THUNDER STEEL





‘Death To False Metal’, ‘Poseurs Will Die’, ‘Metal Forever’! Todos os bordões da antiga escola do Metal são gritados pelo grupo natalense Thunder Steel. Genuíno representante do romântico Heavy Metal oitentista que grita palavras de ordem e conclamação headbanger. Conduzi, em junho, uma pequena entrevista por E-mail com Fred Keyster (guitarra) e Berg (vocal).

Recife Metal Law – Quais são as influências sonoras do Thunder Steel? Eu já assisti a vários shows do grupo e parecia que estava calcado na sonoridade do Manowar...
Fred Keyster –
Realmente em nossas músicas há mistura de diversas bandas, destacando-se a pegada mais voltada para o Manowar. Mas de acordo com cada música que se passa no CD-Demo, vemos um pouco de Running Wild, Judas Priest, etc.
Berg A. Tepes – Concordo que o Manowar é uma grande influência, porém não é a única, pois temos outras como Iron Maiden, Running Wild e Judas Priest.

Recife Metal Law – A formação atual está há quanto tempo?
Berg –
Essa formação que gravou o CD-Demo “War Metal”, já tem um pouco mais de um ano.

Recife Metal Law – Cite as maiores dificuldades na confecção do CD-Demo “War Metal”.
Berg –
As maiores dificuldades que a banda enfrentou tratam-se em relação à experiência, pois até então não tínhamos a menor experiência de estúdio ou confecção de partes gráficas. Com isto cometemos alguns erros que procuraremos não repetir no futuro.
Fred – A falta de patrocínio também pesou muito; a banda bancou 100% de tudo! Tivemos que abdicar muitas coisas em relação a isso. Mas conseguimos o nosso maior desejo, que era finalizar o CD-Demo o quanto antes. Dificuldades sempre surgirão, mas estamos aqui pra lutar e almejar vitória em nossas batalhas.

Recife Metal Law – Não há os devidos créditos por cada composição. As letras e músicas são de quem?
Fred –
Geralmente as letras são feitas pelo Berg, enquanto que as músicas são feitas por todos durante os ensaios. O interessante é que primeiro fazemos a harmonia musical, criamos riffs de uma hora pra outra, tudo naturalmente. As músicas nascem naturalmente, e quando elas são criadas instrumentalmente, Berg as batiza e intitula de acordo com cada pegada e riff, para em seguida nascerem às letras.

Recife Metal Law – Notei uma presença forte do baixo nas faixas. Um segundo guitarrista faz falta ao vivo?
Berg –
Com toda certeza, principalmente quando as músicas foram feitas para duas guitarras.
Fred – Desde o princípio da banda fizemos músicas voltadas para duetos de guitarra. Ao vivo temos que fazer da mesma forma! Para isso, há pouco mais de dois meses, entrou um novo integrante na banda, Hery Linderberg. Fechando o quinteto.

Recife Metal Law – A cena potiguar está forte? Falem sobre as bandas locais que vocês apreciam.
Berg –
Realmente a cena potiguar está bastante forte, com bandas sérias que trabalham duro. Como por exemplo, o Comando Etílico, Expose You Hate, Nighthunter, Primordium, Deluge Master e o Killing Fields. Essas bandas são dignas de todo apoio e respeito de nossa parte.

Recife Metal Law – Considero que todas as possibilidades do estilo Heavy Metal esgotaram-se e está morto enquanto evento de massa. Há chance ainda para o Heavy Metal?
Berg –
Em primeiro lugar: o Heavy Metal não está morto! O que acontece é que em nosso país o Metal não é tratado da mesma maneira que é nos outros países, como Alemanha ou Japão, que tratam música como arte. Então fica difícil o Metal alcançar a massa, porém o Heavy Metal jamais morrerá!
Fred – Acredito que é pura questão cultural. Vivemos em um lugar em que se predomina o forró, o brega, entre outros regionais da terra. Onde a mídia (rádios) é quem dita o que é sucesso ou não. O Heavy Metal é diferente, pois não é só uma música ou estilo. É como uma religião, uma filosofia, pois quem realmente gosta do Metal sabe que o mesmo está vivo, seja onde estiver.

Recife Metal Law – Espaço aberto para uma mensagem do Thunder Steel.
Berg –
Queremos agradecer a você, irmão, por este espaço, que para o Thunder Steel é motivo de honra e de orgulho. E agradecer a nossos irmãos do Metal por todo apoio que sempre recebemos, sem o qual não seria possível estarmos nessa batalha em prol do nosso amado e valoroso Heavy Metal. E metálicas saudações para todos os verdadeiros headbangers. Morte a todos os falsos e inimigos do Metal!

Contatos: A/C Gilberg de Melo Viana. Rua Henrique Vital, 66 – Jardim Lola. São Gonçalo do Amarante/RN. CEP: 59.920-000.
Fones: (84) 8805-9900/8855-7475
E-mails: [email protected] / [email protected]

Entrevista por Bruno Bruce
Fotos: Divulgação