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Entrevistas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

SOUNDER

 

Com apenas dois anos de formação, a banda de Thrash Metal Sounder já conseguiu chegar ao seu ‘debut’ álbum, lançado ano passado. Antes, porém, no mesmo de sua formação, e com a formação ainda não estabilizada, a banda lançou a Demo “The Thrash Metal Live”, e a forte influência do velho Slayer (na parte instrumental) chamou bastante à atenção do público e mídia. A boa divulgação, bem como a sonoridade feita pela Sounder, também despertou o interesse na Mutilation Productions, na pessoa de Sérgio Tulula, que pôs no mercado esse material. Atualmente com a formação estabilizada em Gerson Horror (vocal e guitarra), Erick Maddog (baixo, ex-Comando Nuclear) e Daniel Koervo (bateria), a banda vem divulgando seu primeiro álbum, “Hell Hymns”. Com a palavra Gerson Horror...

 

Recife Metal Law – Com apenas dois anos de formação (surgida em 2006) o Sounder lançou uma Demo, “The Thrash Metal Live”, e recentemente lançou seu ‘debut’ álbum “Hell Hymns”. Muitas bandas com mais anos de estrada ainda não conseguiram esse intento. Como o Sounder conseguiu essa façanha em tão pouco tempo?

Gerson Horror – Após termos gravado a Demo batalhamos diretamente na divulgação. Como a banda ainda não estava formada, fiquei cerca de uns oito meses apenas divulgando a Demo e distribuindo. Foram pouco mais de 600 cópias distribuídas. A banda se formou no final de 2006 e em dezembro fizemos nosso primeiro show, abrindo pro Violator. Neste período já tínhamos sido destaque da edição do “Garagem Demos” da revista Roadie Crew. No ano seguinte, 2007, tocamos em diversos lugares, ainda distribuindo Demos, e em dezembro de 2007 entramos em estúdio para gravar o ‘debut’, que saiu no primeiro semestre de 2008. A façanha foi tudo ter sido rápido, mas também muito suor rolou nisso.

 

Recife Metal Law – A Demo foi bem divulgada no meio Underground, e recebeu diversos elogios. Foi ela a razão para a banda assinar com a Mutilation Productions?

Gerson – Em partes sim, mas a razão maior do contrato foi mesmo a ‘pré’ do ‘debut’ que passei pro pessoal da Mutilation escutar. O Sérgio Tulula levou pra casa e depois de uma semana entrou em contato conosco para fecharmos o contrato. Ele gostou muito do CD! A revista Lúcifer Rising, que é da gravadora, já havia lançado um som nosso da Demo em uma coletânea também. Com certeza a razão maior foi mesmo a qualidade do “Hell Hymns”.

 

Recife Metal Law – E como anda a receptividade desse álbum recém lançado? De que forma o público recebeu esse primeiro disco de vocês?

Gerson – A receptividade esta ótima! Todos que vieram falar comigo, ou com os demais integrantes da banda, elogiaram muito. O CD teve diversos reviews e recebemos pedidos para reviews no exterior também. Foram duas revistas polonesas. Já vendemos cópias para Japão, Alemanha, Itália, Estados Unidos, França, entre outros países. Esperávamos agradar nossos bangers, mas por alegria o “Hell Hymns” está tomando rumos mais distantes. Bom para o Metal nacional. Existe também uma possibilidade do ‘debut’ ser lançado em vinil por um selo alemão. Nada concreto ainda. Estamos negociando.

 

Recife Metal Law – Na verdade o Sounder surgiu como um projeto teu, Gerson. A intenção inicial era mesmo de que a banda fosse apenas um projeto ou desde o início tu tinhas a intenção de formar uma banda?

Gerson – O ideal sempre foi de ter a banda, pois o melhor de se tocar Metal é no palco, para os bangers.

 

Recife Metal Law – Desde o início vários integrantes passaram pela banda, inclusive “Hell Hymns” foi gravado por você (vocais, guitarras e baixo) e por Koervo (bateria e backing vocals). Ao vivo vocês tinham o suporte do baixista Kinho Kill, que já saiu da banda e deu lugar para Erick Maddog (ex-Comando Nuclear). Por que tantas mudanças? E a atual formação, é definitiva?

