Officium Triste e Deathwhite: novos lançamentos em vinil
Formado em 2012 a partir de vários remanescentes de bandas de Metal Extremo bem estabelecidas, o Deathwhite foi criado como um meio de explorar novos caminhos para seus membros. Por sua vez, o som da banda é fortemente influenciado por Katatonia, Paradise Lost de meados dos anos 90, Alcest, Ghost Brigade e o início do Anathema, criando uma paisagem de Metal melódico e sombrio sem limites. O fio da melodia, escuridão e composições memoráveis e cativantes é o objetivo principal do Deathwhite, com letras explorando as armadilhas da existência e da religião organizada.
O EP “Ethereal” é a primeira versão sonora completa da banda, gravada na primavera de 2014 e apenas um ano depois, um EP seguinte, “Solitary Martyr”, foi lançado. Ele exibe uma sensação mais aguçada de profundidade e versatilidade do que seu antecessor. A Ardua Music compila os dois EPs em um único vinil, remasterizado para este lançamento por Dan Swanö na Unisound, dando um toque ainda mais fresco a este lançamento já tão especial. A banda comentaria: “Estamos, é claro, exultantes com a notícia. Há muito tempo desejamos ter os dois EPs lançados em vinil. Somos gratos por David e Ardua Music estarem fazendo isso por nós. O lançamento é limitado a 200 unidades. Cópias em vinil branco e inclui encarte exclusivo”.
Começando na Holanda em 1994 depois de mudar o nome de Reïncremated, Officium Triste é uma das poucas bandas do século passado que ainda toca Doom/Death Metal do jeito que deve ser! Depois de seu LP de estreia de sucesso, “Ne Vivam” (Teutonic Existence Records, 1997), a banda se tornou uma das principais bandas europeias de Doom/Death quando outros compatriotas estavam mudando para outros estilos. Quatro anos depois, o selo ‘cult’ Displeased lançou “The Pathway”, mostrando que, sem dúvida, Officium Triste veio para ficar. A sequência com “Reason” (2004) inclui algumas das faixas mais clássicas do gênero, como “In Pouring Rain” ou “The Sun Doesn’t Shine Anymore”.
Após o sucesso de “Reason”, a banda estava em alta e os anos de turnê e composição de novo material se seguiriam antes que o Officium Triste lançasse um novo álbum. Nada menos que incrível viria com “Giving Yourself Away” (Displeased, 2007), com os riffs esmagadores da abertura “Your Eyes” ao épico fechamento com “Master of Your Own Demise”, o álbum mostra a banda no seu melhor, abraçando todas as faixas de Doom Metal para fazer um clássico próprio.
O vocalista Pim Blankenstein comentaria: “Estamos conversando sobre fazer relançamentos em vinil de nossos álbuns anteriores há muito tempo. Quando conversei com David da Ardua Music sobre esse desejo, concordamos em fazer essas edições limitadas. E garantimos que ambos os álbuns ficou realmente ótimo. Desde a arte renovada e a escolha da cor do vinil até as grandes remasterizações que Greg Chandler fez. Tanto ‘Reason’ quanto ‘Giving Yourself Away’ receberam todo o amor que merecem. Como banda, não poderíamos ficar mais feliz com esta colaboração”.
Os álbuns estão disponíveis no site da Ardua Music: arduamusic.com.