
A melhor possível, haja vista que o público e mídias especializadas têm elogiado muito nosso trabalho. Demos várias entrevistas para sites e zines, do Brasil e de outros países.

Recife Metal Law – As abordagens nas letras tratam de consequências causadas pelo comportamento ignorante da humanidade e religiões, ou seja, nada fictício. Você acha que algumas literaturas podem influenciar nas músicas e no conceito das letras?
Robson –
À exceção da música “Land of Tears”, que é um conto, a maior parte das nossa letras antigas foram criações sem a influência literária. Porém o novo álbum tem 100% de influência dos grandes poetas e escritores importantes. Tenho lido muito a respeito da antiguidade de nossa civilização e descobri um mar de possibilidades. Podem, sim, influenciar nas composições. Precisa-se ter sensibilidade para fazer bem feito.

Recife Metal Law – Como assim? O próximo trabalho será temático? Fale mais a respeito.
Robson –
Sim, será conceitual, tratando das civilizações antigas e suas respectivas mitologias, como Grécia, Mesopotâmia, Macedônia, Babilônia, Roma, etc. Tenho lido muito a respeito da História Antiga, bem como sua política, artes, guerras e mitos. Tenho certeza que irá impressionar ao público pela riqueza de informações, provando que existe  muito assunto a ser tratado ainda, e que mostra que o Metal pode e deve ser encarado como arte.

Recife Metal Law – Manter uma banda de forma séria e com objetivos é bastante difícil em nosso país. O que é ‘ser’ uma banda ou ‘estar’ em uma banda, em sua opinião?
Robson –
Ter comprometimento, responsabilidade, maturidade, respeito pelo que se faz e com as pessoas com que se trabalha e fundamentalmente, amar o que se faz.

Recife Metal Law – Já que vocês são aqui do Rio de Janeiro, me diga, em relação ao ‘Underground carioca’, qual a sua visão sobre as questões união e apoio? Você acredita que existe essa atitude por aqui ou aquela letra, “Metal Desunido” da Dorsal Atlântica ainda faz sentido?
Robson –
Com certeza faz! Em uma escala de 0 a 10 eu daria 8 para apoio e 5 para união, para não ser taxado de extremista! Pois os dois existem, mas são mal distribuídos. (risos) Muita ‘panela’, isso estraga tudo que é feito com anos de trabalho, pois, às vezes bandas muito boas não têm espaço por conta desses pseudos organizadores e essas ‘bandecas’ de ‘filhinhos de papai’. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, só trocam as cores e endereços dos locais de shows; sempre as mesmas caras mal lavadas. Curioso, né?

Recife Metal Law – Sou integrante de banda também e observo que alguns oportunistas pedem materiais afirmando dar apoio, porém sem nenhum histórico ou referência, no entanto, outros que são contatados não se dão nem o trabalho de responder um simples e-mail. Como você lida com essa situação?
Robson –
Os oportunistas estão aí desde o inicio dos tempos e vão continuar até o fim. Cabe a nós distinguirmos quem presta e quem não presta, afinal educação é igual à inteligência, nem todos nasceram pra ter! Precisamos eliminar esses picaretas, por isso serve de dica: pra quem quer ter uma banda é ter uma boa assessoria de imprensa, isso sim dá certo e ajuda a filtrar o que realmente irá dar alg
um retorno para a banda. Atualmente estamos tendo suporte do pessoal da Music Reunion Prod’s para assuntos relacionados a contatos e atualizações do ‘press release’ da banda. Um trabalho feito por quem realmente está aí como mais um integrante do Land of Tears e afirmo, com total segurança, que é uma parceria que deu muito certo. É o nosso canal direto com o público e a mídia independente Underground.

Recife Metal Law – Não sei se concorda comigo, mas por qual razão as bandas ‘gringas’ de pouca qualidade (ou nenhuma) são mais valorizadas pelo público nacional do que as boas bandas que constituem o cenário do Metal extremo em geral em nosso país? Você entende esse comportamento do público?
Robson –
Entendo! Mas isso não é só no Underground. O brasileiro, de uma forma quase geral, tem essa atitude de valorizar mais o que é dos outros, não dando o devido valor ao que é nosso. Temos que mudar essa mentalidade, afinal nós incomodamos e agradamos mais do que se pensa lá fora! Só que muitos não se deram conta disso.

Recife Metal Law – Com o mercado da música em decadência você acha que uma banda de nível Underground pode ter que tipo de retorno, após tanto investimento? Quais as vantagens e desvantagens que se tem e se vale a pena?
Robson –
Com certeza não é o financeiro, mas mesmo assim no fim das contas o que vale é fazer o que nem todo mundo faz! Querendo ou não, fazemos parte de um seleto grupo. O carinho do público e seu reconhecimento são verdadeiros troféus, isso sim vale à pena! O que não vale a pena já se descarta logo, não tem necessidade de se mencionar.

Recife Metal Law – Você acha que uma banda por ainda estar em nível Underground tem que ter sempre uma postura Underground?
Robson –
Jamais! O dia que você acorda e diz: “a partir de hoje terei uma nova conduta” a sua vida muda, afinal você é aquilo que você pensa ser!


Recife Metal Law – Qual sua opinião sobre organizadores que acham que estão prestando um ‘favor’ abrindo espaço para bandas sérias tocarem em troca da venda de ingressos?
Robson –
O cúmulo do absurdo e da ignorância. Essa conta está errada! (risos) As bandas têm que parar com a ideia de que se não entrarem nessa não vão tocar! Besteira! Um bom planejamento te faz escolher melhor onde e quando tocar!

Recife Metal Law – Quando uma banda impõe sua condição e exige certo tratamento com respeito, algumas pessoas imaginam logo que a banda esta se ‘achando’ somente pelo fato de querer manter a integridade do nome e imagem perante o público. Vocês sofrem por ter tal atitude?
Robson –
Quando tocávamos em eventos organizados por oportunistas e aproveitadores, sim. Mas como deixamos isso no passado, não temos mais esse problema. É uma questão de conhecer com quem esta lidando e vice-versa!

Recife Metal Law – Quais os planos futuros para o Land of Tears?
Robson –
Alcançar todos os horizontes possíveis e ainda não conquistados. Estamos com planos de fazermos shows no Nordeste e nos preparando para uma tour de lançamento do novo trabalho pela Europa, em meados de 2011.

Recife Metal Law – Essa é uma pergunta que pretendo fazer sempre: Como você interpreta o trabalho de sua banda? Como entretenimento ou arte?
Robson –
Sempre como arte! O entretenimento varia de acordo com a percepção de quem tem acesso a sua arte e acredito que é a consequência do que se faz.

Recife Metal Law – Obrigado Robson pela entrevista! Desejo sucesso a banda Land of Tears e o espaço é seu para as considerações finais...
Robson –
Agradeço a todo o espaço dado ao Land of Tears e gostaria de dizer que sem essa real oportunidade o público não teria como nos conhecer. Espero poder levar o som do Land of Tears a todos vocês que nos dão esse suporte e apoio sempre, pois o que fazemos é feito de coração. O nosso sincero muito obrigado!

Site: www.myspace.com/landoftearsbrasil

Entrevista por Chakal
Fotos: Divulgação
 
 
Busca no site
 
Veja tambm