THE AX
O The Ax surgiu numa época em que o Thrash Metal começava a ganhar forças em terras brasileiras. Já se vão 24 anos e a banda continua firme e forte, mesmo com a escassez de lançamentos, que se resumem a Demo “The Crematorium Waits For Us” (1992) e ao agora recém-lançado ‘debut’ álbum “Postcard From Hell”, ambos lançados de forma independente. A banda sempre passou por diversas formações, restando da formação original apenas o guitarrista/vocalista Washington Pedro, grande responsável pela sonoridade da banda, que se manteve intacta durante suas mais de duas décadas de existência. E é o próprio Washington que nos fala sobre o The Ax, sua história, lançamentos e um status quase que ‘Cult’ da banda mais antiga em atividades em Pernambuco.
Recife Metal Law – 1986, ano de surgimento do The Ax, e uma época em que o Thrash Metal começava a ter proporções gigantescas no mundo do Heavy Metal. Essa popularidade do estilo, na época, ajudou, de alguma forma, na formação da banda?
Washington Pedro – Sim! Claro que queríamos fazer exatamente aquele som, mas a falta de recursos nos fez improvisar e então só nos espelhamos nas bandas e criamos nossa própria sonoridade.
Recife Metal Law – E tu lembras como foram os primeiros shows da banda? Como era a organização dos shows e divulgação dos mesmos em meados/final da década de 80?
Washington – O primeiro show foi num bar em Olinda. Chegando lá não podia mais ter o show, então fomos a outro e fizemos. Foi muito precário e ainda tive que levar um amplificador de Camaragibe a Olinda de ônibus.
Recife Metal Law – Mesmo tendo surgido em 1986, o The Ax só veio a lançar sua primeira Demo, “The Crematorium Waits For Us”, em 1992, ou seja, seis anos depois de formada. Por que tanta demora em lançar essa Demo?
Washington – Bem, naquela época já nos preocupávamos com a qualidade, então aguardamos o momento certo para investir numa gravação boa, capa em papel couchê e toda uma produção que nos rendeu bons resultados.
Recife Metal Law – Esse material recebeu diversas críticas positivas na época, porém hoje é um item raro. Foram feitas muitas cópias dessa Demo?
Washington – Fizemos 500 cópias e ficamos sem nenhuma! (risos)
Recife Metal Law – A banda já tocou ao lado de diversas bandas, do mais diversos estilos. O que de proveitoso vocês tiraram ao tocar ao lado de bandas como Dorsal Atlântica, Krisiun, Angra, Monasterium?
Washington – Cara, com certeza a experiência em palco, produção e a postura. Afinal essas bandas têm muito cacife para estarem onde estão.
Recife Metal Law – Creio que o The Ax seja a banda mais velha em atividades em Pernambuco, e apesar de nunca ter findado suas atividades, sempre manteve um status ‘Cult’. Acho que isso se deu ao não lançamento de materiais (álbuns, Demos) pela banda. Tu achas que o The Ax é uma banda ‘Cult’?
Washington – Depende do ponto de vista... Tentamos fazer um som Speed/Thrash, com pitadas de algum estilo mais moderno, sem cair nas mesmices do ‘novo’ nem querer soar como ‘old’. Somos o The Ax e se quiserem nos considerar ‘Cult’, então somos.
Recife Metal Law – A banda está prestes a lançar seu primeiro full lenght, “Postcard From Hell”. Tenho em mãos a cópia promocional desse álbum, com músicas que são puro Thrash Metal, fincado nas raízes da banda. Quando esse álbum será lançado de forma oficial?
Washington – Bem, acho que isso vai acontecer quando fizermos mais cópias pela sonopress e espero que seja o mais breve possível.
Recife Metal Law – Notei que a gravação desse disco está bem ‘crua’. A gravação contida na Promo será a mesma utilizada para o lançamento oficial?
