Eloy Fritsch, tecladista do Apocalypse, receberá Prêmio




 

O compositor, tecladista, professor e pesquisador Eloy Fritsch receberá na próxima terça-feira, dia 28 de abril o “Prêmio Açorianos de Música - Menção Honrosa”, pela sua contribuição ao cenário musical gaúcho.

A entrega do “Troféu Açorianos” será realizada no Teatro São Pedro em Porto Alegre a partir das 20:30 horas. A entrada é franca e a cerimônia será televisionada ao vivo pela TV-COM da RBS, retransmissora gaúcha da Rede Globo. Na ocasião, será exibido um vídeo sobre a trajetória do músico.

 

Eloy F. Fritsch iniciou sua carreira musical em 1983 quando criou, com seus amigos de escola, o grupo de Rock Progressivo Apocalypse, o mais representativo do gênero no sul do Brasil. Ao utilizar diversos sintetizadores e teclados eletrônicos, o músico começou a se destacar através de sua atuação nos palcos e gravações. Em 1993, o Apocalypse assinou contrato com a gravadora MUSEA da França para lançamento de três CDs na Europa, divulgando a música feita no Rio Grande do Sul para o mundo todo. Em 25 anos de carreira, o Apocalypse já lançou dez álbuns e dois DVDs.

Eloy Fritsch foi escolhido por quatro vezes como o melhor tecladista de Rock Progressivo do Brasil, em eleição realizada pelo site Rock Progressivo Brasil (RPB) - www.rockprogressivo.com.br. Em 1991, Fritsch recebeu o prêmio de melhor instrumentista no FestPop e em 1999 foi escolhido o melhor tecladista do festival ProgDay na Carolina do Norte, quando o Apocalypse gravou seu álbum duplo ao vivo nos Estados Unidos. Fritsch também já foi matéria nas revistas “Keyboard” (EUA), “21st Century Music” (Itália), “E-dition” (Holanda) e nas brasileiras “Teclado & Áudio”, “Música & Tecnologia” e “Cover Teclado”.

Paralelamente ao Apocalypse, Eloy Fritsch também desenvolve uma vitoriosa carreira solo voltada para a composição em estúdio com sintetizadores e teclados eletrônicos. O músico já lançou oito álbuns instrumentais e suas composições foram selecionadas para várias coletâneas lançadas em diferentes países: Le Melleur du Progressif Instrumental (França), Margen (Espanha), Mellotron (Argentina), E-dition (Holanda), Planeta Nova Era (Brasil) e Brasil Instrumental 2006 (Brasil).  O tecladista foi consultor da Roland do Brasil e atualmente é endorser dos teclados Tokai e dos sintetizadores Labolida.

Após doutorado, Eloy Fritsch assumiu como professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criando o Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes - um conjunto de três estúdios de música eletroacústica destinados às atividades de composição por computador. Fritsch foi professor da nova geração de músicos eletrônicos gaúchos e de tantos outros compositores que realizam música eletroacústica. Introduziu a linguagem Max/MSP e diversas técnicas de composição por computador no Rio Grande do Sul. Em 2008 lançou o DVD “Música Computacional e Eletrônica” e o livro “Música Eletrônica – Uma Introdução Ilustrada” pela Editora da UFRGS.

 

Neste final de semana, Eloy Fritsch fará junto ao Apocalypse uma mini-turnê pelo estado de São Paulo. O primeiro show será em Santo André no ABC paulista no Central Rock Bar nesta sexta-feira dia 24 de abril. No sábado eles tocam em Botucatu no Garage Road Bar e fecham a turnê com um show no domingo dia 26 em Rio Claro no Over Night Music Bar. 

 

Mais Informações:

www.ef.mus.br (Site - Eloy Fritsch)

www.myspace.com/eloyfritsch (Myspace - Eloy Fritsch)

www.myspace.com/apocalypsebr  (Myspace - Apocalypse)

www.apocalypseband.com  (Site - Apocalypse)

www.ufrgs.br/musicaeletronica (Site - Centro de Música Eletrônica da UFRGS)

www.apocalypsefc.kit.net (Fã-Clube)