SODOMIZER
O Sodomizer pode não ser uma banda bem conhecida no meio Heavy Metal nacional, mas isso se deve as suas atitudes sérias e voltadas ao engrandecimento do Underground, sem se vender ou passar por cima de ninguém para chegar ao topo. A banda surgiu em 1999, e tem a sua frente o baixista Leatherface que ao lado do guitarrista/vocalista Warlock estão na banda desde o seu início. Além do Sodomizer, os músicos também participam de outras bandas, e na entrevista a seguir ficaremos sabendo de todos os detalhes, passando por lançamentos, turnês, visão sobre o Underground... Confiram!
Recife Metal Law – Recentemente houve uma mudança na formação da banda, com a saída do baterista Zombie e a entrada de Guilherme Incitatus. Como vem sendo a adaptação do novo baterista, levando em conta que ele também toca na banda de Heavy Metal paulista Comando Nuclear?
Leatherface – Três meses antes de partimos para Europa, Zombie não estava mais na banda. Com sua saída entrou Papa Jupiter, que é um grande amigo meu, e num breve período gravou duas faixas que devem sair em dois splits (um com a banda Italiana Hands of Orlac e outro com a banda Paulistana Nightmare); fomos para Europa, tocamos cinco datas com ele na formação ainda como membro oficial, mas na volta ele recebeu uma proposta de trabalho, qual o impossibilitaria de tocar, gravar e etc. Ele foi muito profissional e amigo ao conversar comigo declinando de uma data de um show com muita antecedência para conseguirmos outro baterista para tocar, num show que estava marcado em São Paulo. Resolvi não desmarcar esse show e liguei para meu amigo Guilherme, baterista da banda de Heavy Metal Paulistana Comando Nuclear. Em uma semana ele tirou todo nosso ‘set list’! Fomos para sua casa ensaiar e, tanto no ensaio como no show, tudo correu perfeitamente. São Paulo não é tão distante e não podíamos deixar o cara perfeito para o cargo das baquetas passar. Ele agora é um membro oficial. Um fato curioso: na sua entrada para o Comando Nuclear, ele foi convidado nas vésperas de um show, tocou muito bem no evento e foi convidado para a banda também. É um grande baterista, já era um grande amigo e agora com ele no Sodomizer só temos a caminhar para frente, pois ele tem grande força de vontade e empenho dentro da banda.
Recife Metal Law – É do nosso conhecimento que a banda já tem duas novas faixas gravadas para dois 7’EP splits. Que splits são esses, com quais bandas serão divididos e qual a previsão para o seu lançamento?
Leatherface – O primeiro vai sair com a banda de Doom Metal Italiana Hands Of Orlac, pela Horror Recs. Será um 7’EP vinil, contendo uma faixa de cada banda. O outro será com a banda Paulistana Nightmare (tocam um Metal, Rock N’Roll, na linha Motörhead, bem sujo e sem leis). Mesmo formato e uma faixa de cada banda também. Sem previsão de lançamento ainda.
Recife Metal Law – Além de participação nos splits, a banda já está com sete novas músicas prontas, as quais farão parte de seu próximo álbum. Com quantas músicas o novo álbum contará e qual será seu título?
Leatherface – Já temos em torno de sete músicas prontas e estamos trabalhando no restante das faixas. Não sei dizer ao certo o número de faixas, sempre acabamos gravando músicas extras no estúdio que vão para splits ou entram no álbum mesmo (como no caso da “Cenobites”, por exemplo). O nome do álbum será “Confessioni Di Un Cannibale” (está em Italiano e significa “Confissões de um Canibal”). Mais uma vez é uma homenagem ao Terror Italiano, ao qual somos muito ligados devido ao trabalho de diretores como Dario Argento, Lucio Fulci, Mario Bava... A violência e horror é uma arte que os Italianos dominam muito bem e está presente em nossos pesadelos sonoros.
Recife Metal Law – No ano passado, também, vocês dividiram com o Hellkommander o split “Making the Devil Work”, lançado no Brasil pela Morbid Tales Records. Esse trabalho veio envolto em bastante cuidado, inclusive trazendo um pôster. Como vocês avaliam esse lançamento para a carreira da banda?
