A turnê que a banda Stormental realizou pela Europa, a chamada “Mental Live Tour”, que passou por Bergen na Noruega, trazendo todo respaldo da ótima receptividade dos shows anteriores no continente. Confira abaixo, nas palavras do vocalista Alexei Leão, suas principais considerações sobre a passagem dos brasileiros por terras norueguesas:
"Eis que chegava a hora de encarar a longa jornada até Bergen, na Noruega. Na quinta-feira bem cedo, partimos de uma pequena cidade polonesa, perto da borda com a Alemanha. Atravessamos o norte da Alemanha em direção a Gotemburgo na Suécia passando pela Dinamarca. Chegando ao nosso destino, não encontramos estadia e tomamos a decisão de seguir direto a Bergen, sem parar. Resultado: foram 28 horas no volante sem descanso até a bela Bergen.
O Stormental tocaria numa lendária casa da cidade, o Garage. Bandas como Immortal, Mayhem, Satyricon, Emperor, e inúmeros outros nomes do Black Metal norueguês fizeram seus primeiros shows ali (e regularmente freqüentam o bar para drinks). A estrutura do local era impressionante. No térreo ficava o bar, no subsolo o palco e no primeiro andar o backstage. A passagem de som foi tranqüila, com um som muito bom saindo dos PAs. Preparamos também o stand do merchandising e ficamos no nosso camarim relaxando antes do show.
Depois de um anúncio apresentando a banda, o Stormental entrou no palco um pouco antes da meia noite. Todos estavam um pouco curiosos para saber como o público norueguês, de uma das cidades berço do Black Metal, reagiria e receberia o som do quarteto brasileiro. ’The Conquer’ soou muito bem, com a banda dando tudo de si. A platéia acompanhava de perto, mas aparentava ainda tentar entender o som do Stormental. O show foi aos poucos esquentando, e em ’Double Edged Blade’ a platéia já começou a bater cabeça junto com Alexei, Andrei, Hique e Marcos. ’Rising’ foi muito bem recebida, assim como o cover do Sepultura. O merchandising foi vendendo bem ao longo do show, e as camisetas quase se esgotaram! Por fim, a música título encerrou o evento. Muitos vieram conversar com a banda e o Stormental voltou depois ao backstage para tomar umas cervejas e papear com as outras bandas.
Alf, o produtor do show (que é por sinal primo de uma das maiores lendas do Black Metal norueguês), nos convidou para passar uns dias em sua casa, numa cidade vizinha de Bergen. Enfim, tivemos o merecido descanso de nossa longa jornada e também de passear um pouco pela região. Mas logo se aproximava a hora de retornar todo o trajeto, em direção a Alemanha para os últimos dois shows..."
Postado por Valterlir Mendes