Gerson – As mudanças ocorreram até o Sounder ter seu baixista fixo. Agora temos o Erick Maddog! Esta é a nossa primeira formação de verdade e espero que continue estabilizada. É difícil manter uma banda no Underground, e até mesmo fora dele, pois todos têm vida social e às vezes fica difícil conciliar as duas coisas, em certos momentos.

 

Recife Metal Law – O som continua calcado no velho Slayer, inclusive com solos de guitarras que nos remete aos mestres King/Hanneman. Sei que essa comparação com os americanos até te faz sentir bem, mas já houve algum tipo de crítica negativa por causa dessa semelhança?

Gerson – Nunca! As pessoas sempre elogiaram o som e muitas já se declaram fãs do Sounder, apesar da semelhança com o Slayer. Quanto às criticas, claro que se surgirem não mudarão em nada o que fazemos, pois o importante, em qualquer coisa que você faça na vida, é fazer o que te dar prazer. Nós fazemos e tocamos o que realmente gostamos e isso é o que importa.

 

Recife Metal Law – Numa entrevista que fiz contigo tu chegaste a comentar que não era vocalista e até por isso teu vocal não se assemelhava com os de muitos vocalistas da cena Thrash Metal. Apesar de não ser vocalista tu também gravastes os vocais no álbum. Existe a intenção de colocar um vocalista no Sounder ou esse posto será sempre ocupado pelo ‘não vocalista’ Gerson Horror? (risos)

Gerson – (Risos) O não vocalista Gerson Horror, como você pode escutar no CD, progrediu, e muito! Os shows seguidos no ano de 2007 me serviram de escola, pois no Underground muitas vezes, ou quase todas, a aparelhagem não ajuda e você tem que dar o melhor de si para extrair um puta som pros headbangers. Isto fez com que eu me aperfeiçoa-se bastante e hoje em dia gosto muito do meu novo vocal!

 

Recife Metal Law – As gravações se deram no GR Studio em São Paulo. Achei a gravação muito boa e o mais impressionante é que vocês gravaram tudo em apenas dois dias! Deve ter sido bem cansativo fazer todo o trabalho de gravação em apenas dois dias...

Gerson – Foi nada velho! Eu gravei as linhas de guitarras rápido, uma noite antes. E o Koervo (baterista) foi no dia seguinte e gravou tudo quase de primeira. Ele é um baterista muito disciplinado e talentoso; faz as coisas com muita paixão e isto simplificou muito, pois depois só tive que tocar as guitarras e repetir no baixo e, por último, o vocal, que foi tudo muito rápido também. Nós havíamos ensaiado muito o ‘set list’ do CD.

 

Recife Metal Law – Toda a produção do álbum ficou a teu cargo, bem como algumas partes da mixagem. Qual foi a razão para tu tomares a iniciativa de produzir todo o álbum?

Gerson – Veja bem, eu arranjei os timbres e a equalização, quanto à mixagem, só palpitei na altura de cada instrumento. Daniel de Sá tem um peso enorme na mixagem e masterização do CD. Ele é um mestre nisso! A produção foi minha, mas a mixagem e a masterização ficou na responsabilidade do Daniel. O Estúdio GR foi uma ótima escolha, pois o Daniel é um cara que se dedica a fazer um bom trabalho e leva a sério o nome que tem a zelar do seu estúdio.

 

Recife Metal Law – A capa descreve bem o título desse trabalho (“Hinos do Inferno”) e ficou a cargo de Ricardo Batalha (Roadie Crew). Ele teve total liberdade pra fazer a capa?

Gerson – Esta é uma pequena estória que tenho muito prazer em contar. Assim que mandamos a Demo do Sounder para a revista Roadie Crew Ricardo Batalha, que resenhou a Demo, me mandou um e-mail elogiando o som da banda, dizendo que tinha curtido muito e tal. Depois de uma semana (isso em 2006) nos presenteou com um logotipo novo e essa idéia de capa, que ele mesmo havia feito. Gostamos muito e deixei guardada para usar no ‘debut’. Quando chegou a ocasião eu apenas mudei o nome do ‘debut’ que estava na capa. Ele havia dado a idéia de “The Thrash Metal Lives” e mudamos para “Hell Hymns”. No caso a mudança quem fez foi o experiente Perna do Genocídio. Somos muito gratos a ele e serve para provar que, apesar de trabalhar em uma grande revista do segmento, não o impede de dar seu apoio a uma banda do Underground. Isso deve ser dito, pois tais atos engrandecem a cena do Metal nacional.