Leatherface – Esses split foi um grande trabalho em parceria com a Morbid Tales e estou muito satisfeito com ele. O pôster com a arte da capa ficou sensacional e algumas pessoas ainda não conheciam minha outra banda com o PoisonHell (nessa banda ele toca guitarra e está nos vocais ) e com o meu amigo Adramaleck (que gravou o primeiro álbum do Sodomizer, “Tales of the Reaper”). Executamos um Death Metal cru, sem frescuras. São quatro faixas do Sodomizer e cinco do Hellkommander.
Recife Metal Law – Sim, tivemos a honra de comentar aqui o “Making the Devil Work’’ e notamos realmente uma grande influência do terror Italiano e também certo gosto pela biografia de alguns assassinos em série. O disco apresenta diversos elementos mesclados. Fale um pouco do conceito criativo desse trabalho, desde a ilustração de frente de capa, onde os sociopatas Charles Richard Ramirez e Jeffrey Dahmer, o canibal recrucificando e comendo pedaços de Jesus Cristo, até o conteúdo das letras, que também citam outros assassinos seriais, como o americano Carl Panzram (1891/1930).
Leatherface – A Itália é o berço do horror Gore. Existia uma tradição na Itália de copiar os filmes de sucesso, tanto de Westerns quanto de Horror, mas eles não apenas seguiam a fórmula, como acrescentavam muito mais violência. Eu sempre trago a temática de assassinos em séries para temas de músicas, leio sobre o assunto sempre, vejo filmes, documentários... A capa eu dei a ideia ao talentoso Sickness 666 (já fez capas do Impiety e outras bandas bem terríveis). Ali você encontra o Charles Manson e o Richard Ramirez crucificando Jesus Cristo. Manson se declara Jesus reencarnado em pecado, assim esta dando fim ao impostor, e Ramirez é o Diabo, então está fazendo seu trabalho. Meu conceito favorito é o de Dahmer, o Canibal, comendo as entranhas de Cristo. Ele se converteu ao cristianismo na cadeia, nada mais certo do que provar o corpo de seu messias.
Recife Metal Law – Esse split terá uma edição em vinil, a ser lançada pela Dying Victims Productions. Como surgiu essa oportunidade e como os maníacos por vinil, no Brasil, poderão adquirir esse material?
Leatherface – Já conheço o Florian, dono do selo, há alguns anos. Ele edita o zine Thrash Attack, e tinha lançado o primeiro álbum do Hellkommander, “Death to my Enemies”, na versão K-7, com algumas faixas bônus, uma capa diferente. Ele agora vai lançar o split do Hellkommander com o Farscape, “I Piss on Your Grave”, no formato 7’EP vinil, uma faixa de cada banda de um lado). Eu devo estar em contato com o artista da versão em LP desse lançamento e espalhar essa praga pelo Underground em breve. Não sei dizer a data de lançamento, mas já estamos (a gravadora e eu) conversando sobre os preparativos do layout e etc. Acredito que logo a fábrica deve estar prensando esse trabalho em LP.
Recife Metal Law – Ano passado, mais precisamente em outubro, o Sodomizer tocou na Europa (Alemanha, Dinamarca, Suécia, Londres e Finlândia). Porém nas apresentações ocorridas houve uma mudança na formação, já que Zombie, Warlock e PoisonHell não foram. Como foi fazer esses shows com uma formação que não precisamente era o Sodomizer?
Leatherface – Eu marquei esses shows sozinhos, com a ajuda de amigos antigos que fiz ao longo dos anos na Europa. Ficou claro que PoisonHell não poderia ir devido a suas obrigações com o trabalho e depois Warlock veio a mim e disse que devido ao seu trabalho não liberar suas férias nesse período seria impossível ele ir também. Warlock disse para eu, além de tocar, assumir os vocais nesses shows, e foi o que eu fiz. Contratei o guitarrista da banda Sign of Evil, que tocou conosco algumas datas nesses shows, Papa Jupiter, na época, já era baterista e membro do Sodomizer, sendo assim 50 % do Sodomizer estava nesses shows e tínhamos um guitarrista conosco para segurar as guitarras devido à ausência dos nossos guitarristas. Os shows foram maravilhosos. Essa pequena (e primeira) tour foi desorganizada, pois eu fiz tudo sozinho e ocorreram pequenos imprevistos, mas nada que tirou o brilho desse grande momento na caminhada do Sodomizer dentro do Underground. Fiz grandes amigos, conheci pessoalmente grandes amigos de anos de contato que tive por cartas e depois e-mails. Voltaremos em breve com mais datas e mais organizados.
