X-Empire: lançado complexo e emotivo single contra guerra e demônios interiores
Os paulistas do X-Empire, que agora contam com o experiente baterista – e também produtor do Studio 3 – André Luis, além de Michel Villares (vocal/produtor), Emerson Soares (baixo) e André Silva (guitarra) na formação, lançaram seu mais novo single para a complexa e emotiva faixa “My Demons”, cuja temática é uma metáfora contra todos os tipos de guerras, incluindo também a batalha diária contra os demônios interiores que assombram grande parte da humanidade.
Michel Villares, responsável também pela letra de “My Demons”, inicialmente se influenciou pelo conflito da Ucrânia e Rússia, criando uma temática contra guerra tentando, de alguma forma, se solidarizar ao povo desses países, mas conforme o tema se desenvolvia outras formas de guerra foram sendo abordadas. “Não só a guerra por território, que já é algo inadmissível no mundo de hoje, mas a luta contra os fantasmas da depressão e suicídio foram incorporados na história”, comenta Michel. “A vida já é como um campo de batalha, uma guerra interior, então foi uma maneira de conseguir a catarse. A dica sempre é perdoar a si mesmo por quem não conseguiu salvar, já que existem situações que os resultados não dependem da gente”, finaliza.
A arte de capa de “My Demons” ficou a cargo de Rômulo Dias (RDD Artwork), que conseguiu captar toda uma luta interna para discernir o que é bom e o que é ruim, tornando a vida como um jogo onde saber posicionar cada peça é fundamental para seguir em frente.
“A janela ao fundo é a representação dos olhos, uma janela da alma. Quando o Michel me mostrou o conceito por trás da letra, dizendo como se sentia sobre conflitos, surgiu a ideia na minha cabeça que somos todos como peças no tabuleiro da vida, onde nunca sabemos quando ou onde ganhar e perder”, comentou o artista.
Na visão do baixista Emerson Soares “a sonoridade de ‘My Demons’ é mais um passo no processo evolutivo do X-Empire, tanto em algo ainda mais complexo, quanto em melodias mais cativantes. Trouxemos novos elementos, vindo de outros estilos, e isso nos ajudou no processo de amadurecimento da identidade musical da banda”.
André Marques (guitarra) também comenta que: “a música em sua concepção inicial falava sobre os dilemas e conflitos de um soldado enviado para a guerra. Porém, percebemos que a vida já é como um campo de batalha onde nós seres humanos estamos em constante guerra interior com nossos próprios demônios”. Sobre sua sonoridade, André finaliza dizendo que: “ficou muito atual, com linhas melódicas, porém sem perder o peso, inspirados em bandas como o Gojira e o Slipknot”.
A produção de “My Demons” foi dividida entre os estúdios e produtores. A parte das guitarras, baixo e vocais foram gravados no estúdio M&H Studio, por Michel Villares, a bateria no Studio 3, por André Luis e a engenharia adicional final por Ricky Franco.
“Participar deste processo foi um passo enorme na minha caminhada. Tenho uma grande influência do trabalho de produtor, e também como pessoa, de Michel Villares, então não poderia deixar de aceitar seu convite. Assim que ouvi as primeiras gravações, imediatamente me animou em fazer parte e doar-me ao máximo na bateria junto das feras do X-Empire. Tudo foi bem natural e profissional, sem deixar de lado a facilidade de compreensão de ideias de todos e o potencial do som em questão! O resultado, a meu ver, é facilmente comparável com o que de melhor se faz no mundo em termos de produção e musicalidade afiada! Agradeço imensamente a todos os envolvidos”, finaliza André Luis.
Em breve, o X-Empire planeja lançar o videoclipe para “My Demons” e está em processo de lançamento de um novo EP intitulado “Catharsis”. Aguarde mais novidades em breve!