Evergrey: novo álbum já disponível no Brasil



 
 
Com de mais de 30 anos de existência, um dos maiores mestres do Metal de Gotemburgo, o Evergrey, está ainda muito longe de diminuir o ritmo. O quinteto, liderado pelo fundador, vocalista e guitarrista Tom S. Englund, apresenta em 2024 seu décimo quarto álbum de estúdio, intitulado “Theories of Emptiness”. Sem dúvida alguma, este novo álbum é um dos trabalhos mais dinâmicos que a banda já criou ao longo de sua impressionante carreira.

“Theories of Emptiness” foi produzido pelo próprio Englund e o baterista Jonas Ekdahl, e mixado por Adam “Nolly” Getgood (ex-Periphery), que trabalhou em estreita colaboração com a banda desde o início, trazendo à tona a vivacidade do perfil sonoro geral do álbum. Para completar o trabalho de produção do álbum, a masterização ficou a cargo de Thomas “Plec” Johansson (Soilwork, The Night Flight Orchestra, Onslaught, The Gems, Eleine e muitos outros).
 
Desde o lançamento de seu álbum de estreia, o clássico “The Dark Discovery”, em 1998, o Evergrey presenteou seus devotos fãs com 13 álbuns de estúdio que retratam imagens sombrias e emocionais perfeitamente apoiadas por elementos do Heavy Metal melódico e progressivo. “Theories of Emptiness” é o sucessor do aclamado pela crítica “A Heartless Portrait (The Orphean Testament)”, de 2022, que entrou nas paradas mundiais em 3º lugar na Suécia (na categoria “Álbum de Metal”), ficou em 5º lugar na categoria “Top New Artist Albums” nos Estados Unidos, em 7º lugar na Finlândia e em 12º lugar na Alemanha.
 
“Para nós, progredir é fundamental”, afirma Tom S. Englund ao falar de “Theories of Emptiness”. “Estamos empenhados em garantir que nossa música permaneça inovadora e evite ficar estagnada. A cada álbum, nos esforçamos para introduzir algo novo: um sabor único, um tom ou acorde diferente, novos vocais nas nossas composições ou técnicas de produção inovadoras”.

De fato, nenhuma pedra deixou de ser revirada. As faixas foram criadas para se equilibrarem mutuamente: desde os tons agressivos de “Misfortune” que contrastam com a abertura alegre de “To Become Someone Else”, até a balada “Ghost of my Hero” que leva aos riffs furiosos de “We Are the North”. A primeira faixa do álbum, “Falling From the Sun” (que é a sequência da faixa “Ominous”, de “A Heartless Portrait [The Orphean Testament])”, e a seguinte, “Say”, entrelaçam o peso com teclados hipnotizantes e partes instrumentais imprevisíveis, como também se ouve em “The Night Within”. Em “Cold Dreams”, a inconfundível voz de Englund é acompanhada por Jonas Renkse, vocalista de um dos ícones do Metal sueco, o Katatonia, combinação que brinda uma performance estelar e destaca outra faceta intensa do álbum. Além disso, a filha de Englund, Salina, faz os exuberantes backing vocals que melhoram ainda mais a dinâmica da música. Terminando de forma tranquila, “Theories of Emptiness” retrata exatamente o que é o vazio, primeiro com a envolvente 
Our Way Through Silence e depois com a faixa-título que, com um tímido piano, nos faz racionalizar todos os nossos sentimentos mais íntimos. Navegando pelos reinos da escuridão e da luz, “Theories of Emptiness” nos leva por uma montanha-russa cuidadosamente equilibrada, mostrando o som em constante evolução do Evergrey.
 
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Napalm Records. Adquira sua cópia em DIGIFILE com CONTRACAPA EXTRA aqui.
 
Fonte: Shinigami Records/Napalm Records