Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

Entrevistas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

AMADUSCIAS

 

A proposta, desde o seu surgimento em 2001, da Amaduscias foi de tocar Black Metal com uma temática lírica seguindo a ideologia pagã. Esse fato ficou bem evidenciado em seu primeiro lançamento, o Promo-CD “Moral, Honour, Truth” (2004), o qual obteve excelentes críticas da mídia especializada, em todo mundo, inclusive esse trabalho atualmente se encontra esgotado. Shows, participação em coletâneas, uma música gravada para o tributo ao Amen Corner, até que a banda, no segundo semestre de 2008, iniciou a gravação do single “Only One Nation”. Esse trabalho, que foi lançado no final do ano passado, já apresenta a adição do vocalista Carlos, que se juntou a Rodrigo (bateria/vocal), Evandro (guitarra) e Alexandre (baixo). Na entrevista a seguir o baterista Rodrigo S. nos conta um pouco mais sobre a Amaduscias e fala sobre o atual lançamento.

 

Recife Metal Law – A Amaduscias surgiu em 2001, e a proposta foi sempre tocar Black Metal seguindo a ideologia pagã. As letras, além de paganismo, falam sobre honra e verdade. O que vocês procuram passar ao ouvinte com as letras do Amaduscias?

Rodrigo S. – Todas as pessoas possuem histórias contadas por seus ancestrais, as quais deveriam ser passadas adiante para os amigos, aos filhos e netos... Acontece que muitos deixam isso de lado como se fossem dados sem importância e isso é exatamente ao contrário do que todos da Amaduscias pensam/fazem. Nós procuramos passar o que de bom existe em nosso passado; muitos fatos ainda vividos e relembrados atualmente. Além disso, o paganismo faz parte da temática da Amaduscias, já que não concordamos com muitos fatos pregados pelo cristianismo.

 

Recife Metal Law – Em 2004 vocês lançaram o Promo-CD “Moral, Honour, Truth”. Como foi a divulgação desse material e a receptividade no meio Black Metal?

Rodrigo – “Moral, Honour, Truth” foi nosso primeiro trabalho e teve uma ótima aceitação. Foram mais de 1.000 cópias distribuídas dentro e fora do Brasil e posso lhe dizer que a receptividade foi excelente! Recebemos muitas e importantes resenhas, as quais proporcionaram mais interesse ao público, não somente Black Metal, mas de todas as vertentes.

 

Recife Metal Law – Parece que esse material já está esgotado, já que vocês disponibilizaram um link pra quem quiser baixar...

Rodrigo – Sim, está esgotado. Hoje quem quiser adquirir nosso Promo-CD “Moral, Honour, Truth” pode fazer download gratuito e na íntegra (inclusive a capa) por um link no qual disponibilizarei no final da entrevista.

 

Recife Metal Law – Vocês chegaram a gravar a música “Black Thorn”, a qual faria parte do Tributo ao Amen Corner. Esse Tributo já chegou a ser lançado?

Rodrigo – A faixa “Black Thorn” está gravada desde a metade do ano passado e já se encontra a disposição da Belial Songs para a concretização do Tributo ao Amen Corner. A última informação que tive é que esse trabalho sairá no primeiro semestre de 2009. Estamos ansiosos pelo lançamento, já que o Amen Corner merece muito esta homenagem.

 

Recife Metal Law – Em 2008 vocês lançaram o single “Only One Nation”, que traz quatro músicas novas e a regravação de “Fields of Blood”, contida no Promo-CD. Qual foi a razão para a regravação dessa música e inclusão no novo trabalho?

Rodrigo – Isso mesmo! Em outubro/novembro de 2008 lançamos nosso single “Only One Nation”, o qual demonstra, certamente, a atual e melhor fase da Amaduscias. O fato de incluirmos uma regravação (da faixa “Fields of Blood”) é, primeiramente, porque é uma faixa importante para a banda; foi com ela que essa “nova fase” teve início; é uma faixa que o público gosta, conhece e já canta em nossos shows, e talvez, o principal, se você comparar a versão 2004 com a atual, verá que ela está com uma nova “roupagem”, bem ao nível das composições atuais; tão boa quanto à versão anterior.

 

Recife Metal Law – O título “Only One Nation” me deixou curioso, qual traduzido para o português quer dizer “Apenas Uma Nação”. Que nação seria essa? Esse título se refere a algo em especial?

Rodrigo – Estamos cansados desse papo de separatismo, principalmente quando relacionado com a Amaduscias, que nada tem a ver com algo tão sem fundamento. Um trecho da música “Uma Única Nação” diz: “Somos filhos de um continente;Fazemos parte de uma nação; Qual luta em meio a nossa região Sul; Pelos mesmos objetivos; Que de outras regiões desse país, Que completam esta grande nação; Que cada um em seu meio de vida ou cultura; Destruam a falsa doutrina e hipocrisia existente; Juntos venceremos esta guerra por uma só bandeira; Por uma só nação!”. E assim, Valterlir, temos orgulho, SIM, de nosso estado, de ser gaúcho, de morar no Rio Grande do Sul, mas, além disso, gostamos de ser brasileiros e respeitamos a todas as pessoas, sejam de qual região for, seja lá qual for sua raça (outro assunto que não apoiamos é o racismo...).

 

Recife Metal Law – Notei que esse trabalho trouxe algumas influências do Death Metal, mesmo que ínfimas, em algumas músicas. Quais são as influências musicais dos integrantes da Amaduscias e de que forma elas são usadas na sonoridade da banda?

