A banda polonesa Decapitated lançou seu oitavo álbum de estúdio, “Cancer Culture”, que já se destaca por ser o mais versátil de sua carreira. O álbum certamente surpreenderá fãs ao redor do mundo com elementos nunca antes utilizados, como a colaboração de vocalistas convidados.
Mais uma vez Jarek Szubrycht (Carnival is Forever) escreveu ótimas letras sobre a proporção distorcida entre sonhos, ambições e aspirações da Humanidade. O engenheiro que capitaneou o álbum foi Tomasz Zed Zalewski (Anticult). David Castillo foi responsável pela mixagem do álbum e Ted Jansen pelo toque final e masterização.
A incrível arte da capa ficou a cargo de Fabio Timpanaro, um artista italiano que conseguiu transmitir pela arte exatamente aquilo que a banda quis passar para o seu ouvinte.
Vogg comentou o lançamento do álbum: “‘Cancer Culture’ é lançado hoje! Estávamos esperando por este momento especial por muito tempo. Tudo me pareceu distante demais, pois lançamos ‘Anticult’ há cinco anos e trabalhamos seis meses em ‘Cancer Culture’ tendo que esperar mais um ano para poder compartilhar ele com vocês finalmente! Vocês poderão ouvir diversas faixas, uma produção incrível, uma arte fantástica e é claro, como sempre, algo que você nunca ouviu num álbum do Decapitated antes. Para celebrar este dia decidimos fazer um videoclipe para a faixa ‘Iconoclast’. Para isto retornamos ao estúdio onde tudo começou, onde gravamos a bateria, para sentir a incrível energia e as vibrações incríveis novamente, enquanto gravávamos o vídeo. Como vocês provavelmente já sabem, temos um convidado excepcional, uma lenda do metal e um amigo nosso, o primeiro e único Robb Flynn. A parte dele na faixa se tornou a minha parte favorita do álbum. É uma honra imensa tê-lo neste projeto e espero que você curta a música. Ela é bem diferente e não tem aquela explosão musical como a maioria de nossas músicas neste álbum – mas ela ainda é potente, rápida e destruidora. Hoje nós lhe entregamos ‘Cancer Culture’. Decapitated está de volta vivo e fortalecido! Da dor para a força! Aproveitem!”.
Para celebrar o lançamento, eles ainda têm mais uma surpresa guardada para os fãs. Robb Flynn do poderoso Machine Head contribuiu com seus vocais incríveis para a faixa “Iconoclast”. Flynn comentou sua colaboração: “Quando Vogg me pediu para cantar nesta faixa do Decapitated eu me senti muito honrado em poder colaborar com estes pioneiros em seu estilo e músicos absurdamente talentosos. Quando ele me mandou a faixa eu fiquei surpreso com esta parte melódica incrível no meio – ainda mais quando me informou que a faixa se chama ‘Iconoclast’ – sabia o que tinha que ser falado. Um iconoclasta é um ‘destruidor de imagens usadas para adoração religiosa’. Esta música tinha que ser endereçada para aquele movimento evangélico cheio de ódio e fascista que está em crescimento no Mundo. Os Homens cruéis que escondem sua verdadeira crueldade embaixo do manto da fé e do fanatismo”.