Cyhra: já disponível “The Vertigo Trigger”, novo álbum




 
Faz tempo que o Cyhra, fundado pelo vocalista Jake E (ex-Amaranthe) e pelo guitarrista Jesper Strömblad (ex-In Flames), deixou de ser uma reminiscência das antigas bandas da dupla para ter a sua própria identidade. Juntamente com o guitarrista Euge Valovirta (ex-Shining) e o baterista Alex Landenburg (Kamelot), a banda lançou dois aclamados álbuns: “Letters To Myself” (2017) e “No Halos In Hell” (2019). E agora em 2023, a banda – que apresenta o seu novo membro, o guitarrista Marcus Sunesson (ex-The Crown/Engel) – está pronta para retornar à ação com seu terceiro e mais poderoso álbum, “The Vertigo Trigger”.
 
“É incrível Finalmente ter novas músicas para lançar! Nós nos esforçamos muito para descobrir qual seria o futuro da música do Cyhra e devo dizer que estou impressionado com o resultado. Tanto com o álbum quanto com a composição das músicas!”, diz o vocalista Jake E. “Acho que fizemos uma sequência fantástica para nossos dois primeiros álbuns mas, ao mesmo tempo, também conseguimos modernizar a composição das músicas. Posso garantir que nenhum fã do Cyhra ficará desapontado! Mal podemos esperar para que o mundo ouça o que criamos. Isto é ‘The Vertigo Trigger’!”.
 
O novo álbum, que certamente pode ser considerado o mais sombrio e aventureiro da banda até hoje, foi gravado entre os meses de julho e novembro de 2022 e foi inteiramente produzido pela própria banda, com o guitarrista Euge Valovirta assumindo a parte da mixagem.
 
“Este é o primeiro álbum que produzimos nós mesmos e acabou soando exatamente como eu o ouvia na minha cabeça antes mesmo de começarmos a gravá-lo”, diz Euge. “[Porém] Ainda queríamos que o (produtor de longa data) Jacob Hansen participasse, então ele fez a masterização e eu fiz a mixagem. Estou muito orgulhoso disso. E de nós. Algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul (risos)”.
 
“É tão bom ter um novo álbum chegando. Mantivemos o som essencial do Cyhra, mas ao mesmo tempo, o atualizamos e o melhoramos um pouco”, acrescenta o guitarrista Jesper Strömblad. “Eu amo o que Euge fez na mixagem e sei que vocês não ficarão desapontados!”.
 
“Para mim, este é um sucessor perfeito para os nossos dois primeiros discos. Tem todas as marcas registradas do Cyhra, mas é um pouco mais Rock ‘n’ Roll, mais cru, do jeito que gravamos”, acrescenta o baterista Alex Landenburg. “E, além disso, a ótima mixagem de Euge e a masterização de Jacob Hansen são uma combinação terrivelmente boa!”.
 
Além de ser o primeiro álbum autoproduzido, “The Vertigo Trigger” também é o primeiro álbum do Cyhra a apresentar o novo guitarrista Marcus Sunesson. “É o primeiro dos três álbuns do Cyhra em que toquei guitarra e também contribuí no processo de composição. Foi um processo divertido e muito criativo, mas também desafiador, pois queríamos abrir novos caminhos para fazer o melhor álbum possível do Cyhra. Estou tão feliz e orgulhoso deste álbum que é uma fera!”, diz Marcus. “Desta vez, respiramos fundo e mergulhamos para explorar um lado um pouco mais sombrio, progressivo e moderno de nós mesmos. [Mas] Ainda soa como o Cyhra que todos vocês conhecem e amam. Este álbum definitivamente vai explodir algumas cabeças. Vocês vão adorar!”.

Antes mesmo do lançamento, o novo álbum teve uma resposta arrebatadora dos fãs ao vivo na bem-sucedida turnê pelo Japão em janeiro de 2023!
 
“Com exceção da faixa ‘Ready To Rumble’, que lançamos como um teaser do álbum em setembro de 2022, era importante para mim não lançar músicas durante os dias mais sombrios da pandemia, quando não podíamos fazer turnês, apenas porque eu estava com medo de matar meus queridos fãs por não poder experimentar essas músicas ao vivo”, diz Jake E. “Estou grato por termos esperado. Porque depois de experimentar todo o novo álbum durante 9 shows (!) no Japão em janeiro, agora sabemos, sem dúvida, que este álbum é um sucesso ao vivo, e mal posso esperar para que o resto do mundo nos veja no palco!”.
 
E apesar do guitarrista e fundador Jesper Strömblad estar ausente nos shows ao vivo da banda, os fãs ficarão felizes em saber que ele esteve muito envolvido durante todo o processo de composição e gravação de “The Vertigo Trigger” e a banda espera ansiosamente por seu retorno quando ele estiver pronto.
 
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia clicando aqui.
 
Fonte: Shinigami Records/Nuclear Blast Records