Recife Metal Law – Ainda sobre relançamentos em vinil, o terceiro álbum da banda, “Jesus is Not Here Today”, lançado pela gravadora japonesa Deathrash Armageddon, será lançado em LP pela Horror Records. A intenção da banda é ter todos os seus álbuns lançados em vinil?
Leatherface – Sim, essa sempre foi uma meta traçada pela banda. Amamos esse formato e ele tem uma grande demanda dentro do Underground. Somos o Sodomizer, e é muito importante ter todos nossos lançamentos no formato vinil.
Recife Metal Law – Além dos lançamentos em vinil, a banda também está colocando no mercado alguns relançamentos em K-7, como, por exemplo, os álbuns “The Dead Shall Rise to Kill” e “Jesus is Not Here Today”, pela gravadora portuguesa Heavy Steel. O que isso acrescenta a carreira da banda, por se tratar de um relançamento num formato praticamente extinto?
Leatherface – O K-7, assim como o vinil, está vivo e tem uma boa procura pelos Hellbangers maníacos. Sempre que temos uma proposta boa lançamos nossos trabalhos em K-7. Isso nos traz mais possibilidade de lucrar com as vendas, acrescentando o K-7 como item de nosso catálogo e investir o dinheiro na banda com gravações, por exemplo.
Recife Metal Law – Voltando a falar sobre o split com o HellKommander, a música “Desespero” teve sua letra inspirada no romance homônimo de Stephen King. Quais autores servem de inspiração para as letras do Sodomizer?
Leatherface – Em “Blessed by the Virus of Death” e “Bring Your Dead” (ambas estão em nosso segundo álbum, “The Dead Shall Rise to Kill”) já tínhamos feito isso, inspirados no romance “Dança da Morte”. Sou um grande seguidor e fã do trabalho de Stephen King e assim que li seu livro, “Desespero” (altamente recomendável a qualquer um que queira se iniciar como leitor desse monstro sagrado), resolvi trabalhar com Warlock numa música em homenagem a esse livro e dediquei a música a ele. Outras virão, pois ele escreve compulsivamente, me dando muito combustível para escrever. Autores como Marquês De Sade, Cormac Maccarthy, Anton La Vey, HP Lovecraft, Neil Gayman, Charles Bukowsky, Alan Moore, Edgar Alan Poe, Sir Artur Conan Doyle e outros, alimentam minha mente para escrever sobre horror, morte, caos e todo tipo de desgraça que você puder imaginar.
Recife Metal Law – Pulando um pouco o assunto e falando de outras novidades que trocamos ideias pessoalmente, e me deixaram curioso, compartilhe com os leitores do site... O Hellkommander, que é a outra banda que você e PoisonHell fazem parte, ainda esse ano vai gravar o segundo álbum e já tem até título, “Hell is More Beautiful Than Heaven”, e ainda tem mais uma banda nova chamada Satan Worship, que vai gravar o álbum de estreia esse ano ainda. Conte-nos detalhes desse monte de novidades e explique onde vocês arrumam tempo para ter vários projetos ‘andando’ paralelamente no mesmo ritmo...
Leatherface – O Hellkommander está com o segundo álbum pronto. Logo vamos entrar no estúdio para registrar esse novo trabalho que, como você mencionou acima, virá com o título “Hell is More Beautiful Than Heaven”. Não vai ser nada bonito ou polido, será nosso álbum mais sujo, feio, cru, subversivo e perigoso. O Satan Worship é uma banda nova comigo no baixo e vocal. Vamos gravar em breve e conto com alguns amigos convidados para registrar o álbum de estreia que virá com o título “I’m the Devil”. Eu já fiz todas as músicas e as minhas velhas influências de Venom, Motörhead, Danzig, GG Allin, Carnivore, Black Sabbath, estão lá, em todos os barulhos que virão nesse primeiro álbum. A questão do tempo para gravar, compor, ensaiar e tocar ao vivo fica fácil de administrar quando você disciplina seus horários e compromissos, se programando previamente. O fato de estarmos sempre produzindo é porque gostamos muito de gravar e espalhar nossos álbuns pelo Underground.
Recife Metal Law – Você confirma a informação que o Sodomizer está voltando para Europa em 2013? Conte-nos mais sobre o que vai rolar...
Leatherface – Comecei a marcar os shows. Ainda é cedo para soltar as datas completas, quanto tempo estaremos lá fora e quantos shows serão, mas vamos voltar sim. Dessa vez o Sodomizer vai junto com o Hellkommander e será mais infernal.
