São 17 anos dedicados ao Death Metal, e nesse espaço de tempo o Vulture criou um estilo bem específico, bem inerente à banda, algo bem difícil de se ter em tempos atuais. São diversos materiais lançados, entre Demos, EPs e álbuns, muitos shows feitos e uma fidelidade impressionante ao seu estilo de compor música extrema. A banda, que tem em sua formação os irmãos Adauto (vocal/guitarra) e André Xavier (bateria) e Yuri (guitarra) e Max Schumann (baixo), vem divulgando seu mais novo trabalho, “Destructive Creation”, lançado este ano. Mais uma vez um álbum que mostra a faceta do Vulture e que vem abrindo ainda mais portas para a banda, que tem diversos planos para um futuro próximo, como lançamento de DVD, novos clipes... Saibam mais a seguir. Recife Metal Law – O EP “Murderous Disciples” antecedeu o terceiro álbum do Vulture, “Destructive Creation”. Esse EP contém quatro músicas, as quais estão presentes no novo álbum. O intuito desse EP era não deixar mais um ano sem lançamentos da banda?
Yuri Schumann – Sim, com o esse EP conseguimos divulgar previamente o que estava por vir e também interromper um longo tempo em que ficamos sem lançar músicas inéditas, uma vez que no mercado atual é bem complicado ficar muito tempo sem lançamentos. Adauto Xavier – Nunca paramos de tocar, mas o fato de ficarmos um bom tempo sem lançar material acabou enfraquecendo o nosso nome na cena. Muitos bangers chegaram a me questionar se ainda estávamos na ativa. Isso foi horrível. Estamos mais na ativa do que nunca e isso não ocorrerá novamente.
Recife Metal Law – Entre as quatro músicas do EP está “No Way to Follow”, originalmente lançada de forma instrumental e que no novo álbum vem com letra. Desde o início essa música estava prevista para ter uma letra?
Yuri – Essa música, na verdade, sempre teve letra, o problema foi que não houve tempo para gravá-la no EP, então resolvemos lançá-la instrumental mesmo. Porém ela é uma música bem rica em arranjos e ficou legal mesmo sem letra. Talvez alguns até a prefiram sem letra, aí vai depender do gosto de cada um. Adauto – Tocamos essa música muito tempo de forma instrumental nos ensaios. Ela é bem trabalhada, com variações de tempo e melodia. As opiniões foram bem divergentes quanto a acrescentar ou não o vocal nessa música.
Recife Metal Law – O novo álbum tem como subtítulo “In This World Where Lies Created a Sacred Power”. A razão de colocar esse subtítulo tem algo relacionado com as letras de “Destructive Creation”?
Yuri – Esse subtítulo foi colocado realmente para explicitar a mensagem ateísta da banda e evitar qualquer tipo de confusão em relação à interpretação da arte colocada na capa do álbum, que mostra parte da pintura de Michelangelo, “A Criação de Adão”. O que fizemos foi inverter os papéis de Deus e de Adão, na ideia de que o Homem criou Deus e essa seria a criação destrutiva. Porém é algo que foi retratado de forma bastante subliminar na arte, então decidimos colocar o subtítulo. Adauto – Quando finalizei a capa, havia apenas invertido as mãos, como se o homem estivesse criando deus, mas ficou muito sutil, poucos repararam, então resolvi acrescentar o subtítulo para deixar a ideia mais evidente. No começo pensei em outras frases, mas o Yuri sugeriu colocar esta frase, que faz parte do refrão da música “Riders of a New Age”. Encaixou muito bem, passou a ideia, mas ainda pedindo alguma reflexão.
Recife Metal Law – O Vulture já criou um tipo de sonoridade que, para quem já acompanha a banda, sabe que é o Death Metal feito pelo Vulture. Partindo desse pensamento, quando da criação das músicas houve essa preocupação, ou seja, de criar um novo álbum que não fugisse do que a banda já vem fazendo desde a sua criação?
