Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

Entrevistas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

VOCIFERA



Vocífera é uma banda com formação 100% feminina de Recife. Mas, nos dias atuais, ser isso é algo irrelevante para uma entrevista. Então vamos falar do veloz e poderoso Thrash/Death Metal que as moças sabem fazer muito bem. Para entender o que move a banda, sacar objetivos, abordagens e outros assuntos, bati um papo com a baterista Marcella Tiné, que segue nas ‘linhas’ abaixo. Simbora!

Recife Metal Law – Vocífera é uma banda relativamente nova, surgida em 2011. Então vou começar essa conversa como já de costume: faça um breve resumo da história da banda.
Marcella Tiné –
A Vocífera surgiu de uma vontade de fazer som pesado que eu, Erika (guitarra) e Lidi (Lidiane Pereira, guitarra) tínhamos. Começamos a compor algumas coisas em estúdio e logo após conhecemos Ângela, que entrou para assumir o ‘front’ da banda. Depois de um tempo, veio Amanda para completar o time. A banda então ficou 100%. Começamos a compor e logo depois gravamos a Demo com duas músicas, que foi o nosso lançamento oficial para o público, no final de 2012. Desde então, não paramos mais.

Recife Metal Law – Quais os temas explorados nas letras do Vocífera? Existe uma linha de abordagem padrão para a composição lírica? Quem geralmente escreve as letras?
Marcella –
Nossas letras geralmente falam sobre medo, ambições e desejos que as pessoas têm, voltado ao lado obscuro e secreto de cada um. As letras são escritas geralmente por Ângela, Lidi e Erika, mas não temos uma regra para isso. Cada integrante sempre contribui com ideias e melhorias para as letras.

Recife Metal Law – A banda tem, como já informado, uma Demo lançada. Comente esse material.
Marcella –
Lançamos a Demo no final de 2012, com duas músicas: “Hypocrisy” e “Corruption” (download em: https://soundcloud.com/vociferametal). Esse material nos rendeu muitas coisas boas, como reconhecimento na cena e participação em alguns importantes festivais: Abril pro Rock, Matanza Fest e Animal Fest. Foi uma grata surpresa pra gente essa receptividade do público, pois mostra que nosso trabalho foi e está sendo reconhecido.

Recife Metal Law – Sabemos que por muitos anos Heavy Metal estava no mesmo ‘pacote’ do vídeo game, ou seja, era algo predominantemente masculino. Sabemos também que hoje em dia as mulheres já têm seu espaço e reconhecimento dentro da cena Metal. Mas fica a pergunta: você acredita que o preconceito com mulheres no Metal ficou no passado e as cabeças estão mais abertas para essa realidade hoje?
Marcella –
O que rola é mais uma curiosidade das pessoas em ver uma “banda de garotas”, ainda, o que é uma besteira. Acho que preconceito não, pelo menos com a gente, nunca rolou. E também não damos importância a isso. O que a gente se importa é com a qualidade do nosso som. Sempre trabalhamos para fazer o melhor e mais pesado possível. Queremos que a Vocífera seja reconhecida pelo bom som e não por sermos mulheres.

Recife Metal Law – Descreva como foi essa experiência, de uma banda com pouco tempo de estrada, dividir o mesmo palco com as lendárias Sodom e Krisiun...
Marcella –
Cara, foi incrível! Primeiro porque foi uma surpresa a gente ser convidada para tocar no Abril Pro Rock, nada mais do que um dos maiores festivais de Rock do Brasil, com tão pouco tempo de estrada. Era nosso quinto show! Segundo, porque iríamos tocar num festival e no mesmo palco com bandas que somos fãs e que é inspiração para gente, como Sodom, DRI e Krisiun. Foi uma experiência muito legal e ficamos muito felizes com o convite de tocar no Abril Pro Rock. Isso foi uma prova que nosso trabalho estava sendo reconhecido.

Recife Metal Law – A banda circula pelo cenário contracultural de sua região e se integra com outros envolvidos com Metal Underground, certo? Comente como é cena de Recife vista pelos olhos da Vocífera?
Marcella –
A cena de Pernambuco teve um novo crescimento nos últimos anos. Surgiram novas bandas e bandas muito boas como Pandemmy, Firetomb, Beast Conjurator, Radiação Bestial, Desalma e tantas outras, que se for citar aqui, vão dar umas três páginas. (risos) A qualidade do que vem sendo feito só tem melhorado, assim como os eventos. Hoje temos produtores que sempre estão promovendo eventos locais de qualidade e com responsabilidade com as bandas, o que faz com que as pessoas compareçam mais nos shows. Em 2013 fizemos vários apresentações em Recife e no interior e foram eventos muito bons e com boa participação do público. E com união de verdade, a cena só tende a melhorar.

Recife Metal Law – A banda sempre manteve a sua formação constante, porém recentemente a baixista Amanda Salviano se desligou da banda. A vaga deixada por Amanda, obrigatoriamente, será preenchida por uma mulher?
Marcella –
Sim, a preferência é que seja uma garota. Inclusive nós já encontramos a nova integrante e muito em breve ela será anunciada oficialmente em nossa página no Facebook.

Recife Metal Law – Tenho observado a página da banda no Facebook e vi umas postagens falando da gravação de um álbum completo. Adiante-nos o que está rolando e qual será o título desse material de estreia...
Marcella –
Ainda não podemos divulgar o nome do novo álbum (mistério... Risos). Mas estamos em momento de ralação para finalizá-lo. Podem preparar os ouvidos pra porrada que vem por aí.

Recife Metal Law – Fale mais sobre esse álbum completo? Quantas faixas? Farão regravações de sons da Demo? Quando estará disponível para os bangers? E o que mais?
Marcella –
Serão oito músicas e como bônus a Demo (no total, dez). Por ser o primeiro full lenght oficial da banda, queremos por todo o registro de carreira que temos até agora. Pretendemos lançá-lo no final de abril, se tudo der certo.

Recife Metal Law – Existem planos de uma tour para divulgar o álbum completo?
Marcella –
Sim, planos existem. A ideia é que após o lançamento oficial do álbum a gente se foque na divulgação do material, principalmente no sudeste. Na verdade, queremos tocar no Brasil inteiro! Só chamar, que a gente vai.

Recife Metal Law – Por enquanto é só. Agradeço sua atenção e disponibilidade para responder as perguntas e deixo as últimas ‘linhas’ para você fazer suas considerações finais. Fique à vontade, o espaço é seu.
Marcella –
Eu que agradeço a oportunidade de falar mais sobre a Vocífera. Para saber mais sobre a banda, baixar músicas, acessem nossa página (www.facebook.com/vociferametal). Contatos por nosso e-mail [email protected]. Aguardem ansiosamente o nosso novo álbum, pois vai ser peso! Valeu!

Entrevista por Chakal
Fotos: Divulgação e Adriano Sobral

 
 
Busca no site
 
Veja tamb�m