Violator: vídeo “Scenarios os Brutality - 10 anos”





Scenarios of Brutality (2013-2023)
Profecia imprevista de uma década perdida


O segundo full-lenght do Violator, “Scenarios of Brutality”, gravado em julho de 2012 num vilarejo no interior da Alemanha, marca o compromisso definitivo da banda com as causas políticas da esquerda latino-americana. Lançado em meio às explosões contraditórias de junho de 2013, o disco tinha o conceito de cada canção trazer um conflito recente do país para o holofote.

Genocídio indígena, escravidão contemporânea, direito ao aborto, luta pela terra, racismo... são todos temas abordados pelo álbum, a partir de eventos reais e recentes para tentar traçar um panorama do nosso continente como um espaço do conflito, mas também da resistência. Na época, já sabíamos que não se tratavam de problemáticas passageiras, mas que revelavam uma antiga estrutura de dominação.

O que não podíamos imaginar naquela época é que o que nos aguardava era um mergulho numa década que os “Cenários de Brutalidade” se tornaram mais reais do que qualquer pesadelo. Com a ascensão da extrema-direita, militares de volta ao poder e uma quantidade de mortos jamais vista por toda nossa geração.

Vimos temas como “Endless Tyrannies”, sobre nunca termos conseguido julgar os militares por seus crimes, ou “Echoes of Silence”, sobre o massacre de indígenas pelo agronegócio, ganharem uma trágica legitimidade. Ao mesmo tempo que temas como “Respect Existence or Expect Resistance” se tornaram uma fonte de força e resiliência em tempos difíceis e de explosões de alegria no fim da pandemia e na derrota do neofascista.

Nesse vídeo, “Scenarios of Brutality 10 anos”, uma conversa de amigos conduzida pelo jornalista Guilherme Gonçalves, falamos um pouco sobre tudo isso e celebramos uma década do álbum que estaríamos felizes em não ter acertado como destino coletivo.

Violator
Fevereiro de 2024.

*Vídeo: Scenarios Of Brutality - 10 Anos*
Lançamento dia 01/03/24

Entrevista: Guilherme Gonçalves
Captação: Arthur Vieira e Bernardo Paniago
Montagem e Cor: Arthur Vieira
Still: Paula Parreira
Arte Gráfica: Fernando JFL
Locação: Filial do Rock