AGRESSIVE





O Agressive surgiu em 2009 e, apesar do pouco tempo de formação, já tem na “bagagem” uma Demo lançada, intitulada “Death and Chaos”, a qual, curiosamente, foi lançada no mesmo ano de formação da banda. O começo da banda, como acontece com a grande maioria, foi fazendo covers, mas com o passar do tempo o Agressive decidiu por fazer um som próprio, com um direcionamento voltado para o Thrash Metal ‘old school’. A formação atual da banda é Léo (baixo), Mateus “Pão” (bateria), Diego “Leite” (vocal) e Camilo (guitarra).


Recife Metal Law – No começo o Agressive era uma banda de amigos que se reuniram para tocar covers de bandas influentes do Thrash Metal. Como surgiu a ideia de compor músicas próprias? Esse era o intuito desde o início?
Camilo –
Pois é, quando começamos nós só tínhamos vontade de tocar cover mesmo. Depois de uns ensaios o Léo, nosso baixista, me mostrou uma letra que ele tinha escrito, aí começamos a mudar de ideia. Veio um interesse de começar a fazer músicas próprias e foi no que deu.

Recife Metal Law – Como foi o processo de entrosamento entre os membros e também as composições? Tiveram alguma dificuldade?
Camilo –
O processo foi nada planejado. Nós todos já éramos amigos - moramos no mesmo bairro - e surgiu tudo por acaso. O lance das composições foi um pouco complicado no começo, porque nos não tínhamos a mínima ideia de como se escrever uma letra, mas nós nos reunimos e fizemos a primeira letra, depois foi só pegando o jeito e pronto!
 
Recife Metal Law – A banda foi formada em 2009, e no mesmo ano já gravou sua primeira Demo, “Death and Chaos”, porém a mesma só foi lançada um ano depois. O que aconteceu para que esse atraso ocorresse?
Camilo –
Isso ocorreu pelo fato do problema financeiro da banda, porque nós não trabalhávamos e apenas estudávamos. Esse lance de grana era foda! Nosso dinheiro só dava para os ensaios.

Recife Metal Law – As composições de “Death and Chaos” são todas em inglês. Como foi para vocês compor em outro idioma? Tiveram dificuldade? Por que a escolha?
Camilo –
Na verdade nós escrevemos as letras em português e com a ajuda da internet e um dicionário nós conseguimos passar elas pro inglês. Nós até tentamos cantar em português, só que na hora de encaixar nos riffs era muito complicado. Foi quando tivemos a ideia de passar as letras pro inglês e foi com mais facilidade. E acho que ficou até melhor! (risos)

Recife Metal Law – “Death and Chaos” foi lançada pela Gino Prods. Qual o suporte que o selo deu a banda? E, para vocês, qual a importância dos pequenos distros e selos, que lançam material Underground?
Camilo –
O Gino foi um grande amigo! Ele deu um grande apoio e nós ajudou no lançamento da Demo, tanto na questão financeira como na divulgação. Eu acho que isso é muito importante para essas bandas como “nós”, que estão começando e não tem como divulgar o seu material.

Recife Metal Law – E ao vivo, como são os shows do Agressive e qual a recepção do público?
Camilo –
Nos shows é muito empolgante! Nós estamos sendo bem aceitos pelo publico, eu acho, (risos) Só temos a agradecer a galera! 

Recife Metal Law – Como tem sido a repercussão da Demo? Muitos contatos novos? Já surgiu oportunidades de shows fora de Fortaleza?
Camilo –
Está sendo boa. Nós só temos a agradecer aos caras do Blasfemador que fizeram sua Turnê esse ano e nós ajudaram a dar uma divulgada pelo Brasil. Não apareceu muitos contatos, estão surgindo aos poucos. Por enquando não surgiu nada de shows fora de Fortaleza. Nós estamos no aguardo de algum convite. Por enquanto só aqui mesmo.

Recife Metal Law – Quais os próximos passos da banda? Já se tem algum material novo em vista ou shows?
Camilo –
Nós já estamos trabalhando em um novo material, o qual pretendemos fazer a gravação no final do ano e começar 2012 lançando um material novo pra galera curtir.

Recife Metal Law – O Recife Metal Law agradece e agora fica o espaço para as considerações do Agressive.
Camilo –
Primeiramente eu quero agradecer a galera do Recife Metal Law, especificamente ao Netão do Ataque Violento, e queria agradecer a galera aqui de Fortaleza que comparece as nossas apresentações, que bate cabeça e quebra tudo nos circle pits! THRASHH ATTACK!

Site:
www.myspace.com/agressivece
E-mail: [email protected]

Entrevista por Netão Guimarães
Introdução por Valterlir Mendes
Fotos: Divulgação e Arquivo Underground