O poderoso quarteto americano Giant está mais do que pronto para apresentar o seu tão aguardado quinto álbum de estúdio, o surpreendente “Shifting Time”!
Após mais de uma década desde o lançamento de seu último álbum, a banda – agora formada pelos membros fundadores David Huff (bateria) e Mike Brignardello (baixo), o guitarrista John Roth (Winger, Starship) e o vocalista Kent Hilli (Perfect Plan) – finalmente está de volta com novas músicas que mostram seu mais do que perfeito Rock Melódico.
O Giant foi formado no final dos anos 80 pelos irmãos Dann e David Huff, juntamente com o experiente tecladista de Jazz e Rock Alan Pasqua e o baixista Mike Brignardello e rapidamente, com o lançamento de seu álbum de estreia “Last of The Runaways” (1989), se tornou uma das bandas mais respeitadas da cena Hard Rock Melódico.
Após inúmeras apresentações ao vivo divulgando o álbum de estreia, a banda lançou seu sucessor “Time to Burn” (1991) que até hoje é considerado como uma das principais fontes de influência para várias bandas de Hard Rock e Rock Melódico que vieram depois. Com a mudança repentina do clima musical no início dos anos 1990, com o advento do Grunge, o Giant decidiu se separar e seus membros se envolveram em outros diferentes projetos, com Dann e David Huff se tornando produtores muito respeitados na cena musical.
Em 2001, o Giant lançou “III”, o álbum que viria a ser um marco no crescimento da cena do Rock Melódico da nova era, particularmente na Europa. Infelizmente, a agenda lotada dos membros, especialmente do Dann, impossibilitou que a reunião acontecesse da forma como havia sido planejada originalmente, porém, a ideia de trazer o Giant de volta como uma banda para gravar novos álbuns e excursionar ainda rondava a cabeça de todos, mesmo que o Dann fosse obrigado a se afastar. Foi assim que que os membros originais David Huff e Mike Brignardello, com a benção de Dann, iniciaram a busca pelos músicos certos para fazer parte da nova formação do Giant. Finalmente, os escolhidos foram o vocalista Terry Brock (ex-Strangeways) e o guitarrista John Roth (Winger, Starship) que gravaram o álbum “Promise Land” de 2010. Rapidamente, o álbum tornou-se um dos favoritos dos fãs, apresentando composições e performances de alta qualidade. No entanto, o GIANT entrou novamente numa pausa, com exceção de um único show em 2017 onde os membros originais se reuniram sobre o palco de um clube de Nashville para um evento de caridade.
Este evento despertou o interesse dos fãs e, portanto, também da gravadora Frontiers Records e de David Huff que logo depois começaram a conversar para ver se conseguiam encontrar a fórmula certa para um novo álbum do Giant. Quando a banda sueca Perfect Plan lançou um cover da música “Stay” do Giant em 2019, todas as peças do quebra-cabeça finalmente começaram a se encaixar. Huff e Brignardello ficaram muito entusiasmados com a ideia de Kent Hilli, vocalista do Perfect Plan, lidar com os vocais principais para o próximo lançamento do Giant, lançamento este que não apenas contou com a aprovação de Dann Huff, mas que também contou com a participação do guitarrista no solo da faixa “Never Die Young”. Kent também trouxe seu talento para a composição e ao lado dos outros compositores, entre eles Alessandro Del Vecchio (que também foi responsável pela mixagem e masterização do novo álbum), Kristian Fyhr e Pete Alpenborg (além das contribuições de Jonas Eriksson e Mike Palace), criaram “Shifting Time”, um álbum que leva alegria e prazer absolutos para os exigentes ouvidos dos fãs do Rock Melódico!
“Nós trabalhamos muito e estamos muito felizes e orgulhosos deste álbum, assim como Dann”, diz David Huff.