STORMENTAL
Pode-se dizer que a Stormental é a banda brasileira que mais vem ganhando notoriedade fora do país. Com apenas três anos de formação (surgiu em 2006), a banda já fez duas turnês na Europa, tendo um álbum, um EP e um DVD, além de dois singles. Usando a internet ao seu favor, como o próprio vocalista Alexei Leão diz na entrevista a seguir, a banda vem divulgando, com força, seu nome no meio Metal, porém faltando um pouco mais de atenção por parte da mídia brasileira. Sobre as dificuldades em se manter e fazer shows com uma banda de Heavy Metal no Brasil, entre outros tópicos, o Recife Metal Law teve uma conversa com a Stormental, que pode ser lida a seguir...
Recife Metal Law – A Stormental é uma banda relativamente nova, porém já contando com um bom respaldo na cena Heavy Metal nacional. A que se deve essa exposição positiva da banda?
Alexei Leão – Acho que tudo se resume a trabalho e dedicação. Quanto ao som, também tentamos sempre inovar dentro do Heavy Metal, além de sempre buscar alternativas com relação à divulgação e apresentações.
Recife Metal Law – Para se ter uma idéia da competência da banda, vocês, no ano de fundação (2006), fizeram uma turnê na Europa. Como surgiu essa oportunidade e como foram os shows realizados no Velho Continente?
Alexei – Quando iniciamos em 2006, o myspace não era tão popular por aqui, mas nós já tínhamos o nosso antes mesmo da banda estar completa 100% (no final de 2005). A partir daí começamos a divulgar nossas pré-produções e testes com guitarristas, para contatos, amigos e fãs de nossos projetos anteriores. Assim, quando a banda ficou completa em janeiro de 2006, nossa divulgação era baseada principalmente no myspace e como já rolava bastante no exterior, pintaram alguns convites para tocar na Europa, antes das pessoas ouvirem falar da gente aqui no Brasil. Então foi mais natural começar por lá.
Recife Metal Law – A banda parecia já está totalmente preparada, pois 2006 foi um ano de grandes realizações, ou seja, fundação do Stormental, turnê européia, lançamento do primeiro álbum... Como vocês conseguiram tudo isso em tão pouco tempo?
Alexei – Cara, tudo o que fazemos no Stormental é planejado com cuidado, nada é por acaso. Nossas experiências anteriores nos deram a base necessária para sabermos melhor o que, e como, funcionam as coisas. Logo, nossas ações são mais objetivas e os resultados aparecem mais rapidamente.
Recife Metal Law – Por falar no homônimo primeiro álbum, antes mesmo de seu lançamento oficial, ele foi disponibilizado gratuitamente para download no site oficial da banda. Por que vocês tomaram essa decisão? Isso não chegou a atrapalhar nas vendas do mesmo?
Alexei – Não cara, na real, acho que ajudou. Hoje em dia pouca gente compra CD, virou quase um item para colecionadores. Ele ainda é importante para mostrar a cara da banda, dar credibilidade e tudo mais, mas é impossível lutar contra o mp3, então a melhor forma é usar essa ferramenta a seu favor. Quanto mais gente conhecer a banda mais shows faremos, pois tocar ao vivo é o principal motivo da banda existir.
Recife Metal Law – Ainda falando sobre downloads, vocês parecem ser mesmo adeptos desse tipo divulgação, já que o EP “Unleashing the Madness” também foi lançado primeiramente neste formato, para depois figurar na forma física. Podemos dizer que o download é um grande aliado do Stormental?
Alexei – Com certeza! O download de músicas deve ser aliado de toda banda, atualmente. Então a gente prefere que as pessoas baixem nosso material direto do nosso site oficial, onde podemos garantir a qualidade dos arquivos.
Recife Metal Law – Com apenas um álbum e um EP lançados, em 2008 vocês soltaram no mercado o DVD “Mental Live Storm”. Como vem sendo a divulgação e aceitação desse material, tanto pelos admiradores da banda, como por quem ainda não conhecia o som do Stormental?
Alexei – Até agora muito boa. Estamos recebendo somente críticas positivas, principalmente por se tratar de um DVD independente. Caprichamos em todos os sentidos nesse material, desde a captação de áudio e vídeo até a capa e encarte. O melhor é que tudo foi feito por nós mesmos, produzimos, mixamos e editamos tudo, então o orgulho é ainda maior. (risos)
Recife Metal Law – O material principal desse DVD foi um show realizado no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis/SC, cidade natal da banda. O local escolhido para realização do show, como mencionado, foi um teatro, onde o público ficou sentando, assistindo o show de vocês. Vocês não acharam meio estranho, um show de Heavy Metal com o público sentado? (risos)
Alexei – (risos) Sinceramente não! Porque mesmo sentados, a energia do público estava lá e foi bem presente durante a apresentação. Queríamos que quem fosse ao show, pudesse apreciar 100% da apresentação, assistindo tudo tranqüilamente com qualidade de som e luz, o que apenas um teatro pode oferecer.
