STATIK MAJIK





O estilo Stoner Metal não é tão difundido assim, tampouco tem muitos adeptos, e mesmo assim a banda carioca Statik Majik (nome retirado de um EP da banda de Doom Metal inglesa Cathedral) se mantém fiel ao estilo desde sua formação, em 2002. Mesmo com a dureza que é fazer um estilo que não ‘está na moda’, e com todos os desafios que é se manter uma banda de Metal no Brasil, o Statik Majik, mesmo com diversas mudanças em sua formação, vem trabalhando arduamente, e no ano passado lançou seu primeiro full lenght, intitulado “Stoned On Musik”. Na entrevista a seguir o Recife Metal Law teve a oportunidade de conversar um pouco com o único remanescente da formação original, o baterista Luis Carlos, e através de suas palavras agora podemos saber um pouco mais sobre o Statik Majik.


Recife Metal Law – Analisando seu tempo de estrada, a Statik Majik não é tão velha, e agora em 2011 completa nove anos de atividades. A banda já gravou diversos materiais, entre Demos, Split, Single, EP e um full lenght, ou seja, é bem ativa. Qual a análise que vocês fazem para esses nove anos de banda?
Luis Carlos –
A análise que eu faço é que a banda veio evoluindo com os trabalhos lançados e podem esperar ainda mais! Mesmo com os problemas que tivemos, com uma parada da Statik Majik, problemas de formação, ainda assim seguimos em frente, acreditando no nosso sonho.

Recife Metal Law – A banda nunca manteve uma formação duradoura, e em seu ‘line up’ apenas você, Luis Carlos (bateria), é da formação original. Por que tanto entra e sai no Statik Majik? Trabalhar com o Luis é tão difícil assim? (risos)
Luis –
Eu sou um cara tranquilo, a única coisa que eu cobro é o que todos devem cobrar: atitude! Se você tem um objetivo e trabalha em grupo, você segue em frente e unido ou não atrapalha e sai da banda. Mas, como eu disse, eu sou um cara tranqüilo. Até pensei em despedir o entrevistador por essa pergunta, mas vi que ele é o chefe do site, então desisti. (risos)

Recife Metal Law – O nome da banda foi retirado de um EP da banda inglesa de Doom Metal Cathedral. Colocar esse nome da banda foi apenas uma forma de homenagear uma de suas influências ou há algo mais por trás do nome Statik Majik?
Luis –
O Cathedral é uma grande influência pra Statik Majik, mas escolhemos este nome porque curtimos, entre as opções que tínhamos na época.

Recife Metal Law – O estilo praticado pela banda, o Stoner Metal, não é tão difundido, principalmente em terras brasileiras. Como vem sendo a aceitação do público em geral para com a sonoridade feita por vocês?
Luis –
Pra ser sincero, esse estilo nem era difundido, porque as bandas de Stoner que já existiam, e eram poucas, nem se misturavam com Metal, então nós fomos os pioneiros do estilo no Brasil.

Recife Metal Law – Ano passado a banda lançou seu primeiro álbum, “Stoned On Musik”, pelo selo Be Mag!ic. Caso eu esteja enganado, esse selo foi criado pela própria banda para lançar esse material. Vocês foram forçados a criar um selo para lançar exclusivamente o álbum da Statik Majik ou ele também fará lançamentos de outras bandas?
Luis –
Eu criei este selo pra lançar a Statik Majik, mas quem sabe no futuro não lan
ce outras bandas? É uma possibilidade. Eu só espero fazer da maneira correta, ou seja, de uma maneira profissional.

Recife Metal Law – Esse álbum conta com nove músicas espalhadas em pouco mais de meia hora de duração. Depois de algum tempo de lançado, como vocês analisam esse primeiro álbum e as músicas contidas nele?
Luis –
“Stoned on Musik” é nosso cartão de visita, e creio que a demora valeu a pena, porque todo o esforço está sendo recompensado pelas ótimas resenhas que temos recebido nas revistas, Web e fanzines, assim como as entrevistas que estão surgindo. Isso é um excelente reconhecimento pelo que temos feito.

Recife Metal Law –“Stoned on Musik” é um álbum bem linear, com músicas bem feitas, indo de momentos mais Doom Metal, passando por algo do Rock ‘setentista’ e culminando em passagens Heavy Metal, como no caso da música que dá nome a banda. Essa mescla foi proposital ou fazer músicas com essas influências é a forma do Statik Majik se expressar, musicalmente?
Luis –
É justamente esse lado heterogêneo do nosso trabalho que faz com que a música da Statik Majik alcance bons resultados, porque a visão que temos pro nosso trabalho é da que sempre seremos Stoner, mas jamais seremos mais uma banda do estilo. Sem pretensões, mas não queremos ser mais uma banda de Stoner vestida de Hippie e com carro antigo na capa.

Recife Metal Law – A música “Peccata Mundi 2 (Blessed Still)” tem a participação do ex-vocalista Flaveus Van Neutralis. Isso mostra que a saída do músico foi amigável, mas qual foi à verdadeira razão para que Flaveus participasse dos vocais dessa música no álbum de estreia?
Luis –
Flaveus é uma pessoa muito querida, por isso a participação no trabalho. Ele foi um cara que trabalhou muito pela banda e nos ajudou bastante quando era membro da Statik Majik, então nada mais justo do que ele participar do CD e ainda mais da “Peccata Mundi”, que tem um lado mais Heavy tradicional e seu vocal tem tudo a ver. Lembrando, também, que a ideia era acrescentar mais riffs e letras pra música. 

Recife Metal Law – Outras participações no álbum são dos guitarristas Anderson Engel e Daemon Ross. Em quais músicas, especificamente, cada um desses guitarristas participou?
Luis –
O Anderson fez as maiorias das guitarras e o Daemon gravou alguns solos, mas em quais músicas, eu não me lembro. (risos)

Recife Metal Law – A capa possui muitos detalhes e, em junção com o título do álbum e nome da banda, criou um aspecto bem psicodélico. Existe um significado especial para a capa de “Stoned on Musik”?
Luis –
“Stoned on Musik” significa “chapado na música”, então a pessoa na capa está ‘viajando’, ouvindo um som.

Recife Metal Law – Com o primeiro álbum lançado, quais são os próximos passos do Statik Majik?
Luis –
Pra este ano a gente está acertando mais produção pros nossos shows e continuaremos a tour promovendo o CD. A gente deve lançar ainda neste ano nosso primeiro clipe e também estaremos lançando um single com uma música nova. Valeu pela oportunidade! Grande abraço Valterlir e Recife Metal Law!

Site: www.myspace.com/statikmajikbrazil
E-mail: [email protected]

Entrevista por Valterlir Mendes
Fotos: Andre Smirnoff e Luciana Pires