Recife Metal Law – A capa de um LP do Sodomizer foi feita pelo renomado artista Americano Mark Riddick. Fale um pouco dessa versão em vinil e como rolou o contato com Mark...
Leatherface – Ele me adicionou no Facebook e eu vi seu portfólio. Seu trabalho é fenomenal! Eu o contatei para fazer uma arte para nossa camisa que está dentro do CD “Jesus is Not Here Today” – a versão da capa, que saiu no formato CD, foi feita por mim e pelo meu amigo Adriano “The Savage”. Ele ficou encarregado também da versão em LP do “Jesus is Not Here Today”, que será lançado pela Horror Recs. Mark também toca na banda Fetid Zombie (Death, Gore, Zombie, Metal, Holocaust). Mark é um cara muito legal, sem frescuras e totalmente voltado ao verdadeiro Underground, trabalha com bandas renomadas e Undergrounds, que estão começando. Esperamos no futuro voltar a trabalhar com ele em artes para nossas camisas ou capas de nossos lançamentos.
Recife Metal Law – Apesar do trabalho extremamente relevante, o Sodomizer não é uma banda que aparece no ‘cast’ de vários eventos. Na verdade a banda tem mais de dez anos, mas fez poucas apresentações ao vivo. Se observarmos a conduta de muitas das bandas do nosso Underground, em um primeiro momento parece que vocês estão remando contra a maré, visto que muitas dessas defendem que banda para ser considerada banda deve estar na estrada, fazendo shows e mostrando seu trabalho, mesmo que em caráter de ‘divulgação’. Explique por qual razão o Sodomizer escolheu essa postura.
Leatherface – Sempre fomos contra a maré, simplesmente porque a maré é PODRE. O Sodomizer NUNCA participou de concursos de bandas, NUNCA pagou para tocar ou pagou entrevistas e matérias em revistas ‘especializadas’; NUNCA tocou em qualquer condição em eventos de merda e NUNCA vai tocar. Se um promotor de show não tem dinheiro para pagar as bandas, pagar seu transporte, por que diabos ele está tentando organizar um show? Se eu entrar em um restaurante para almoçar e eu não pagar a conta depois de comer eu vou preso. As bandas não se valorizam e quem não se valoriza tem de se ferrar. Seria tudo simples se as bandas se organizassem e boicotassem esses filhos da puta, mas o fogo no rabo por palco é tão grande que eles passam por cima do seu próprio orgulho e valores para brincar no seu mundo de faz de conta de ‘rock star’. O Underground no Brasil e Rio de Janeiro principalmente, se tornou um PUTEIRO SEM CAFETÃO. Somos a favor da divulgação, não de se prostituir como uma puta velha sem dentes que vai para cama com qualquer um a qualquer hora como tantas bandas daqui fazem.
Recife Metal Law – Recentemente a banda se apresentou no Nordeste, em Natal/RN. Como foi essa experiência fora do eixo RJ/SP?
Leatherface – Diferentemente dessa latrina que é o Rio de Janeiro, encontramos pessoas sérias, e totalmente comprometidas com o Underground, como no Underground de São Paulo. Tudo que foi prometido foi cumprido e além dos maníacos de Natal, estavam presentes insanos de Recife, o que tornou a noite mais memorável. O Underground do Nordeste é forte, unido e organizado, tudo em prol de eventos de alta qualidade para prestigiar bandas dedicadas, que estão lutando por seu espaço de forma digna. O show foi maravilhoso, o público animal e todos da produção foram impecáveis conosco.
Recife Metal Law – Agradeço o tempo cedido em nome de todos aqui do site e deixo as últimas ‘linhas’ para suas considerações finais e/ou qualquer outra novidade ou colocação que complemente mais nossa troca de ideias...
Leatherface – Obrigado a você Chakal e ao Recife Metal Law pelo espaço cedido. O Sodomizer segue seu caminho sozinho e de cabeça erguida, contando com aqueles, que assim como nós, compartilham a devoção pelo verdadeiro Metal. Maníacos Hellbanguers interessados em nossos lançamentos e outros merchandisings entrem em contato pelo e-mail: [email protected]. METAL E HORROR SEMPRE! 666...
Sites:
www.myspace.com/thetruesodomizer
www.reverbnation.com/sodomizer
Entrevista por Valterlir Mendes & Chakal
Fotos: Divulgação e Marco Manzi