Rodrigo – Somos quatro integrantes que possuem distintos gostos musicais. São tantas as bandas que admiramos que talvez isso se reflita de alguma forma em nossas composições, mas não poderia lhe citar uma ou outra banda em especial. O Death e o Black Metal são os estilos em que “bebemos” informações e certamente, a “velharia” triunfa!

 

Recife Metal Law – A música “Shadows of Immortality” mostra uma nova faceta da Amaduscias, pois traz uma parte bem cadenciada, mórbida, por assim dizer, lembrando algo do Marduk e depois descamba em algo mais veloz e violento. De que forma surgem as idéias para compor as músicas?

Evandro Pinheiro – A faixa “Shadows of Immortality” é música antiga, ou seja, da fase das músicas do nosso Promo-CD, por isso resolvemos usá-la logo, dando ‘uma cara’. Ela começava com um dedilhado estranho, então eu resolvi transformar em bases mais pesadas e arrastadas, mantendo as mesmas notas e a melodia, porém tocadas de forma diferente, para deixá-la mais pesada, com a cara da nossa atual fase e direcionamento. Até mesmo nas partes rápidas fizemos algumas alterações. Até agora só recebemos bons comentários sobre esta faixa (tínhamos dúvida se iríamos usá-la ou não, mas depois de criarmos novos arranjos deixamos do jeito que queríamos). 

 

Recife Metal Law – A parte gráfica de “Only One Nation” vem num tom esverdeado e mostra algumas árvores, uma espécie de floresta. Por que foi usada essa tonalidade na parte gráfica desse lançamento e qual a razão para o uso das árvores na parte gráfica?

Evandro – Isto é algo que reflete a temática da Amaduscias, já que o Paganismo é uma religião centrada na terra, ou seja, centrada em elementos da natureza. As cores esverdeadas em cima de uma imagem de uma mata nativa reflete o conceito que me refiro. É algo mais ligado ao Paganismo tradicional, já que a maioria dos antigos povos pagãos se refugiava nas matas, em harmonia com a natureza. 

 

Recife Metal Law – No segundo semestre de 2008 foi adicionado à banda o vocalista Carlos, que agora divide os vocais com você (Rodrigo). A entrada do novo integrante já era planejada, uma vez que dividir a função de baterista e vocalista estava dificultando, de alguma forma, o seu desempenho?

Rodrigo – Primeiramente eu gosto de cantar e tocar bateria e desenvolvi isso por algum tempo, sem grandes problemas (veja o Promo-CD!). O problema é que com as novas composições e o grau de dificuldades das músicas, comecei também a ter mais limitações ao tocar e cantar. Claro que também não tive um tempo de adaptação, pois creio que conseguiria dar conta de uma forma ou outra. Porém foi a partir do lançamento de nosso single que a Amaduscias assumiu também uma postura mais profissional e, assim, resolvi me dedicar muito mais como baterista, reduzindo minhas partes de vocais, as dividindo com os vocais do Carlos que já era amigo da banda há algum tempo. E por Carlos ter um bom vocal gutural, resolvemos convidá-lo já para a gravação de “Only One Nation”.

 

Recife Metal Law – É comum o uso de corpse-paint e pseudônimos para bandas Black Metal, porém a Amaduscias não faz uso dos mesmos. Há alguma razão em especial pra isso?

Evandro – É simples: estávamos tendo algumas dificuldades antes dos shows para nos prepararmos, como, por exemplo, um aquecimento antes de subir ao palco. Levávamos muito tempo nos arrumando e colocando o corpse-paint. Geralmente os shows têm no mínimo quatro ou cinco bandas; é tudo uma correria, e por isso decidimos dar mais atenção ao nosso aquecimento e, assim, fazer uma boa apresentação. Sobre pseudônimos, tanto eu, quanto o Rodrigo, nunca usamos. Sempre tivemos ligação com realização de shows e também a zines/websites, assim, tínhamos muitos contatos e alguns já eram antes de começar a tocar na Amaduscias, por isso, resolvemos optar por usar nossos nomes apenas.

 

Recife Metal Law – O trabalho “Only One Nation” é um single. A banda já possui músicas para seu primeiro full lenght. Quais os próximos passos da banda?

Rodrigo – Já quando estávamos finalizando as gravações do single “Only One Nation” (2008) estávamos planejando o que faríamos em 2009. Por isso posso lhe adiantar que já definimos as músicas que farão parte de nosso primeiro álbum, que deverá se chamar “War and Conflicts”, contendo, provavelmente, dez músicas, com previsão de lançamento no segundo semestre deste ano. Além disso, também nessa data, queremos fazer alguns shows fora de nosso Estado e para isso estamos negociando com alguns organizadores para agendar a maior quantidade de datas possíveis. E para finalizar, obrigado a você, amigo de tantos anos, grande Valterlir e ao site Recife Metal Law pelo espaço e suporte à Amaduscias. Esperamos que, quando tocarmos o pessoal além de prestigiar, nos procure pra conversar. Grande abraço a todos!

 

Site: www.myspace.com/amaduscias

E-mail: [email protected] / [email protected]

Link para download do Promo-CD/2004:

http://rapidshare.com/files/35631680/Amaduscias__Bra_.rar

 

Entrevista por Valterlir Mendes

Fotos: Divulgação

 
 
Busca no site
 
Veja tamb�m