 

Recife Metal Law – A música “Tormentor” me chamou bastante a atenção, não só pelo seu nome, mas também pela sua sonoridade, que me fez lembrar a música homônima do Kreator. Na primeira ouvida pensei que vocês haviam tirado um cover da banda alemã, mas na verdade a música é do Sounder! A tua intenção foi homenagear o Kreator nessa música?

Gerson – Na verdade, como sou fã do Kreator, Slayer, Destruction e W.A.S.P, pensei: ‘por que não fazer um som também chamado Tormentor?’. Então pensei em criar um som com esse nome, abrangendo um pouco de cada banda nele. Você pode notar que o meio da música tem muito de Slayer e Destruction, e o início e final influências diretas de Kreator e as poucas notas do W.A.S.P tocadas em alta velocidade. Fica aí a homenagem a todas essas bandas.

 

Recife Metal Law – Há outras curiosidades nesse álbum, principalmente no encarte. As faixas foram disponibilizadas com seus números de ordem na frente, porém quando chegamos em “Soldiers From Hell” (a nona faixa) notamos que ela recebeu o número 666? Por quê?

Gerson – Sim, ela recebeu o número 666 por dois motivos: primeiro, o nome da música, “Soldados Vindos Do Inferno” e segundo, para manter a tradição da velha escola do Metal, que temos como influência também. Coisas de Venom, Possessed, entre outros. Esse número é um número especial em canções de Metal e fez essa música ter um peso mais forte, mesmo porque ela está entre as mais preferidas do púbico, que curte o estilo ‘oitentista’ que a banda faz.

 

Recife Metal Law – Nos agradecimentos às bandas vocês inovaram, e cada música foi dedicada a certas bandas. Como surgiu a idéia de oferecer cada música as bandas?

Gerson – A idéia surgiu muito antes de termos gravado o CD. Queríamos fazer um encarte totalmente simples, mas com idéias pequenas e inovadoras. Agradecer as bandas que nos apoiaram e ficaram amigas da gente na estrada é comum em todos os encartes e todos precisamos de fato fazê-lo para demonstrar nosso agradecimento aos irmãos de palco. Nós só queríamos fazer um pouco mais por cada um deles, dedicando uma música nossa pra cada série de bandas que conhecemos e temos admiração.

 

Recife Metal Law – Da Demo vieram duas músicas: “We Are the Killers” e “The Thrash Metal Live”. Por que então não colocar também a música “Who Need’s Radio?”

Gerson – Pelo fato de deixar a Demo com um diferencial do CD, pois a Demo agora faz parte da nossa pequena discografia e tem que ter algo de especial consigo também. Só não deixamos de tocar a música ao vivo.

 

Recife Metal Law – Obrigado pelo tempo cedido! Deixe seu recado final aos leitores do Recife Metal Law.

Gerson – Obrigado a todos pela atenção! Ao Recife Metal Law e aos seus leitores! Que cada vez mais possamos ajudar e sermos ajudados uns pelos outros, pois nosso ‘debut’ não é só uma vitória isolada da banda e sim uma vitória pelo nosso Metal nacional, que é composto de bandas, bangers, zines, revistas ,organizadores de shows e logradouros para tocar. Todos nós, na verdade, se encontramos e estamos neste imenso barco chamado Metal. Nossa união faz com que a coisa seja interessante e apaixonante. Quem não gosta de bar, quem não gosta beber, ler sobre Metal, escutar, tocar e fazer amizades? Tudo isso é nosso e cada banda, cada lugar, cada revista e zine que cresce é uma vitória de todos. Concedida pelo apoio principal de cada um de vocês, headbangers. Sem demagogia, vocês movimentam a máquina do Metal! Vocês são a Máquina do Metal! Muito obrigado e esperamos um dia tocar aí no Nordeste e Norte. É um sonho do Sounder!

 

E-mail: [email protected]

Site: www.myspace.com/sounderthrashmetal

 

Entrevista por Valterlir Mendes

Fotos: Divulgação

 
 
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