Blind Guardian: já disponível regravação do quarto e clássico álbum de 1992




 
O Blind Guardian orgulhosamente apresenta “Somewhere Far Beyond Revisited”, uma regravação completa deste clássico e marcante álbum dos titãs do Power Metal da Alemanha.
 
Depois dos três álbuns terem sido lançados pela No Remorse Records, “Somewhere Far Beyond”, de 1992, marca a estreia da banda em uma gravadora grande, a Virgin Records, e abriu as portas para o mercado japonês, resultando em uma presença muito mais ampla na cena Metal global. Depois de encontrarem o equilíbrio certo entre velocidade, peso, melodias, drama e refrães irresistíveis em “Tales From The Twilight World” de 1990, o quarto álbum de estúdio aprimorou à perfeição essa abordagem, evoluindo ainda mais em um nível conceitual e uma abordagem cada vez mais ousada do alcance sonoro do Blind Guardian.
 
Em “Somewhere Far Beyond”, a banda experimentou pela primeira vez teclados, orquestrações e elementos folk, este último se manifestando na música mais conhecida do grupo e clássica ao vivo, “The Bard Song (In The Forest)”, enquanto outras faixas como “Ashes to Ashes”, a rápida “Journey Through the Dark” ou “The Quest For Tanelorn” se conectaram bem com os álbuns anteriores, mas ofereceram um impulso adicional na dinâmica.
 
Avancemos agora 30 anos! A ideia de regravar o álbum se originou dos ensaios para os shows de 2022 no Rock Hard Festival e Hellfest, como Hansi Kürsch explica nas notas detalhadas do encarte: “A ideia original não era fazer uma regravação. Enquanto ensaiávamos para os shows de aniversário, chegou o coronavírus e não tínhamos certeza de que esses shows aconteceriam. Ainda queríamos comemorar o aniversário do álbum e, se não pudéssemos incluir uma versão ao vivo, inicialmente pensamos que poderíamos pelo menos gravar os ensaios”.
 
Não 100% satisfeitos com essas versões brutas, o Blind Guardian decidiu ir com tudo, sabendo do risco de ser desaprovado pelos fãs que consideram regravações uma blasfêmia total. “Tentamos recapturar o que fizemos em 1992, mas compensar a juventude com experiência habilidosa, embora de uma forma faminta. Nunca discutimos grandes mudanças, mas com mais de 30 anos de experiência e nossa formação atual, esses ingredientes já adicionam um novo tempero a isso”.
 
Com as faixas básicas gravadas em um ambiente ao vivo, “Somewhere Far Beyond Revisited” é mais enxuto e mais focado no impacto em termos de arranjos de guitarra, mas mantém todas as harmonias e melodias essenciais do álbum original. “Finalmente terminamos com esta legal versão híbrida”, acrescenta André Olbrich. “Combinamos a forma de tocar as músicas como hoje, mas, ao mesmo tempo, realmente tentamos capturar aquele espírito do Speed Metal do início dos anos 1990!”.
 
“Somewhere Far Beyond Revisited” é uma homenagem refrescante e poderosa a um dos álbuns mais influentes de toda a história do Metal alemão, que abriu caminho para a carreira internacional do Blind Guardian, que continua muito forte até hoje, além de impressionar com toda a classe e qualidade pelas quais estes pioneiros são conhecidos e respeitados desde que começaram sob o nome de Lucifer’s Heritage, três décadas atrás.
 
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia, em versão simples com slipcase, aqui.
 
Fonte: Shinigami Records/Nuclear Blast Records