Mortticia: voltando aos palcos através de festival próprio
Após cerca de dois anos afastados dos palcos por causa da pandemia, a banda gaúcha Mortticia, de Porto Alegre, anuncia o tão aguardado retorno aos palcos, agendado para o dia 12/03/2022 no Estúdio Legato (Av. Berlim, nº 540 - São Geraldo, Porto Alegre/RS), a partir das 20h00, com sessão extra às 22h00. O grupo contará ainda com a banda Goaten como convidada especial do festival, que receberá o nome de “Morttfest”. Serão apenas 20 lugares por sessão, e será necessária a apresentação do cartão de vacinação. Os ingressos serão vendidos antecipadamente e custarão R$ 20,00 via pix (mandar DM para o Instagram da banda) ou R$ 20,00 + encargos via Sympla, através do seguinte link: www.sympla.com.br/morttfest__1491635.
Formada atualmente por Lucas Fialho Zawacki (vocal), Lúcio Brenner (guitarra), Guilherme Wiersbicki (baixo) e Anderson Dias (bateria) divulgam o EP “A Light in the Black” e também já dá os primeiros passos em direção a um novo trabalho, com diversas músicas já sendo compostas, mas ainda sem previsão de gravação/lançamento. O grupo também faz parte de um novo movimento no Rio Grande do Sul, o “Nova Onda do Metal Gaúcho”, criado pela Wargods Press, composto por bandas com cerca de 10 anos de formação e que dão uma nova cara ao Metal gaúcho.
O processo de lançamento de “A Light in the Black” teve início em 2019, quando a banda lançou o single “Ocean of Change” (acompanhado de um ‘lyric video’), obtendo ótima recepção. A temática do single tem uma história bem interessante. Há alguns anos atrás a banda queria participar de concurso de canções em Porto Alegre, o qual o tema da composição deveria ser “futuro”. O baixista Guilherme Wiersbicki havia visto recentemente o filme “Cloud Atlas”, que é dos mesmos diretores de “Matrix” e tem uma história complicada e cheia de reviravoltas. Depois de ver o filme, ele tinha pirado muito nos temas de ficção científica e de “entrelaçamento de histórias no tempo”, então, resolvemos usar a história para nos inspirar. ⠀
Com a excelente receptividade de “Ocean of Change”, o grupo decide lançar mais um single, desta vez para “Hear My Words”, apresentando uma nova roupagem para a faixa, presente originalmente na Demo “Existence/Resistance”, de 2017. Ambas as faixas fazem parte do EP “A Light in the Black”, lançado no início de 2021, contando ainda com mais duas regravações, para as músicas “Violence” e “Life Is On (One Flower)”, que mostram uma sonoridade mais atual e trabalhada. As outras músicas, inéditas, dão vida à atual fase da Mortticia. “Limiar”, “Dialetik” e a “Ocean of Change” carregam novas influências, moldadas às características da banda.