Horizon Ignited: já à venda segundo álbum de estúdio
O coração sombrio, tenaz e energético do Death Metal Melódico começou a bater no início dos anos 1990 e não parou desde então.
Nos últimos trinta frenéticos anos, este subgênero do Heavy Metal inegavelmente evoluiu e mudou, porém nos becos escuros podia ser ouvido um reclamo várias vezes repetido: “Cadê as novas bandas do estilo?”.
Para saber qual é a resposta, gentilmente vire o seu rosto para a Finlândia, considerado um dos países mais Metal do mundo, e conheça a banda do momento do Death Metal Melódico: o Horizon Ignited, o sexteto que chegou de forma implacável e veio para ficar!
“Nossas raízes remontam a 2017, quando Vili Vottonen e eu assumimos as funções de guitarristas do novo grupo”, se abre Johannes Mäkinen. “Logo depois, o baterista Jiri Vanhatalo e o tecladista Miska Ek se juntaram ao nosso bando implacável. Encontrar um vocalista expressivo e poderoso foi um pouco mais desafiador, mas felizmente encontramos o Okko Solanterä através de alguns amigos em comum. Quando o baixista Jukka Haarala finalmente subiu a bordo, todas as peças necessárias do quebra-cabeça haviam encontrado seus devidos lugares. E como você pode imaginar, não perdemos tempo e começamos a tempestade no horizonte!”.
O álbum de estreia “After the Storm” foi lançado quando os ventos vindos do Norte sufocaram a cidade natal do Horizon Ignited, Kouvola, no início de 2019. “Ainda estamos orgulhosos do primeiro disco. Ele representa muito bem esses tempos, embora a banda tenha progredido tremendamente desde então”, assente Mäkinen. “Considerando que ‘After the Storm’ foi um álbum totalmente independente, onde tudo foi feito sem nenhuma ajuda externa, o sucesso do disco no Spotify, por exemplo, nos surpreendeu completamente. Subimos literalmente de zero para quase cem mil ouvintes mensais dentro de um período de tempo muito curto!”.
A diversidade de sons do Horizon Ignited, um cativante Death Metal Melódico guiado por guitarras com elementos do Metalcore, entre outras referências, também chamou a atenção da renomada gravadora alemã Nuclear Blast. “As coisas começaram a rolar quando começamos a trabalhar com a Hard Impact Management. Pouco depois eles entraram em contato com um representante da Nuclear Blast e... Bom, o resto é para a história do Heavy Metal, como alguns dizem”, ri o cantor.
A história do Heavy Metal está de fato sendo escrita aqui com esta obra de arte arrasadora intitulada “Towards the Dying Lands”. O segundo álbum completo do Horizon Ignited é uma jornada musical sem precedentes através de vales profundos, colinas altas e florestas escuras.
“Nós escrevemos e gravamos ‘Towards the Dying Lands’ exatamente dentro do nosso próprio cronograma e não tínhamos nenhuma pressa. O objetivo, claro, era fabricar um álbum dinâmico da mais alta qualidade possível de Metal moderno, tanto em termos de composição quanto de produção”, pondera Solanterä. “E, claro, em termos líricos... as letras do Horizon Ignited são muito correntes. Algumas histórias são baseadas na dura realidade, como pensamentos suicidas, depressão agonizante e assim por diante, enquanto outras músicas refletem histórias fictícias de filmes épicos ou livros mitológicos. Também há crítica social e religiosa”.
Quanto ao novo álbum do Horizon Ignited como um todo, não há necessidade de reprimir a enxurrada de elogios. Devemos começar, por exemplo, com os riffs esmagadores, as melodias certeiras ou perspicazes, a produção dinâmica ou com alguma outra coisa?
“A faixa-título nasceu no início do processo e enfatizou para nós que algo grande estava surgindo sob a superfície. Esta música bastante contagiante dá algumas dicas sérias sobre o que está por vir no resto do álbum”, afirma Mäkinen. “Ah, a grandeza da faixa é coroada pelo divino solo de guitarra do nosso convidado e grande amigo Markus Vanhala (Insomnium, Omnium Gatherum)!”.
Se a faixa-título revela inflexivelmente a capacidade do Horizon Ignited de compor um Death Metal Melódico de primeira classe, a última música do álbum ressalta a coragem da banda em se arriscar trazendo novos sabores à mesa. “‘Eventide of Abysmal Grief’ é a música mais dinâmica e melancólica que fizemos até agora. Tocamos com orgulho Death Metal Melódico, mas você pode esperar experimentações de nós no futuro também”, promete o guitarrista.
Qual é o maior objetivo da banda? “Vamos dar novos passos o tempo todo e nos manter com fome! Só para exemplificar: vamos abrir para algumas bandas em uma grande turnê europeia no final deste ano. Mas não vamos parar por aí... Claro que um dia faremos nossa própria turnê, como atração principal”, reflete Solanterä. “Devemos sonhar baixo? Claro que não! Então vamos concluir dizendo que o Horizon Ignited gostaria de ser a primeira banda a se apresentar na Lua... (risos)”.
“Towards the Dying Lands” está disponível no Brasil pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia clicando aqui.