ARENA METAL





O site Arena Metal surgiu em 2009 com o propósito de abrir espaço para bandas de Pernambuco e do Nordeste, inclusive, inicialmente, foram distribuídos alguns folhetins com as notícias do site e algumas entrevistas. Tendo a sua frente Hugo Veikon, bem conhecido no meio Underground de Pernambuco por ter participado de bandas como Abyss of Darkness e Empire Shadows, o site vem crescendo ao longo dos anos, e atualmente não se limita a apenas divulgar bandas do Nordeste. Seu conteúdo também não se limita a apenas entrevistas e resenhas, tendo outros focos, porém todos relacionados à música. O criador do Arena Metal nos fala um pouco à respeito do mesmo...


Recife Metal Law – Como surgiu a ideia de montar o Arena Metal e de onde veio à inspiração para o seu nome?
Hugo Veikon –
Bem, eu sou alucinado pelo Heavy Metal e desde o final de 90’s para o começo de 2000 eu tocava em bandas, porém senti uma carência de algum meio de comunicação com foco na cena local, embora existisse sua pessoa que sempre deu uma força a cena local e nacional. Enfim, com base nessa ideia e como eu estava afastado das bandas, ou seja, eu estava sem tocar, resolvi dedicar o pouco tempo que me restava para alimentar um blog e foi assim que surgiu o Arena Metal. Então, o espaço blog na época era um pouco limitado e acredito que hoje ainda seja, por isso resolvi mudar a plataforma para site, hospedando o mesmo é um host, com ajuda de alguns amigos – Willian e Andrezza Ganny – que me ajudaram a alimentar o site com fotos e/ou resenhas. Não posso esquecer que ainda tiveram outros colaboradores (quem tiver interesse em ver os nomes dos outros veja lá no site), mas esses foram os que realmente se dedicaram bastante. Atualmente apenas Willian e eu encaramos com a mesma força o site que está aí desde 2009. Também foram distribuídos dez edições de folhetins, cada edição com tiragem de 150 unidades, de forma gratuita, para aqueles que não tinham acesso à internet, mas buscavam por atualizações. Paramos com a distribuição dos folhetins, pois a internet se tornou uma ferramenta mais acessível.

Recife Metal Law – A equipe do site já foi maior. Quais são os maiores percalços para que se possa montar uma equipe grande e ativa para o site?
Hugo –
A dificuldade é justamente ter garra para encarar o trabalho com responsabilidade, dedicação acima de qualquer coisa. A gente (Willian e eu) já informamos que nosso site é aberto para receber informações, bem como acolher pessoas que tenham real interesse em colaborar com o mesmo, lembrando que nosso foco sempre é primordialmente a cena Metal de Pernambuco e de forma secundária o Nordeste e, breve, todo o território nacional. E continuamos com o que temos.

Recife Metal Law – Inicialmente o site tinha como intuito fazer entrevista apenas com bandas do Nordeste, mas isso mudou, já que bandas de outras regiões estão tendo espaço. Por que inicialmente apenas bandas do Nordeste participavam com entrevistas?
Hugo –
Foi bom você perguntar sobre isso. Nós focávamos muito em nossa cena, Pernambuco, mas muitas bandas de fora do Estado nos procuram bem mais que as daqui. Daí continuamos com grande foco em nossa cena Metal de Pernambuco e, de forma secundária, nos outros Estados do Brasil. Não tínhamos como limitar. Já tínhamos liberado a parte de entrevista e programa de ‘podcasting’, agora vamos liberar cada vez mais espaço. Muitas bandas de fora de nosso eixo nos procuravam e notamos que para incentivar a participação de bandas locais seria interessante abrir aquele espaço para as bandas de todo o território, além do nosso Nordeste. Sem falar que com isso poderíamos apresentar as bandas de fora para os promotores de evento de nossa região e esse resultado de apresentação conseguimos alcançar. Algumas bandas que entrevistamos conseguiu contato para realização de show aqui em Pernambuco, pois estreitamos esse contato.

Recife Metal Law – De que forma são trabalhadas as resenhas e entrevistas? Os membros da equipe sofrem influência de algum meio de comunicação especializado?
Hugo –
Dividimos as atividades de forma bem prática: quem tem tempo ou oportunidade e puder desenvolver a atividade. Normalmente eu faço as resenhas de materiais fonográficos e de alguns shows, fotos, entrevistas, filtro de nota, entrevista para “speed chat”, diagramação para as artes de nosso calendário e seleção das bandas para o ‘playlist’ do programa Insana Harmonia. Já Willian fica encarregado de resenha de alguns shows e de algumas fotos, bem como articular contatos. Quanto à influência de algum meio de comunicação não é normal isso acontecer, mas nada nos impede de publicar quando os meios solicitam e as notas sejam de acordo com nossas diretrizes (notas do verdadeiro Heavy Metal, ou seja, nada de White).

Recife Metal Law – Com relação às bandas, como vocês procuram pesquisar acerca das mesmas? Há um estudo prévio para que determinada banda participe do site?
Hugo –
Não há uma escolha. Às vezes as bandas nos procuram em busca de divulgação; às vezes é interesse nosso pela banda, ou até mesmo quando a banda está em evidência. Para as bandas participarem do site ela só não pode ter envolvimento com o movimento White. Existem outros sites/blog que apóiam, nós não. Cada um com seu movimento. E para que as bandas participem do Programa Insana Harmonia precisamos apenas que elas nos envie uma música em MP3 para nosso e-mail: [email protected].

