Holocausto WM: ouça o novo álbum, “De Volta ao Campo de Extermínio”
Foi disponibilizado no YouTube o novo álbum do Holocausto WM, intitulado “De Volta ao Campo de Extermínio”. Gravado entre os meses de janeiro e maio, “a versão 2022 do clássico álbum ‘Campo de Extermínio’ é superior em sua sonoridade, arranjos e execução instrumental”, declarou Valério Exterminator.
Lançado no dia 09 de setembro, mês em que se celebra os 35 anos da versão original, o ‘war trio’ comenta: “Conseguimos manter a essência do álbum e agregar mais qualidade por algumas estratégias tomadas. A estratégia mais relevante foi gravar a guitarra guia com metrônomo, evitamos ‘atropelamentos’ nas execuções dos instrumentos, tornando o instrumental coeso e permitindo ao ouvinte perceber o que cada músico está tocando. Outra estratégia foi dar liberdade aos três vocalistas, assim os arranjos vocais ficaram mais variados, não somente em relação à alternância dos três em uma mesma música, mas também dando liberdade de mudança na métrica e nas composições de 1987”.
Ouça “De Volta ao Campo de Extermínio” clicando aqui.
Outra mudança se refere às letras, com uma mudança na música “Setembro Negro”, onde houve até a criação de uma nova estrofe, em uma parte que não havia letra. A estrofe traz o pensamento de Erich “Bubi” Hartmann, um piloto de caça alemão durante a Segunda Guerra Mundial, tido como o ás de caça de maior sucesso na história da guerra aérea. Foram 1.404 missões de combate. Essa liberdade de arranjos permitiu ao baterista/vocalista War Tank usar blast beats na música “Facção Revolucionária Armada”, tornando-a mais atual, mas de forma alguma soando ‘moderna’. Segundo a banda, outra grande diferença em comparação ao álbum de 1987, trata-se de uma das características mais percebidas pelos aliados em relação ao war trio, e que foi comentada por eles no álbum “Batismo de Fogo”: “é sobre a facilidade do ouvinte entender o que a banda está cantando. Afinal, cantamos em português, se nossos aliados brasileiros não conseguem entender o que estamos cantando, então qual motivo de cantar em português?”. Valério Exterminator diz ainda que “a versão 2022 só não é superior ao aspecto afetivo”. Em breve a banda disponibilizará uma nova linha de merchandising confeccionado especialmente para esse lançamento.