Recife Metal Law – Todos os músicos do Stormental mostram precisão em seus respectivos instrumentos. Vocês estudam música ou já participaram de outras bandas, as quais, de certa forma, influenciaram na musicalidade atual que vocês praticam?
Alexei – Todo mundo estuda bastante e todos na banda vivem através da música. O Marcos (bateria) e o Hique (guitarra) dão aulas de seus respectivos instrumentos e trabalham acompanhando outros artistas também. Eu e o meu irmão Andrei (baixo) temos um estúdio de gravação. Então respiramos música o tempo todo. Quanto a outras bandas, todos já trabalharam em outros projetos no meio do Metal. E, com certeza, tudo o que você ouve e todas suas experiências anteriores te influenciam de alguma forma, sem dúvida.
Recife Metal Law – Além do DVD, vocês também lançaram, ano passado, um Pen Drive USB de quatro gigabytes, intitulado “Full Pack 2008 (version 1.0)”, contendo toda a discografia e videografia da banda, além de uma faixa bônus exclusiva. Isso, sem dúvida, foi algo inovador para uma banda de Heavy Metal. Esse trabalho se limitou a ser divulgado apenas no meio Heavy Metal?
Alexei – Para o Stormental, o público alvo são os fãs de Heavy Metal, pois é o nosso público, é quem queremos atingir. Mas por se tratar de algo novo, diferente, acabou nos rendendo uma boa repercussão na mídia em geral. O ‘Full Pack’ é uma tentativa de apresentar aos fãs algo especial e buscar alternativas ao mp3. Sabemos que não é algo definitivo, mas o pen drive é uma ferramenta que todo mundo usa hoje em dia.
Recife Metal Law – E o jingle de natal lançado, “Metal no Ar”? Qual foi o intuito para lançar esse jingle? Ele fez parte de alguma programação de rádio?
Alexei – Então, quando se fala em jingle muita gente pensa em propaganda, rádio... mas nós chamamos “Metal in the Air” de jingle, pois, além de ser mais curta, músicas natalinas são normalmente chamadas assim. Quanto ao intuito... (risos) como as canções que se referem ao natal são normalmente chatas ou falam sobre coisas que não tem nada há ver com nossa realidade, decidimos fazer uma música sobre esse tema, mas que não perdesse a nossa essência, que é o Heavy Metal.
Recife Metal Law – Ah, e a letra desse jingle é o que todos headbangers esperam receber no natal! (risos)
Alexei – Ah sim! Sem dúvida! (risos) Cerveja com os amigos, diversão com as mulheres e Metal no ar...
Recife Metal Law – Atualmente o Stormental vem trabalhando no espetáculo intitulado “Perception Of The Other”, escrito em parceria com a Siedler Cia. de Dança. Esse trabalho mistura Dança Contemporânea e Heavy Metal, e já teve sua estréia no dia 28 de junho do corrente ano. Tal espetáculo será lançado esse ano, no formato de CD e DVD. O que vocês poderiam nos falar mais a respeito desse material?
Alexei – “Perception of the Other” é uma combinação inusitada entre Heavy Metal e Dança Contemporânea. Um mistura de show e espetáculo de dança, tratando sobre percepções humanas. Vida, morte, poluição, a forma como nos relacionamos e como reagimos ao sermos afetados por um objeto ou por outro ser. Esses são os ‘temas’ desse nosso novo trabalho. É algo conceitual e diferente, misturando dois universos tão distantes, mas que ‘casam’ muito bem. É algo para abrir a cabeça das pessoas. O lançamento ficou adiado para o começo de 2010; está dando mais trabalho do que o esperado, pois queremos fazer algo matador. Sairá em formato de CD e DVD.
Recife Metal Law – Apesar da notoriedade que a banda vem ganhando e até tendo feito uma turnê na Europa, a banda nunca fez uma turnê pelo Brasil. O que falta para isso se solidificar?
Alexei – Na verdade fizemos duas turnês pela Europa (em 2006 e 2008). Tocamos pouco no Brasil porque está muito difícil arrumar shows. Até as bandas grandes como Sepultura e Angra, que mesmo juntando as forças, estão tocando pouco. As distâncias e, conseqüentemente, os gastos com transporte, também dificultam bastante. Como moramos em Florianópolis, ir para o exterior fica mais barato do que ir para o Nordeste, por exemplo, pois hoje em dia é mais fácil marcarmos dez shows seguidos na Europa, com cachê bom, do que marcar dois por aqui. Queremos muito tocar mais no Brasil, mas até agora não foi possível devido a nossa realidade, infelizmente!
Recife Metal Law – Agradeço ao tempo cedido ao Recife Metal Law. O espaço fica para uma mensagem final aos leitores do site e fãs da banda...
Alexei – Muito obrigado a todos que leram essa entrevista até aqui, e muito obrigado ao Recife Metal Law pela oportunidade e pelo apoio dado às bandas brasileiras. Saúde, sucesso e muito Metal na veia de todo mundo!
Site: www.stormental.com.br / www.myspace.com/stormental