Barril de Pólvora: conheça a trajetória musical e influências do fundador da banda
A banda Barril de Pólvora é, sem dúvida alguma, um dos principais nomes do Heavy Metal no Brasil, na atualidade. Nesse momento se encontram trabalhando em seu segundo álbum de estúdio, programado para ser lançado em 2022. Enquanto isso não ocorre, a banda vai disponibilizando algumas informações e novidades.
Dessa forma tivemos a oportunidade de conversar com Emerson Martins, guitarrista e fundador da banda, que nos falou um pouco a respeito de sua influência e da sua trajetória dentro da música. Confira abaixo nosso bate-papo exclusivo.
Como se deu seu primeiro contato com a música e o Rock and Roll?
Meu primeiro contato com a música foi aos 09 anos quando escutei “Jailhouse Rock” (Elvis Presley). Fiquei louco! Aquilo era tudo que eu queria! Foi a primeira vez que sentia algo tão forte e, a partir disso, tudo mudou em relação à música e ao estilo de música, também. Aquilo passou a se tornar essencial para minha vida. A partir daí veio Chuck Berry, Litte Richard, Raul Seixas, Led Zeppelin, Black Sabbath... Aí acabou de “fuder” tudo! Descobri o melhor som do planeta! (risos)
Como descobriu que seria guitarrista?
O interesse pela guitarra começou quando escutei “Heartbreaker” (Led Zeppelin). Aqueles riffs nervosos, achei o som poderoso e isso foi determinante para a minha escolha.
Cite três guitarristas que te influenciam.
Desculpe-me, mas não dá para citar só três. Tony Iommi, Jimi Hendrix, Michael Schenker, Uli Jon Roth, Randy Rhoads.
Cite três músicas marcantes para você.
“Symphtom of The Universe” (Black Sabbath), “Rock Bottom” (UFO) e “Metal Heart” (Accept).
De onde vem sua inspiração para compor?
Acho que não existe uma receita. A inspiração aparece a qualquer momento. Pode ser de madrugada, no trabalho ou diante de algum fato ocorrido e, de repente, surge uma ideia que pode acabar se transformando em uma música.
Deixe um recado aos leitores.
Aproveitem bem a vida, as pessoas que os cercam, e muito sucesso a todos! E prestigiem as nossas bandas brasileiras, tem muito som “dukaralho” no nosso rico e vasto país.
O autointitulado álbum de estreia da Barril de Pólvora, lançado 2018, pode ser encontrado nas principais plataformas de streaming, podendo ser ouvido no Spotify.