Yuri – Não temos esse tipo de preocupação, pois, como você mencionou na própria pergunta, temos uma sonoridade característica e na hora de compor sabemos bem o que entra no nosso estilo e o que deve ficar de fora. Porém não ficamos limitados e sempre experimentamos para sentir como fica quando queremos colocar algo um pouco diferente do que estamos acostumados a fazer, se sentirmos que ficou legal deixamos. Adauto – Realmente nossas composições são feitas de forma bem natural e descompromissadas, nunca houve prazo para compor, nem direcionamento, nem planejamento, muito menos alguma técnica vinda de terceiros. Nunca fomos brutais o suficiente para os fãs de Krisiun, nunca fomos técnicos o suficiente para os fãs de Cannibal Corpse, nunca fomos ‘old school’ o suficiente para os fãs de Asphyx e nunca fomos melódicos o suficiente para os fãs de In Flames, por isso acho que estamos no caminho certo. Compomos para agradar a nós mesmos e, se temos alguns fãs, são os fãs da Vulture.
Recife Metal Law – Obviamente que, mesmo com a sua forma de fazer Death Metal, a banda cria músicas bem elaboradas, inclusive com grande destaque para as partes de guitarras, que apresentam ótimas melodias. Essas partes de guitarras são criadas exclusivamente pelos guitarristas Adauto Xavier e Yuri Schumann ou André Xavier (bateria) e Max Schumann (baixo) chegam a opinar?
Yuri – A maioria das músicas é criada pelo Adauto, mas nesse álbum a minha participação foi um pouco maior que nos anteriores. O André e o Max sempre dão suas opiniões em relação aos arranjos e na finalização das músicas. O que acontece conosco, e creio que com a maior parte das bandas, é que o resultado final das músicas sempre fica bem diferente daquilo que foi pensado inicialmente por aquele que a compôs. Adauto – Antigamente a participação dos três era bem menor, em vários aspectos da banda, acredito que muito por culpa minha mesmo, que sempre fui centralizador, mas de um tempo para cá evoluímos muito quanto a isso; distribuímos melhor as obrigações, despesas, responsabilidades e a participação deles está maior, tanto na construção das músicas, quanto em outros aspectos, principalmente a do Yuri que assumiu as correspondências, o merchandising, dentre outras funções administrativas importantes para a banda.
Recife Metal Law – A capa do novo álbum foi criada por Adauto Xavier, e tem como desenho principal, como já mencionado, a imagem da pintura de “A Criação de Adão” de Michelangelo, de certa forma se sobrepondo a uma imagem de explosão (destruição). Por que usar tal imagem para poder criar a capa do novo álbum?
Yuri – Quando decidimos qual seria o título do álbum, fizemos uma espécie de ‘brainstorm’, onde surgiram várias ideias para arte da capa, então decidimos que teria que ter algo retratando a criação de Deus pelo Homem. Eu já havia comentado com os caras que eu tinha uma pintura do Michelangelo em casa que se chama “A Criação dos Astros”, que é bem interessante e poderia ser utilizada, mas o Adauto pesquisou um pouco mais e encontrou essa que se encaixou como uma luva na nossa proposta. A criação destrutiva seria a religião (Deus), tema recorrente em nossas letras, e todas as pragas que vieram junto com ela, como a superstição, a ignorância, a opressão e a guerra.
Recife Metal Law – Ainda sobre tal imagem, ela ainda aparece no meio do encarte, onde ainda podemos ver um soldado apontando uma arma, corvos e a frase “In the Beginning, Man Created God...”. Qual a razão para se criar essa miscelânea de imagens?
Yuri – Essa miscelânea tem relação com tudo que está escrito nas letras da banda, com os principais temas abordados, não somente neste álbum, mas pela Vulture de uma forma geral, ou seja, a guerra, a morte, a religião e suas mentiras. Pelo menos foi o que eu entendi quando observei essas imagens. Acredito que o Adauto poderá responder melhor a essa questão. Adauto – A proposta foi transmitir as consequências que surgiram com a criação desse conceito de deus.
Recife Metal Law – Parece que tudo que envolve esse novo álbum, desde as imagens e as letras, retrata o seu título, ou seja, falando sobre a “criação para destruir”. Estou certo em afirmar isso?
