Dieth: disponível no Brasil o álbum de estreia
A grande força do Death/Thrash Metal chamada Dieth, formada pelo baixista vencedor do Grammy David Ellefson, o guitarrista/vocalista sueco indicado ao Grammy Guilherme Miranda (ex-Entombed A.D.) e o baterista Michał Łysejko (ex-Decapitated), colocou a metalsfera em chamas quando lançaram o seu single de estreia (e que agora também é uma faixa do novo álbum), “In The Hall of the Hanging Serpents”, em meados de 2022. A faixa foi recebida com aclamação dos fãs e da mídia e marcou o emocionante ressurgimento desses três renomados músicos, reunindo-se como uma nova força musical após anos de silêncio.
E em 2023, a espera finalmente acaba com o lançamento do álbum de estreia do Dieth sob o título “To Hell And Back” que foi produzido pela própria banda, com mixagem e masterização de Tomasz Zed Zalewski no Zed Studios em Chechło, Polônia.
O álbum representa novos começos: musicalmente, liricamente e para os próprios membros da banda. Tecendo um fio sinistro de um implacável Death Metal embebido em tecnologia, com rápidas batidas Thrash e até mesmo ostentando a primeira performance vocal principal de David Ellefson numa das faixas, o Dieth ultrapassou os estereótipos dos gêneros musicais tocados anteriormente pelos membros para criar uma inesperada, mas carismática e dinâmica nova pegada sonora que marcará o gênero por toda a eternidade.
Abrindo com uma fascinante introdução acústica, a primeira faixa que dá nome ao álbum traz um feroz ataque de Death Metal com vocais dominantes. O poder palpável do tenaz trio torna-se imediatamente evidente, com ataques de percussão diversificada, um baixo profundo e envolvente, riffs técnicos e criativos, um solo exorbitante e uma apaixonada batalha lírica, provando que o álbum será de uma magnitude inexorável.
Faixas como “Dead Inside” e “Don’t Get Mad ... Get Even!” mostram a faceta Thrash do Dieth, enquanto hinos do Death Metal como “Wicked Disdain” e “The Mark of Cain” apresentam diabólicos solos de arrepiar os cabelos e ritmos vertiginosos muito bem apoiados por uma base esmagadora de pura agressão. Um dos destaques, a faixa “Free Us All”, flerta com o ritmo do álbum, misturando passagens sinuosas e agressivas com interlúdios de baixo retrô com produção psicodélica, seguido pela faixa “Heavy Is The Crown” que é uma potente aplanadora com um belo groove Stoner, um refrão oscilante e um solo carregado de Blues. A poderosa e reflexiva balada “Walk With Me Forever” mostra a estreia como vocalista principal de David Ellefson, cantando sobre a intensa perda de um ente querido e sua memória proporcionando a força necessária para continuar.
Terminando com a intensamente bela “Severance”, “To Hell And Back” prova que o Dieth não é apenas mais um projeto paralelo ou “supergrupo”, mas sim a reencarnação coletiva de três renomadas forças do Heavy Metal que, ao aproveitar sua própria dor e conflito, entregaram um emocionante novo capítulo que nenhum fã de Metal vai querer perder!
O Dieth conseguiu ultrapassar qualquer estereótipo de estilo/gênero, criando um novo som cheio de carisma, rico em inovadores riffs de guitarra, grooves de bateria compactos, proeza técnica, vocais guturais e melodias cativantes.
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Napalm Records. Adquira sua cópia aqui.
Fonte: Shinigami Records/Napalm Records