Rhapsody of Fire: já disponível relançamento de “From Chaos To Eternity”
O Rhapsody Of Fire acertou em cheio com o seu 9º álbum de estúdio, “From Chaos to Eternity” de 2011 e isso é um fato inegável. De certa forma, o álbum parece se afastar do som tradicional da banda, porém, ao mesmo tempo parece reforça-la. Um paradoxo bem difícil de se entender com certeza, mas que mostra o quão fantástico “From Chaos to Eternity” é. Nele, o Rhapsody of Fire começou a misturar música mais pesada com diferentes elementos clássicos para criar algo mais progressivo, mas mantendo esse estilo Power Metal exagerado que eles mesmo criaram e dominaram e que os fãs adoram.
Uma das músicas que mais se destacam entre as nove joias do álbum é “Aeons of Raging Darkness” onde podemos encontrar o uso extensivo de vocais ‘ríspidos’ bem no estilo Black Metal, partes de bateria bem pesadas e explosivas à la Dragonforce (uma das tantas bandas que foram influenciadas pelos italianos) e solos de guitarra em uma linha mais progressiva e muito bem estruturados.
Outro destaque é o épico com quase 20 minutos de duração “Heroes of Waterfall’s Kingdom” que, além de apresentar algumas das características antes mencionadas para “Aeons of...”, vem dividida em cinco partes, algumas delas cantadas em italiano.
Mas é claro que em “From Chaos to Eternity” não poderiam faltar os clássicos hinos do Rhapsody Of Fire e esta cota é preenchida pelas faixas “I Belong to the Stars”, “Anima Perduta” e a faixa-título que realmente fazem jus ao nome do álbum.
Uma das coisas que pode ser percebida neste trabalho é que o guitarrista e membro fundador Luca Turilli estava muito ciente naquela época de que a “música clássica” não acaba na era barroca, portanto, podemos ouvir no álbum estilos além do barroco e do clássico vienense e isso torna as faixas muito mais interessantes.
Porém, “From Chaos to Eternity” também teria um sabor amargo para os fãs da banda pois seria o último álbum com Turilli, o baixista Patrice Guers e o guitarrista Dominique Leurquin, além de ser o único com o guitarrista Tom Hess.
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast e inclui o cover da música “Flash of the Blade” do Iron Maiden e a versão instrumental da música “Tornado” como faixas bônus.