Yuri – Exatamente! Mas há também a conotação de que tudo que é criado está fadado à destruição, até aquilo que as pessoas consideram como mais sagrado um dia acabará e também há a questão da capacidade destrutiva que todas as coisas, materiais ou imateriais, carregam dentro de si. Nada é eterno.
Recife Metal Law – Novamente um álbum do Vulture vem com uma música em português, e novamente ela fala sobre as consequências das decisões que o homem toma, de como o homem é o único responsável pelo que faz. As músicas escritas em português sempre seguirão essa temática?
Yuri – É bem difícil responder essa questão, pois não nos preocupamos muito com isso. As músicas simplesmente surgem, então encaixamos as letras sobre os temas que consideramos interessantes. Há muitos temas relevantes que podem ser abordados, se considerarmos a realidade brasileira. Talvez as próximas músicas em português que fizermos não sejam sobre o ser humano - ou sejam, mas de outra perspectiva - não há como garantir nada a esse respeito. Adauto – É difícil dizer, mas com certeza haverá muito protesto pela frente. Prefiro letras que estimulam a reflexão e expressam minha revolta contra as coisas que considero erradas do que contos fictícios.
Recife Metal Law – Muito se fala no ano de 2012 e as “previsões” do calendário Maia. “Alignment 2012” parece ter sido inspirada nessas “previsões”, porém não falando sobre a destruição da terra, mas de mudanças causadas pela própria raça humana. O que vocês quiseram transmitir com a letra dessa música?
Yuri – Bom, tentei unir o útil ao agradável e misturei as profecias Maias com a destruição causada pelo Homem para criar um clima realmente apocalíptico na letra. Acho que o resultado final ficou bem interessante, pois a melodia da música possibilitou uma conexão ótima entre a letra e o som, principalmente no refrão que ficou muito marcante.
Recife Metal Law – Agora em 2012 o Vulture completou dezessete anos de atividades e há sete anos a atual formação está junta. Quais são os principais pontos positivos em manter uma união estável por tanto tempo?
Yuri – Em minha opinião os principais pontos positivos de se manter a formação é o entrosamento ao vivo e a identificação com o estilo proposto pela banda. Como já comentei anteriormente, hoje todos têm a noção exata de como é o som da banda, do que encaixa e do que não encaixa na sonoridade da Vulture. Adauto – Fora o espírito de família que se criou, meus pais têm o Yuri e o Max como filhos. O relacionamento que tenho com o André, meu irmão de sangue, é exatamente o mesmo que tenho com o Yuri e o Max. Dividimos assuntos pessoais, profissionais, damos conselhos, criticamos... Juntos comemoramos as conquistas e dividimos as aflições de cada um.
Recife Metal Law – Do álbum anterior foi retirada a música “Abençoado Seja o Homem Ateu” para um vídeo clipe. Existe a possibilidade de a banda fazer um clipe para alguma música do novo álbum?
Yuri – Já realizamos a captura das imagens, agora só está faltando a edição para lançarmos o novo clipe, que será da música “Riders of a New Age”. Pretendemos também fazer um clipe da primeira música “Night of the Unholy Flame”, mas ainda não definimos o cronograma para as gravações.
Recife Metal Law – Quais são as demais metas do Vulture para o restante ano de 2012?
Yuri – A banda está totalmente voltada para a divulgação desse novo trabalho. Ainda esse ano gravaremos nosso primeiro DVD, que contará com músicas de todas as fases da banda. Estamos, também, ampliando os horizontes aqui no Brasil e no exterior, com agendamentos de shows. Interessados entrem em contato através do nosso novo site. Valeu Valterlir, pelo espaço, pelo apoio e pela amizade, que não é de hoje. Esperamos em breve estar tocando aí em Pernambuco e tomando várias depois do show. Adauto – É isso meu amigo, obrigado pelo espaço e pelo apoio que tem nos dado em todos esses anos. É um grande guerreiro do Underground nacional e leva sempre seus projetos com muito profissionalismo e dedicação. Um grande abraço a todos e nos vemos na estrada!
Contatos: A/C Adauto Xavier. Rua Major Antonio Arruda de Moraes, 512 – Vila Orestes. Itapetininga/SP. CEP: 18.212-030.
Site: www.vulture.com.br
E-mail: [email protected]