Recife Metal Law – Hugo Veikon é o idealizador do site e, além do Arena Metal, toca na banda Falling In Disgrace, é designer e tem sua vida cotidiana. Como tu arranjas tempo para conciliar as coisas?
Hugo –
(Risos) Cara, você sabe muito bem o que é isso, pois você também tem sua vida profissional, alimenta o site Recife Metal Law, edita o Zine Máquina do Metal e ainda colabora com uma caralhada de sites/blogs. Eu vou levando na medida do possível. O Arena Metal normalmente eu alimento no meu trabalho mesmo. A banda Falling In Disgrace ensaio apenas nos domingos e minha vida cotidiana eu sempre consigo tempo. Basta ficar longe de computadores ou um fone de ouvido. (risos)

Recife Metal Law – O site conta com diversas seções. Qual (is) é (são) a (s) mais difícil (eis) de se manter atualizada (s)?
Hugo –
Pelo jeito deu pra ver que é a de equipe, né? (risos) Brincadeiras à parte, acredito que as seções mais difíceis sejam as resenhas de shows, porque precisamos estar lá para realizá-la; as notas atualizadas e os Programa Insana Harmonia, porque preciso parar cerca de uma hora para editar.

Recife Metal Law – Atualmente as notícias pululam por causa da rapidez da internet. Como elas chegam até o Arena Metal? Vocês pesquisam notícias ou as bandas encaminham pra vocês?
Hugo –
Realmente as notícias são muito rápidas e muitas das notas que entram no site são enviadas pelas bandas, outras pelas suas assessorias, ou pesquisadas na casa do Arena, a internet, ou até mesmo em Rede Social.

Recife Metal Law – Falando em internet, algumas bandas usam desse artifício para encaminhar seu material promocional. O Arena Metal trabalha com arquivos em MP3?
Hugo –
Não é comum o Arena Metal disponibilizar áudio em MP3, quando as bandas enviam o áudio apenas para resenhar. As músicas são baixadas apenas por mim e resenho, e nunca informamos o link, mas quando uma banda solicita (autorizando pelo menos por e-mail) colocamos sim para download, como rolou com as bandas Plague Inside, Antropofagia, Falling In Disgrace, entre outras. Embora o nosso programa Insana Harmonia fique disponível para download, mas nessa ocasião a pessoa baixa o programa completo.

Recife Metal Law – Em Pernambuco sempre ocorrem eventos, seja de pequeno, médio ou grande porte. Nosso Estado sempre abrigou ótimos shows. Como vocês trabalham esse lado dos shows, para que o site possa fazer a cobertura dos mesmos?
Hugo –
Verdade, Recife está tendo shows com muita frequência. Normalmente quem faz resenha de shows é Willian, porque eu não tenho tanto tempo livre para ir a todos os shows. Já Willian, apesar também de seu pouco tempo, se aventura a ir a quase todos. Quando eu posso ir ao show eu faço questão de resenhar e quando um de nós já resenhou a banda umas três vezes ai é hora revezar. Já conseguimos resenhar dois eventos na mesma noite. Esse foi uma loucura, mas conseguimos.

Recife Metal Law – Já foi lançado pelo Arena Metal, em parceria com o Programa Holocausto, uma coletânea, que reuniu bandas de Pernambuco e Minas Gerais. Essa parceria continuará? Pensam em fazer uma espécie de intercâmbio para realização de shows?
Hugo –
Bem, sobre isso primeiramente agradeço a você pela belíssima resenha desse material, publicada no Recife Metal Law, e respondendo a questão: foi muito honroso fazer parte dessa empreitada junto com o programa Holocausto. Não podemos afirmar que terá outra coletânea em parceria com eles, porque nem sempre a gente pode ficar tirando dinheiro de nosso bolso pra suprir os furos que aparecem quando se encara um negócio desse tipo. Mas temos ideia de fazer outros materiais fonográficos, preciso apenas me planejar melhor para outro artefato. Quanto aos shows, já realizamos um aqui na capital: foi o Primeiro Arena Metal Festival, acredito ter sido o maior evento de Metal aberto já realizado até hoje. Posso comprovar isso, pois temos um DVD com esse show. Mas acredito que realizar intercâmbio ainda não é o momento. E a outra novidade é que vamos abrir cada vez mais espaço para as bandas de todo território nacional.

Recife Metal Law – Quais são as maiores pretensões do Arena Metal? Existe alguma entrevista ou matéria que no futuro seja um objetivo do site?
Hugo –
Gostaria de te agradecer pelo reconhecimento e parabenizar pelo seu trabalho. Conheço-te há um bom tempo e sei que com você todas as bandas têm oportunidade. Respondendo a questão: sempre temos maiores pretensões. Estamos com novas ideias para divulgar cada vez mais as bandas de nosso Estado e todo território nacional, sobretudo as que têm menos divulgação, porque sempre algumas bandas em nosso Estado têm mais destaque, divulgação ou participação em shows pelo elo de amizade. Nada contra, porém acredito que existem outras bandas que merecem ser mencionadas, tanto as bandas da Região Metropolitana como as que se encontram em outras regiões mais distantes.

Site: www.arenametalpe.com.br

Entrevista por Valterlir Mendes
Fotos: Divulgação