Washington – Sim! Achamos que o resultado final está bem satisfatório. É claro que não se compara as gravações ‘gringas’, mas fazer o quê? Temos que nos contentar com as nossas possibilidades.
Recife Metal Law – Apesar do som direcionado ao Thrash Metal, é nítida a influência Rock N’Roll na sonoridade do The Ax, principalmente na música “Estigma (Generation)”. Quais as principais bandas que influenciaram o The Ax em seu início?
Washington – Meu amigo foram muitas! Mas vou citar algumas: Slayer, Metallica, Anthrax, Death, Rush, Kiss, Black Sabbath, Manowar, Led Zeppelin... Tudo é Rock N’Roll!
Recife Metal Law – Por falar em influência, o álbum contém um cover para “In The Name of Tragedy” do Motörhead. Essa música já estava sendo executada ao vivo. Então foi por isso que vocês a colocaram no CD?
Washington – Como já estávamos executando essa música que é do CD “Inferno” (para mim um dos melhores do Motörhead), achamos que ficaria legal no nosso CD, que se tivesse sido feito há alguns anos atrás seria “Propaganda” do Sepultura.
Recife Metal Law – “All Tolerance” e “Instrumental to Grave Diggers” são músicas instrumentais. Por que vocês decidiram fazer essas músicas dessa forma?
Washington – A princípio, para sairmos do convencional, apesar de que a “All Tolerance” tem letra, mas eu não canto. Louco não?(risos) Quem quiser leia a mensagem! E a “Instrumental to Grave Diggers” é que a letra quem fez foi um antigo baterista, mas quando fomos verificar a mesma era um plágio do poema de Augusto dos Anjos, então resolvemos esquecer a letra e acrescentar instrumental ao título.
Recife Metal Law – Bandas de Thrash Metal sempre abordam temas como guerras, dor, injustiça, entre outros similares em suas letras. Como não tenho as letras de “Postcard From Hell” em mãos, nos diga do que as letras do disco falam...
Washington – Ah! Valterlir, é que sua cópia foi sem encarte. Mas falamos também sobre essas coisas e acrescentamos ocultismo (sem sermos satanistas) e as introspecções do ser humano com toda sua falha e ódio.
Recife Metal Law – Durante suas atividades, o The Ax sofreu várias mudanças em sua formação. Como anda a formação atual da banda e de que forma vocês trabalham para compor e/ou ensaiar, fazer shows?
Washington – A banda hoje consiste num trio, a fim de fazer acontecer. As músicas são compostas por todos, desde que tragam boas ideias e estejam no contexto do qual a banda se propõe; ensaiamos sempre que todos podem e fazemos os shows da maneira mais profissional possível, pois para nós tocar, além de ser uma diversão, é como se fosse nosso trabalho e temos que desempenhá-lo o mais perfeito que pudermos.
Recife Metal Law – Washington, além do The Ax, tu ainda tocas na banda de Thrash Metal Oddium e é proprietário do Estúdio Bay Area, além de sempre estar presentes nos shows que acontecem aí na capital pernambucana, e até no interior do Estado. Muitos de tua época deixaram o Heavy Metal de lado ou se transformaram em ‘ícones’, não indo aos shows ou apenas indo quando sua banda toca. Por que Washington também não virou o ‘rock star’ do Heavy Metal pernambucano?
Washington – Por que sou muito verdadeiro naquilo que abracei; eu amo o que faço e a música pesada é minha vida!
Recife Metal Law – Boa sorte com o “Postcard From Hell” e tomara que o álbum seja lançado de forma oficial o quanto antes. Espaço para considerações finais...
Washington – Agradecemos ao Recife Metal Law, na figura do Valterlir, e torço para que nós possamos fazer mais cópias, dessa vez pela Sonopress, mas considerem o ‘debut’ CD lançado!
Site: www.myspace.com/theaxmetal
E-mail: [email protected]
Entrevista por Valterlir Mendes
Fotos: Divulgação